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A carta de intenções do prefeito para seu último ano de mandato

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A carta de intenções do prefeito para seu último ano de mandato Naira Hofmeister, especial para o Matinal Aconteceu na última sexta-feira, no final da tarde: 50 porto-alegrenses interessados em transformar a cidade convidaram o prefeito Nelson Marchezan Júnior para uma conversa propositiva sobre a capital gaúcha. Ele topou, e levou para o encontro dados, preocupações e relatos de ações que tem tomado – e que entende que contribuem com o objetivo do grupo. A sua carta de intenções para o quarto ano de mandato será colocada à prova na campanha eleitoral de outubro do ano que vem, quando o prefeito vai tentar a reeleição.Foi um momento inédito promovido por cidadãos organizados sob o coletivo Porto Alegre Inquieta, que vem desenvolvendo projetos de impacto e reflexões em grupos de WhatsApp sobre assuntos importantes da uma cidade: lixo, meio ambiente, diversidade, trabalho, segurança. Na apresentação que fez do grupo ao prefeito, o fundador da rede, Cesar Paz, disse que a preocupação era com a divisão da cidade em duas: a Porto Alegre “instagramável”, e a que fica de fora desses registros felizes das redes sociais, onde a pobreza fala mais alto do que a dignidade das pessoas e as coloca fora do mapa de preocupações da sociedade.“Os sistemas básicos da cidade não funcionam e isso não é uma crítica à administração atual, é um retrato”, explicou, para logo emendar que uma cidadania ativa é parte fundamental da solução para o quadro. É o que o POA Inquieta tenta fazer.Para Marchezan, Porto Alegre está longe de ser um “caos total” – tanto agora, como em administrações anteriores. E defendeu seu projeto liberal: quer implementar PPPs em todas as áreas possíveis, da já anunciada terceirização da iluminação pública, com que espera substituir 100% das lâmpadas da cidade por LEDs, à educação, assistência social e saneamento básico.“O Dmae tem 56 anos e só conseguiu chegar a 56% de esgoto tratado. Vamos esperar mais 44 anos para concluir esse processo?”, provocou, sem mencionar o fato de que o departamento é superavitário há décadas e seu lucro era utilizado por seus antecessores como parte do orçamento da prefeitura. Isso deixou de ser feito em sua gestão, mas não se tem notícia do uso dessa verba desde então.A matéria completa, com declarações do prefeito sobre a viabilidade do sistema de transporte coletivo, os interesses em jogo na revisão do Plano Diretor, habitação social e o projeto da Mina Guaíba você pode ler no site do Matinal. Você também precisa saber Via exclusiva – A partir de hoje começa a valer a faixa exclusiva para ônibus na Avenida Independência e na Rua Mostardeiro. Onde a pista está pintada com uma faixa azul, apenas ônibus e lotações poderão trafegar entre 6h e 9h e 16h e 20h – nos demais horários, os automóveis estarão liberados. A expectativa da ETPC é de que os coletivos do transporte público reduzam o tempo em até 75% na Independência. A medida beneficiará cerca de 38 mil passageiros por dia. A próxima faixa exclusiva para os veículos do transporte público é prevista para a Goethe.Câmara Municipal – A vereadora Nádia Gerhard (MDB), mais conhecida como Comandante Nádia, […]

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Naira Hofmeister, especial para o Matinal Aconteceu na última sexta-feira, no final da tarde: 50 porto-alegrenses interessados em transformar a cidade convidaram o prefeito Nelson Marchezan Júnior para uma conversa propositiva sobre a capital gaúcha. Ele topou, e levou para o encontro dados, preocupações e relatos de ações que tem tomado – e que entende que contribuem com o objetivo do grupo. A sua carta de intenções para o quarto ano de mandato será colocada à prova na campanha eleitoral de outubro do ano que vem, quando o prefeito vai tentar a reeleição.Foi um momento inédito promovido por cidadãos organizados sob o coletivo Porto Alegre Inquieta, que vem desenvolvendo projetos de impacto e reflexões em grupos de WhatsApp sobre assuntos importantes da uma cidade: lixo, meio ambiente, diversidade, trabalho, segurança. Na apresentação que fez do grupo ao prefeito, o fundador da rede, Cesar Paz, disse que a preocupação era com a divisão da cidade em duas: a Porto Alegre “instagramável”, e a que fica de fora desses registros felizes das redes sociais, onde a pobreza fala mais alto do que a dignidade das pessoas e as coloca fora do mapa de preocupações da sociedade.“Os sistemas básicos da cidade não funcionam e isso não é uma crítica à administração atual, é um retrato”, explicou, para logo emendar que uma cidadania ativa é parte fundamental da solução para o quadro. É o que o POA Inquieta tenta fazer.Para Marchezan, Porto Alegre está longe de ser um “caos total” – tanto agora, como em administrações anteriores. E defendeu seu projeto liberal: quer implementar PPPs em todas as áreas possíveis, da já anunciada terceirização da iluminação pública, com que espera substituir 100% das lâmpadas da cidade por LEDs, à educação, assistência social e saneamento básico.“O Dmae tem 56 anos e só conseguiu chegar a 56% de esgoto tratado. Vamos esperar mais 44 anos para concluir esse processo?”, provocou, sem mencionar o fato de que o departamento é superavitário há décadas e seu lucro era utilizado por seus antecessores como parte do orçamento da prefeitura. Isso deixou de ser feito em sua gestão, mas não se tem notícia do uso dessa verba desde então.A matéria completa, com declarações do prefeito sobre a viabilidade do sistema de transporte coletivo, os interesses em jogo na revisão do Plano Diretor, habitação social e o projeto da Mina Guaíba você pode ler no site do Matinal. Você também precisa saber Via exclusiva – A partir de hoje começa a valer a faixa exclusiva para ônibus na Avenida Independência e na Rua Mostardeiro. Onde a pista está pintada com uma faixa azul, apenas ônibus e lotações poderão trafegar entre 6h e 9h e 16h e 20h – nos demais horários, os automóveis estarão liberados. A expectativa da ETPC é de que os coletivos do transporte público reduzam o tempo em até 75% na Independência. A medida beneficiará cerca de 38 mil passageiros por dia. A próxima faixa exclusiva para os veículos do transporte público é prevista para a Goethe.Câmara Municipal – A vereadora Nádia Gerhard (MDB), mais conhecida como Comandante Nádia, […]

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