Matinal News

Ação em ocupação na Cidade Baixa termina em violência policial

Change Size Text
Ação em ocupação na Cidade Baixa termina em violência policial Foto: Alass Derivas/Deriva Jornalismo

A ação para a derrubada do muro entre a ocupação Kasa Okupa Cultural Jiboia e o Museu Joaquim Felizardo, na Cidade Baixa, acabou em violência e repressão policial, pelo menos em dois momentos ao longo desta quinta-feira. A operação terminou com a derrubada do muro, duas pessoas detidas e outras feridas. Por volta do meio-dia, manifestantes tentaram barrar a entrada da retroescavadeira. O Batalhão de Choque agiu com bombas de efeito moral. Na sequência, a vereadora suplente Atena Beauvoir Roveda (PSOL) pisou em uma das bombas, que explodiu, e precisou ser encaminhada para o Hospital de Pronto Socorro. Mais tarde, depois da derrubada do muro, moradores forçaram o portão da casa, entrando na área da ocupação – a Brigada, novamente, reagiu. Manifestantes foram feridos por balas de borracha, bombas de efeito moral e spray de pimenta, conforme o Sul21. Uma moradora de um prédio vizinho à ocupação relatou que foi agredida pela polícia antes de ser detida. De acordo com o subcomandante do 9º BPM, Major Riccardi, que coordenou a ação, a polícia foi alvo de hostilização por moradores que não aceitaram o pedido de saída. Um policial teria se ferido na ação, segundo GZH. 

Agrotóxicos são encontrados na água de cidades gaúchas – A partir de dados de 2022 do Ministério da Saúde, a Repórter Brasil denunciou que em 210 cidades do Brasil – entre elas Caxias do Sul e Novo Hamburgo, dois dos maiores municípios do RS – foi detectada uma mistura de 27 diferentes tipos de agrotóxicos na água consumida por parte da população. A maioria dos exames identificou uma concentração dentro do limite considerado seguro pelo Ministério da Saúde para cada tipo de substância isoladamente. Porém, a regulação brasileira não leva em conta os riscos da interação entre os diferentes tipos de pesticidas. Especialistas ouvidos pela reportagem afirmam que o chamado “efeito coquetel” pode gerar consequências ainda desconhecidas ao organismo humano. Farroupilha, Lajeado e Morro Redondo também fazem parte da relação completa de cidades onde a presença dos agrotóxicos foi detectada, além de capitais como São Paulo e Fortaleza.

Após oito anos, ponte no Morro da Cruz é reformada em uma manhã – Cerca de um mês após a reportagem da Matinal mostrar as condições precárias da ponte sobre o Arroio Moinho, no Morro da Cruz, a prefeitura de Porto Alegre reformou a passagem. A nova estrutura de madeira conta com proteção lateral e ficou mais larga. A pauta foi uma sugestão dos moradores, que solicitavam a revitalização há mais de oito anos à prefeitura sem sucesso. A obra levou uma manhã para ser realizada e estava orçada em 3 mil reais. A nova ponte facilitou a rotina de mais de 400 pessoas que passam pelo local todos os dias.


Reportagem Matinal

Produtores de cinema criticam edital da lei Paulo Gustavo: “Obscuro e confuso”

Os editais estaduais de distribuição dos recursos da Lei Paulo Gustavo foram aguardados com ansiedade pelo setor cultural. Pudera: trata-se do maior aporte financeiro direto para o mundo das artes da história no Brasil, com 3,86 bilhões de reais destinados a projetos em todo o território nacional. O Rio Grande do Sul ficou com 90 milhões, que serão distribuídos pela Secretaria Estadual de Cultura (Sedac). 

Mas a expectativa pelo edital se transformou em frustração para os produtores cinematográficos. Eles apontam falhas especialmente em um dos editais, chamado de “Ecossistemas Regionais de Audiovisual”, que vai distribuir 7,56 milhões de reais. Segundo a Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do estado (APTC-RS), o edital em questão concentra recursos nas mãos de poucas empresas, é pouco explicativo, faz exigências avaliadas como descabidas e é vago quanto à aplicação de ações afirmativas na distribuição dos recursos. 

Em carta encaminhada ao Ministério da Cultura, a entidade que congrega cerca de 300 técnicos do cinema no estado diz que o documento lançado pelo governo gaúcho “foge claramente da intenção” das diretrizes da Lei Paulo Gustavo. No ofício, pediram que a pasta intercedesse para que o edital fosse interrompido, e que um novo, reformulado, fosse lançado com a correção dos problemas. O ministério ainda não respondeu à solicitação da entidade.

Leia a reportagem completa


Outros links:

  • O Hospital Moinhos de Vento recruta pessoas para a segunda fase do estudo clínico da vacina contra a dengue. Interessados devem preencher este formulário.
  • Amanhã será dia de passe livre nos ônibus da capital devido ao Dia D de Multivacinação. Unidades de saúde ficarão abertas das 10h às 19h.
  • A empresa Viamão Mimo, que foi desclassificada durante o leilão da Carris, entrou com recurso contra o resultado do certame.
  • O final de semana vai ser de Oktoberfest da Orla. No sábado e domingo, a partir das 13h, bandas típicas e opções da culinária alemã vão movimentar o trecho 1 da Orla do Guaíba.
  • Bolsa-Formação, projeto de qualificação do Ministério da Justiça, terá a adesão da Segurança Pública do estado. Serão oferecidos cursos que visam aprimorar a democracia e fortalecer a defesa do direito de minorias.
  • Após o desabamento da plataforma de Atlântida, uma parceria vai permitir que os pescadores de Xangri-Lá possam manter suas atividades na plataforma de Tramandaí.
  • Numa crítica à “lamentável falta de paciência e educação demonstrada pela maioria dos treinadores”, Nando Gross conclui que está na hora de as coletivas dos técnicos terminarem no Brasil.
  • E para uma sexta-feira mais relaxada, Juremir Machado oferece alguns de seus microcontos, com pitadas de humor. Leia aqui.

Carta da Editora

O ansiolítico nosso de cada dia

Racismo na universidade. Palestinos comparados a animais. Creche desamparada pela prefeitura. Essas são algumas das manchetes da Matinal News dos últimos dias. 

Viver em uma sociedade desigual e violenta também tem seu preço quando se abre um jornal – ou uma newsletter como a nossa. Rolar a timeline do Twitter, então… é insalubre. Não à toa, no Brasil, 41% das pessoas dizem evitar as notícias (já foi pior: o índice de 2022 era 54%, segundo o Instituto Reuters).

Assuntos como violações de direitos humanos são frequentes em nossas reportagens e aqui neste espaço. Difícil fugir de temas duros quando nos propomos a ser uma redação que quer contribuir para uma cidade mais justa.

Leia o editorial completo da editora-chefe Marcela Donini.


Cultura

Focus Cia. de Dança apresenta “Bichos Dançantes” e minimalismo no Theatro São Pedro

Foto: Fernanda Vallois

Focus Cia. de Dança desembarca em Porto Alegre neste fim de semana com dois espetáculos que mostram a versatilidade do grupo carioca. Primeira obra infantil da companhia, Bichos Dançantes terá única apresentação neste sábado (21/10), às 16h; e Still Reich, baseado em quatro obras do compositor minimalista Steve Reich, tem sessões no sábado (21/10), às 20h, e domingo (22/10), às 18h. Leia a matéria do repórter Ricardo Romanoff.

Agenda 

Hoje
Mississippi Delta Blues Festival segue de hoje a domingo reunindo diversas atrações no Fuga Bar e no Espaço Maestro, enquanto o Distrito Jazz Festival apresenta shows hoje e amanhã no Grezz.

Celebrando 15 anos nos palcos, a Cia. Incomode-Te encena Espera – relembre aqui –, hoje, às 20h, e Palácio do Fim, sábado e domingo, às 20h, na Zona Cultural.

Às 21h, Monica Tomasi lança o álbum Algum Lugar no Espaço 373.

Sábado (21/10)
A partir das 10h, o festivalMECA reúne nomes como Os MutantesJohnny Hooker, Gaby AmarantosPerotá ChingóAs AventurasDingo e Onda Vaga no Instituto Caldeira.

O artista Daniel Acosta inaugura a exposiçãoEmbutidos, Permeáveis, Topológicos, Rotores na Ocre Galeria, às 11h.

OSPA recebe o maestro argentino Gustavo Fonanta e a pianista estadunidense Sara Davis Buechner, às 17h, em concerto na Casa da OSPA.

Às 20h, a Cia Del Puerto promove nova edição do Tablao Flamenco.

Domingo (22/10)
Às 19h, o Domingo Clássico da Orquestra de Câmara da Ulbra tem como convidadas as finalistas da segunda edição do Concurso Zola Amaro de canto lírico.

Veja a agenda completa


Você viu?

O STF aprovou a tese que prevê transporte público gratuito em dias de eleição. O relator, ministro Luís Roberto Barroso, destacou que o Estado deve garantir a todos o máximo de igualdade no exercício da cidadania. Vale lembrar que a pauta do passe livre nas eleições foi retomada pela jornalista Bruna Supititz, no Jornal do Comércio, às vésperas do primeiro turno do pleito do ano passado – que seria o primeiro na capital sem a gratuidade nos coletivos na era democrática. Após intensa pressão da sociedade, a prefeitura reviu o trecho da lei que havia enviado à Câmara e incluía o passe livre em eleições majoritárias, dando resposta a mais um episódio que mostrou a importância do jornalismo local.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.