Juremir Machado da Silva

O pior dos últimos tempos

Change Size Text
O pior dos últimos tempos Em 8 de janeiro de 2023 uma turba de vândalos invadiu as sedes dos poderes da República | Foto: Joedson Alves/Agência Brasil

1 – A Copa do Mundo de futebol feminino, na Austrália, foi um sucesso. A Espanha ganhou com brilho. Aí veio um cartola, Luís Rubiales, e sujou tudo com um beijo na boca da jogadora Jenni Hermoso. Claro que o beijo não foi consentido, criou um enorme constrangimento e revelou o machismo entranhado no esporte. A Espanha tem esbanjado racismo e machismo. As jogadoras decidiram recusar novas convocações se Rubiales não cair. Ele diz que foi só um gesto de carinho. Se fosse com um homem ele teria feito o mesmo gesto? Pressionada, a FIFA suspendeu temporariamente o dirigente sem noção.

2 – O mercenário Prigozhin, líder das milícias que atuam na Ucrânia pagas pela Rússia, morreu numa queda de avião dois meses depois de ter desafiado o ditador Vladimir Putin. Que coincidência! Tudo indica que uma bomba derrubou a aeronave, que voava sem qualquer sinal de instabilidade. Naquelas paragens, ri por último quem fica vivo. Enfrentar Putin é o pior que pode acontecer para a saúde de alguém. Tem quem goste dele por aqui.

3 – Porto Alegre entrou no pior dos últimos tempos com o “Dia do Patriota”, que seria celebrado em 8 de janeiro, data em que os aloprados do bolsonarismo tentaram um golpe de Estado para reverter a derrota do ídolo, Jair Bolsonaro, nas eleições de 2022. O autor da proposta aprovada, Alexandre Bobadra, perdeu o mandato por outras razões. Deixou o seu legado tóxico. A lei foi revogada e incorporada ao patrimônio dos micos nacionais.

4 – O Equador fez a América Latina parecer a velha América Latrina com o assassinato de um candidato de centro-esquerda à presidência da República. Fernando Villavicencio foi morto a tiros em 9 de agosto. Que mês para a política do sul do mundo. Quando o passado parece ter passado, ele volta.

5 – A Argentina prova que o pior nunca descansa. O vencedor das primárias presidenciais, Javier Milei, faz Jair Bolsonaro e Donaldo Trump parecerem moderados. Em termos de extremismo de direita, o homem parece imbatível.

6 – Falando em Trump, ele foi fichado, com fotografia e tudo, numa penitenciária. Está usando a foto como material de propaganda eleitoral.

7 – Cristiano Zanin, promovido a ministro do Supremo Tribunal Federal pelos bons serviços prestados como advogado de Lula, vota contra tudo que é progressista e faz um ponto paradoxal: mostra-se independente. Sempre?

8 – A fome no mundo atinge 735 milhões de pessoas. Se diminuiu na América Latina, aumentou na África, no Caribe e na Ásia Ocidental.

9 – O escândalo das joias recolocou o Brasil no mapa da corrupção.

10 – O futebol do Inter no Brasileiro desapareceu.

11 – A violência continua dizimando pessoas toda semana no Brasil.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.