Conteúdo publicitário

Quais as vantagens de fazer um curso de francês? Diretor da Aliança Francesa Porto Alegre responde essa e outras perguntas

Change Size Text
Quais as vantagens de fazer um curso de francês? Diretor da Aliança Francesa Porto Alegre responde essa e outras perguntas Jean-Luc Puyau, diretor da Aliança Francesa Porto Alegre. Foto: Divulgação


Inscrições para turma do curso regular de francês pode ser feita até uma semana após o início das aulas, que está marcado para o dia 11 de março

Seja para conseguir uma promoção, fazer um intercâmbio ou uma viagem de turismo, aprender um novo idioma está no topo da lista de metas dos brasileiros. E quando se trata da quinta língua mais falada do mundo isso deixa de ser apenas um desejo e se tornar uma necessidade. Mas como escolher a escola certa de francês? A resposta para essa pergunta está na Aliança Francesa Porto Alegre.

Criada em 1945, a Aliança Francesa Porto Alegre é uma associação brasileira sem fins lucrativos que se dedica a ensinar a língua francesa e promover as culturas francófonas. No Rio Grande do Sul, é a única escola de francês conveniada com a Embaixada da França no Brasil e credenciada a realizar as avaliações oficiais do Ministério francês da Educação. Atuando há quase 80 anos como escola e centro cultural, ela foi reconhecida de utilidade pública em 1973 pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre e pelo Estado do Rio Grande do Sul por promover a união entre as culturas do Brasil e dos países francófonos.

Nesta entrevista, o diretor da Aliança Francesa Porto Alegre, Jean-Luc PUYAU, explica as vantagens de fazer um curso de francês, os diferenciais da instituição e suas expectativas para 2024. Confira.

Em 2024, um dos maiores eventos esportivos do mundo ocorre em Paris. Existe, inclusive, uma expectativa de que a cidade receba aproximadamente 11 milhões de turistas para os jogos olímpicos. Como isso impacta a procura por cursos de francês? Qual a expectativas de vocês para esse ano?

Estamos muito animados e já observamos uma procura claramente maior pelos cursos de francês. Além das aulas regulares, vamos propor ateliês de moda, gramática, fonética, expressão oral e turismo, para aquela pessoa que quer viajar para França e saber um pouco do idioma. Nossa expectativa para 2024 é sempre a mesma: difundir a língua francesa e ter o máximo número de alunos possíveis. Ano passado, por exemplo, tivemos 714 inscrições em nossos cursos e entendemos que esse número será amplamente superado em 2024.

Para além do turismo, quais são os motivos para aprender francês como uma segunda língua?

Existe uma importância cultural, acadêmica e profissional em saber falar francês. Muitos alunos vêm das universidades porque querem ter duas línguas estrangeiras — o inglês é a primeira e querem mais uma. Muitos escolhem o francês devido a possibilidade de estudar na França com uma relação custo-benefício que é, provavelmente, a melhor do mundo. Aqueles estudantes brasileiros que têm uma visão mais internacional de seu desempenho acadêmico e profissional procuram a Aliança Francesa para aprender nossa língua.

Esse é o motivo da Aliança Francesa Porto Alegre fazer parcerias com instituições de ensino?

Sim, por isso fazemos parcerias. Hoje já somos parceiros da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade de Passo Fundo (UPF) com descontos especiais para os seus estudantes. Mas também temos convênio com alguns colégios de Porto Alegre, como o Bom Jesus Sévigné e o Pastor Dohms Higienópolis. Este centro educativo incluiu a língua francesa no currículo dos alunos como matéria opcional e é a Aliança Francesa que ministra as aulas. Mas queremos ampliar ainda mais nossas parcerias e estamos trabalhando para isso.

A Aliança Francesa é conhecida por ofertar mais do que aulas de francês. Como funciona o trabalho cultural da instituição?

A associação tem duas missões principais: ministra aulas de francês e promove as culturas francófonas no Rio Grande do Sul. Ou seja, somos uma escola de francês e um centro cultural. A gente tenta fazer com que as atividades culturais que nós organizamos tenham vínculo com a língua francesa. Temos, inclusive, uma midiateca que é aberta ao público. Há um fundo físico de livros, revistas, música e filmes em francês. E há também uma midiateca virtual, chamada Culturethèque, que é imensa e pode ser consultada pelo celular, tablet, computador. Tudo isso faz parte do acervo em francês que nós temos como parte da oferta da midiateca. A associação é gratuita para nossos alunos e muito barata para o público externo.

Quais são os diferenciais dos cursos de francês da Aliança Francesa Porto Alegre?

O nosso curso regular, que começa agora dia 11 de março e que ainda está com as inscrições abertas, tem a maior carga horária do mercado, que é 51 horas, e um forte componente cultural além do ensino da língua. Outro diferencial, como disse anteriormente, é que a Aliança Francesa é a única escola do Rio Grande do Sul conveniada com a embaixada da França no Brasil. E isso é muito importante porque implica, entre outras cosas, que tenha sempre um diretor francês, enviado pelo governo da França, e seja o único centro habilitado para tomar os testes de proficiência e os exames do Ministério francês de Educação. Trata-se de diplomas que são reconhecidos internacionalmente e não têm limite de validade. Ou seja, somos uma instituição diferente de qualquer outra escola e estamos sempre procurando ofertar o melhor curso da região. Nosso propósito é a qualidade e trabalhamos muito para que a rede das Alianças Francesas do Brasil, que são atualmente 33 nas principais cidades, seja sempre a melhor opção para quem deseja aprender a língua francesa.

Qual o formato dos cursos da Aliança Francesa Porto Alegre?

Trabalhamos com aulas presenciais em nossa sede (avenida Cristóvão Colombo, 2240 – Floresta) e aulas online para todo o Estado do Rio Grande do Sul. Além disso, ministramos aulas flex — uma parte do público presente na sala de aula e outra parte online. Por exemplo, a pessoa que quer se inscrever nas aulas presenciais, mas vai precisar viajar e ficar fora alguns dias, pode se conectar de longe e não perder a aula. Esse modelo é bastante vantajoso e temos equipamentos especiais para esse tipo de ensino.

Quem pode se inscrever?

Aqui temos públicos de quase todas as idades. Temos crianças de 6 a 10 anos que conseguem uma pronúncia idêntica à minha que sou francês nativo. É emocionante conferir! Temos adolescentes de 11 a 14 anos que preparam seu futuro acadêmico e profissional, adultos a partir de 15 anos e terceira idade. As aulas para terceira idade é um curso semelhante ao curso de adultos, só que não tem avaliações. Ou seja, qualquer pessoa pode se matricular na Aliança Francesa Porto Alegre. Nós utilizamos o quadro comum europeu de referência para as línguas e temos aulas do nível iniciante A1 até o C1, além de cursos culturais para os alunos mais avançados.

Informações:

Início das aulas: 11 de março

Para inscrições, entre em contato com nosso WhatsApp (51) 99250.8830 ou (51) 98427.9742, ou pelo e-mail [email protected] ou [email protected]
Mais informações acesse https://www.afpoa.com.br/

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.