Cultura | Notas

Museu da UFRGS lança podcast “Programa Interculturalidades”

Change Size Text
Museu da UFRGS lança podcast “Programa Interculturalidades”

Os episódios de estreia do Programa Interculturalidades já estão disponíveis nos canais do Spotify e YouTube do Museu da UFRGS. O estudante de História, Laércio Gomes Mariano (Karai Mirim) é o grande protagonista dos encontros gravados, que reproduzem conversas sobre aspectos da cultura mbyá guarani que a posicionam na História da Arte.

O primeiro episódio aborda a Arte Mbyá Guarani. Laercio Karai, em entrevista com a estudante de Ciências Sociais, Julia Kras, conta sobre os significados da arte e os modos de ser guarani, as relações com a natureza, os valores e os modos de fazer dessa cultura materializadas nas esculturas, cestarias e grafismos presentes nessa produção artística. 

O segundo episódio é sobre Oralidade e os Povos Guarani. Nele,  Laercio Karai encontra a estudante de Geografia, Carolina Rollsing para contar sobre como é concebida a educação guarani, qual é o papel e o significado da escrita e da oralidade para a produção, aquisição e transmissão de saberes desenvolvidos pelos Guarani Mbyá.

Com o intuito de complementar a audição, o projeto gráfico fica por conta de Ana Carolina Porazzi Antunes e Sofia Martinez. Todos os estudantes envolvidos na produção dos podcasts integram a equipe de bolsistas do Museu, que, junto com os técnicos do Educativo, estão empenhados na criação de um repositório virtual derivado das Caixas Educativas sobre os Mbyá Guarani, que pretende ser lançado em 2022.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?