Nando Gross

O fracasso do Inter e o Grêmio perto de fazer história

Change Size Text
O fracasso do Inter e o Grêmio perto de fazer história Time Hepta campeão gaúcho de 1968 - foto - Museu do Grêmio

Pelo terceiro ano consecutivo, o Gauchão não será decidido no clássico Gre-Nal e a responsabilidade é exclusiva da incompetência colorada. O Inter em 2024 fez um grande investimento no seu departamento de futebol, montou um elenco milionário e com grandes jogadores, vinha tendo boas atuações, já tinha vencido o clássico Gre-Nal, mas sucumbiu em duas partidas diante do Juventude do técnico Roger. O Inter foi simplesmente irreconhecível, foi anulado nos dois jogos, em Caxias e Porto Alegre, e acabou sendo eliminado mais uma vez na decisão por pênaltis. E a eliminação veio com doses de crueldade. Primeiro, Rochet defendo uma penalidade e todos acreditando que ia dar certo, mas daí Mercado tratou de chutar na trave e no lance decisivo, Robert Renan protagonizou um dos maiores vexames do Estádio Beira-Rio ao tentar dar uma “cavadinha” na cobrança do pênalti e atrasando praticamente a bola para o goleiro. O Inter soma mais uma eliminação constrangedora nos últimos anos, como foi com o Globo, América-MG, Melgar, Caxias e Juventude. Nestes casos, o time colorado era o favorito e não conseguiu materializar a sua superioridade.

O Grêmio, por sua vez, derrotou o Caxias e está mais próximo de conquistar novamente o hepta campeonato gaúcho. Atual hexa, o Grêmio tenta o sétimo título do Gauchão consecutivo pela segunda vez na história do clube. Antes, isso aconteceu apenas na década de 60, entre as edições de 1962 e 1968. A coincidência é que naquele 25 de julho de 1968, o Grêmio conquistou a taça de Hepta de forma antecipada após empatar exatamente com o Juventude, no Olímpico. O técnico era Sérgio Moacir Torres e o time contava com jogadores como Alberto, Everaldo e Alcindo, maior goleador da história do clube.

Renato leva muito a sério o Gauchão, ele cedo entendeu que começar a temporada com este título dá confiança ao grupo e garante um bom tempo a parceria do torcedor, por isso em momento algum tratou esta competição como algo menor, sempre fez críticas, questiona o modelo, mas leva muito a sério na hora de disputar e os seus atletas entendem isso e compram a ideia.

O Juventude mostrou força contra o Inter e tem Roger no comando, que sabe muito, é um estrategista, anulou as ações ofensivas do Inter e certamente vai tentar fazer o mesmo contra o Grêmio. São dois jogos, o primeiro em Caxias do Sul e a decisão na Arena, em Porto Alegre.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.