Nando Gross

Sem Pelé, Santos é rebaixado. Suárez é o melhor do Brasileirão e Abel Ferreira ganha mais uma.

Change Size Text
Sem Pelé, Santos é rebaixado. Suárez é o melhor do Brasileirão e Abel Ferreira ganha mais uma. Twitter oficial Pelé - @Pele

Em um cenário inimaginável para os torcedores do Santos, o clube do Rei Pelé foi rebaixado para a segunda divisão do futebol brasileiro pela primeira vez na sua história. O que torna esse momento ainda mais impactante é que ele ocorre no ano seguinte à morte de Pelé, o maior jogador da história do Santos e do futebol mundial. Enquanto Pelé esteve vivo, a sua simples presença deixava claro a todos que estavam no clube a grandeza e a responsabilidade do que representavam. Sem o Rei, o Santos afundou.

Sob a liderança de Pelé dentro de campo, o Peixe alcançou feitos extraordinários, conquistou títulos e se tornou o principal time do planeta nos anos de 1960. A era dourada do clube é lembrada como uma época em que o Santos era sinônimo de excelência e sucesso no futebol brasileiro e internacional.

Com a camisa do Santos, Pelé mudou a história do futebol, alterou os limites do que era possível ser feito no esporte, elevou a régua e depois dele o futebol nunca mais foi o mesmo. O Santos proporcionou momentos mágicos, vitórias espetaculares e um futebol que deu fama internacional ao clube.

Infelizmente, o Santos já vinha demostrando uma desorganização administrativa nos últimos anos que tiveram como consequência o fracasso da atual temporada. Questões internas, mudanças na gestão e uma série de resultados decepcionantes culminaram na queda para a segunda divisão. O Santos vai precisar reconstruir não apenas seu time, mas também sua identidade.

A incerteza paira sobre o futuro do clube. O rebaixamento após a morte de Pelé marca o início de um capítulo incerto, porque diante da bagunça administrativa, terá forças o Santos para retornar à primeira divisão já no próximo ano?  É sempre importante lembrar que nenhum clube é rebaixado por acaso, foram muitos erros cometidos até chegar ao limite da incompetência, se isto não for enfrentado e não houver um choque de gestão, dificilmente o Santos estará de volta à série A em 2025.

O maior técnico em atividade no Brasil

O Brasileirão encerrou com outra conquista do Palmeiras, o clube com o maior número de títulos nacionais do país e com um técnico muito acima da média, um verdadeiro fenômeno.  Abel Ferreira estreou como treinador do Palmeiras em 5 de novembro de 2020 e de lá para cá, já conquistou oito títulos: Copa do Brasil: 2020, Copa Libertadores: 2020 e 2021, Recopa Sul-Americana: 2022, Campeonato Paulista: 2022, Campeonato Brasileiro: 2022, Supercopa do Brasil: 2023, Campeonato Paulista: 2023 e Campeonato Brasileiro: 2023. Impressionante.

Difícil até entender por que a CBF quando pensou em técnico estrangeiro para a seleção brasileira não cogitou o nome de Abel Ferreira, me disseram que seu temperamento explosivo não combinaria com a exigência do cargo, pode ser, mas a sua competência e capacidade de mobilização dos jogadores, é algo que parece estar faltando na nossa seleção.

Suárez é o melhor do Brasileirão

Luis Suárez é sem dúvida o melhor jogador do Brasileirão 2023, vice-artilheiro da competição, campeão em assistências e o jogador que mais participou em jogadas que resultaram em gol. Definitivamente, o cara joga muito e fez uma temporada com a camisa do Grêmio que certamente ficará na história. O time gaúcho terminou como vice-campeão, isto no ano seguinte a ter disputado a segunda divisão, muito acima das expectativas de todos os gremistas. O Grêmio vai para a fase de grupos da Libertadores e terá o desafio de seguir em frente sem a presença de Suárez, que vai jogar ao lado de Lionel Messi, em Miami. Vai deixar saudades.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.