Matinal | Matinal News

Estado tem 21 mil novos eleitores adolescentes a cerca de 40 dias do fim do prazo de inscrição

Change Size Text
Estado tem 21 mil novos eleitores adolescentes a cerca de 40 dias do fim do prazo de inscrição

O Rio Grande do Sul conta com pouco mais de 21 mil novos eleitores de 16 e 17 anos que votarão pela primeira vez em outubro. O levantamento é do Tribunal Regional Eleitoral, que informou que 5.229 adolescentes de 16 anos e 16.323 com 17 anos fizeram seu título eleitoral em 2022. Vale lembrar que o grupo não é obrigado a comparecer às urnas. Somados a 47.073 jovens que têm 18 anos, o eleitorado do RS conta com 68 mil novos eleitores até agora. Em nível nacional, o número de pessoas entre 15 e 18 anos que tiraram o primeiro título passou de 854 mil, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral. Na última eleição presidencial, em 2018, 1,4 milhão de jovens dessa faixa etária tinham o documento. Foi o menor nível do registro para as eleições gerais desde 1992. O prazo para emitir o documento e estar apto a votar nas eleições de outubro segue até 4 de maio. O procedimento pode ser feito inteiramente pela internet.

Posse de Ranolfo altera comando na SSP

A posse de Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) como governador do Estado, que ocorrerá na tarde de quinta-feira, irá acarretar mudança no secretariado. Isso porque ele estava à frente da Secretaria de Segurança Pública, além de ser o vice de Eduardo Leite. A permanência no cargo, porém, é inviabilizada quando no comando do Executivo, segundo ele, que revelou que a busca por um substituto já está em fase final. O indicativo é de que não será um político: “Não temos um nome, mas, com certeza, será um nome técnico, um nome ligado à área”, disse Ranolfo, à RBS TV. Tendo oito meses pela frente no cargo, ele prometeu uma sequência de trabalho de Leite. “Tenho que dar seguimento a exatamente tudo que está posto aí”, disse ele, que lembrou: “Eu sou pré-candidato pelo meu partido, pelo PSDB. Isto está posto, isto é publico”.

Ex-PM condenado por morte de integrante do MST morre em prisão

O ex-sargento da Brigada Militar Alexandre Curto dos Santos foi encontrado morto no Presídio Policial Militar, onde cumpria pena. Ele havia sido condenado a 12 anos de prisão por conta do homicídio do trabalhador rural e integrante do MST Elton Brum, em 2009. Curto foi preso em janeiro de 2021, em um caso reportado pelo Matinal. Mesmo na prisão, ele seguiu recebendo salário de quase 8 mil reais pelo menos até o mês passado. A família de Brum, que tem indenizações a receber do Estado, não foi contemplada até agora.

Rodoviários podem parar nesta quinta-feira

Os rodoviários de Porto Alegre estão organizando uma paralisação geral para amanhã. Eles condicionam o movimento à falta de cumprimento do reajuste do vale-alimentação, no valor de 30 reais, bem como o pagamento da diferença do salário de março de 2020. A falta de pagamento regular da Prefeitura às empresas de ônibus com relação aos subsídios desde o ano passado estaria agravando a situação financeira, o que, na ponta, compromete os trabalhadores. O Executivo informou que efetuou os repasses até janeiro e antecipou o montante relativo ao custeio da isenção dos estudantes e negocia com a Associação de Transportadores de Passageiros o pagamento de fevereiro, quando já deveria estar vigorando a nova passagem. A tarifa da Capital está congelada em 4,80 reais, 40 centavos menos do que a tarifa técnica sugerida no ano passado. O Executivo ainda não definiu o novo preço da passagem, porque espera que a Câmara dos Deputados aprove um projeto que viabilizará cerca de 70 milhões de reais em subsídio para o transporte.

Prefeitura realoca ambulantes do Centro 

A Prefeitura de Porto Alegre começou a realocar ambulantes que atuam no chamado Quadrilátero do Centro Histórico a fim de dar início às obras no local, que deverão durar um ano e meio. De acordo com a Prefeitura, são feitas abordagens e é oferecido cadastro no Banco de Dados para a realocação. O secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos e coordenador do Centro+, Cezar Schirmer, afirmou que são possibilitados acesso ao microcrédito e ocupação de salas no Centro Popular de Compras. Até agora, 225 pessoas foram incluídas no sistema. O número, porém, pode aumentar. Duas secretarias – as de Desenvolvimento Social e a de Econômico – encaminham o atendimento, conforme for a escolha do programa por parte dos ambulantes, que ainda têm um prazo para optar. Previstas para custarem 16 milhões de reais, com recursos oriundos do financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina destinado ao Programa Orla POA, as obras têm início de previsão para abril e provocarão alteração na rotina.

Outros links:


Cultura

Maravilhosa Senhora Maisel 4

Foto: Amazon Prime Video

Desde o início, Mrs. Maisel se impôs pelo humor escorchante dos sets de stand up da nossa maravilhosamente judaica e divorciada comediante Midge Maisel. Não é fácil criar stand up de alto nível, e não é fácil fazer humor tão bom, por tantas temporadas. Não é fácil ser mulher, é o que nos afirma Mrs. Maisel, que resolveu praticar a arte de ser mulher nos anos 1950, mesmo que na maravilhosa Nova York que a série mostra. Leia o comentário do escritor Marcelo Carneiro da Cunha sobre a quarta temporada da série Maravilhosa Senhora Maisel.

Agenda (🎨)

A partir das 10h, o Instituto Estadual de Artes Visuais, no 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana, recebe a exposição Geografias Afetivas, com obras de Anna OrtegaLia Braga e Oendu de Mendonça e curadoria de Mel Ferrari.

Cinemateca Paulo Amorim dá início à temporada 2022 do ciclo de conversas “O que é o Cinema Gaúcho?”, às 19h, apresentando A Nuvem Rosa, de Iuli Gerbase – relembre a entrevista com a diretora.

Às 19h, no projeto Ling Aquece Noite dos Museus, o crítico de arte Paulo Herkenhoff e a diretora do IEAVi e do MACRSAdriana Boffdebatem o futuro das instituições culturais, com mediação da coordenadora da programação cultural do Instituto Ling, Laura Cogo.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

A arte de Porto Alegre também se mostra pelos muros da cidade. “Muros que embelezam e denunciam”, como descreve o artista visual Luís Flávio Trampo, referência no grafite porto-alegrense. Trampo é responsável pela curadoria do livro POAlaroides urbanas – uma ode visupoética a Porto Alegre, uma coleção de fotos registradas por Breno Serafini pelas ruas da capital gaúcha. O lançamento do livro, realizado ontem, marcou a inauguração de uma exposição no Centro Municipal de Cultura e faz parte da programação oficial dos 250 anos da cidade. Serafini já havia publicado parte dos seus cliques na revista Parêntese, quando escreveu que as criações objetos do seu olhar “funcionam como verdadeiros carimbos urbanos, a revelar toda a nossa diversa cidade”. Relembre aqui.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.