Matinal News

Após protestos, deputados aprovam mudanças no IPE Saúde

Change Size Text
Após protestos, deputados aprovam mudanças no IPE Saúde Foto: Celso Bender/ ALRS

Passadas horas de protesto de servidores – que provocou tensão nos arredores da Praça da Matriz –, a Assembleia Legislativa aprovou por 36 votos a 16 (veja aqui como cada deputado votou) o projeto encaminhado pelo Governo do Estado que reestrutura o IPE Saúde. A vitória do Piratini veio depois de semanas de negociação.

A realização da votação chegou a ser ameaçada depois que o acesso à Assembleia foi bloqueado por manifestantes, que impediram a entrada de parlamentares no prédio. A base do governo, contudo, insistiu pela manutenção da sessão, que começou com atraso e contou com intervenção do choque da Brigada Militar.

A tensão levou a Mesa Diretora a optar por fazer a votação sem a presença de público nas galerias – o que provocou reação dos partidos da esquerda, que ameaçaram não participar da sessão, decisão que não foi levada adiante. A estratégia do bloco foi a de revezamento na tribuna, de forma a alongar o tempo de plenário. Mas não surtiu efeito. Antes da análise do texto, a emenda do PL foi rejeitada, enquanto a protocolada pela base, que prejudicava as demais, aprovada. Em seguida, o texto passou pelo crivo da maioria dos deputados.

O projeto eleva de 3,1% para 3,6% o desconto ao titular e cria contribuição dos dependentes. De acordo com o Governo do Estado, a estimativa de aumento de arrecadação é de 720 milhões de reais ao ano – 506 milhões viriam dos dependentes. Depois de o texto ser sancionado, as novas alíquotas valerão a partir de 1º de outubro. A oposição e representantes de servidores afirmam que as mudanças prejudicam os trabalhadores, que “sofrem há oito anos com arrocho salarial, com perdas médias acima de 40%”, conforme destacou o líder do PT na Assembleia, o deputado Luiz Fernando Mainardi.


O que mais você precisa saber

Farrapos e Voluntários serão recuperadas com recursos do Banco Mundial – A Prefeitura de Porto Alegre vai utilizar parte do recurso conquistado junto ao Banco Mundial para revitalizar as avenidas Farrapos e Voluntários da Pátria. Ainda sem projetos prontos, a ideia do Executivo é retirar o corredor de ônibus da Farrapos, que hoje ocupa o canteiro central da via e é apontado como um dos responsáveis pela degradação dos bairros Floresta, São Geraldo e Navegantes. Também está nos planos construir um terminal de ônibus na região das avenidas Brasil e Cairú para os coletivos metropolitanos, informa a colunista do JC Bruna Suptitz. Os anúncios foram feitos ontem em evento na Associação Comercial de Porto Alegre. Vicente Perrone, diretor do Escritório 4D da Prefeitura, destacou que “só um choque de desenvolvimento econômico pode trazer uma nova realidade para o 4º Distrito”. Segundo ele, os projetos prioritários para a região devem ser apresentados até o início do próximo ano. A área do 4º Distrito tem um regime urbanístico próprio aprovado pela Câmara em agosto de 2022. Dentre outros pontos, o texto incentiva a construção de prédios altos na região.

Justiça cobra cronograma de demolição do Esqueletão da Prefeitura – Decisão da Justiça da última segunda-feira estabelece um prazo de 15 dias para que a Prefeitura de Porto Alegre informe o cronograma previsto para colocar abaixo o Esqueletão, no Centro da Capital. Técnicos da UFRGS já comprovaram as péssimas condições estruturais do prédio, cuja construção começou na década de 1950 e nunca foi concluída. Uma implosão, porém, está praticamente descartada, por conta do risco de impactos em prédios vizinhos. Desde abril a Prefeitura tem a autorização judicial para a demolição do prédio. Caso nada seja feito, o Esqueletão corre risco de desabar, segundo o laudo da UFRGS. Segundo o jornalista Jocimar Farina, um estudo com detalhes sobre a demolição feito por uma empresa deve ser entregue até o mês que vem à Prefeitura.  

Trabalhadores da Corsan terão 18 meses de estabilidade no caso de privatização – Em assembleia, pelo menos 2 mil trabalhadores aprovaram um acordo coletivo que prevê 18 meses de estabilidade laboral no caso da concretização da privatização da empresa. Além do Sindiágua, que representa a categoria, participou também a Aegea, empresa majoritária do consórcio que comprou a Corsan em dezembro, mas ainda não assumiu o controle dos ativos por conta de uma série de imbróglios judiciais. O resultado da plenária não tem efeito sobre a conclusão da desestatização, que depende de um parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) a respeito da cifra do leilão, cujas bases ainda estão sob sigilo. Na segunda-feira, terminou o prazo dado pela relatora do caso no TCE para que o governo se manifestasse sobre a abertura dos dados. Por nota, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS) defendeu que “a necessidade de manutenção do sigilo decretado pelo TCE, considerando que a legislação federal aplicável assim determina”.


Outros links:


Cultura

“Bem-Vindos de Novo” tenta reatar laços familiares

Relações humanas e familiares, imigração, laços de afeto e a passagem do tempo são alguns dos temas do documentário Bem-Vindos de Novo (2021), longa de estreia de Marcos Yoshi. O filme conta a história de uma família dividida entre a necessidade de garantir o sustento – que leva os pais a irem para o Japão em busca de trabalho, deixando os filhos no Brasil – e o desejo de permanecer reunida. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda

O músico Augusto Licks é o convidado do Musical Évora, às 12h30, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro.

Sala RedençãoexibeFilme Sobre um Bom Fim, de Boca Migotto, às 16h.

Às 17h, o Clube de Leitura da Biblioteca Pública do RS debate a obra Úrsula, da escritora Maria Firmina dos Reis, com participação da educadora Ana dos Santos.

O escritor Sérgio Canarim lança o livro de poesia A Gota – Queda Livre, às 19h, no Café Fon Fon, com show acústico do músico Duda Fortuna.

O ator e diretor Zé Adão Barbosa sobe ao palco do Theatro São Pedro, às 20h, com o espetáculoMe Deu Vontade de Lembrar.

Em comemoração ao Dia do Cinema Brasileiro (19/6), o Espaço Força e Luz promove sessões gratuitas de curtas e documentários nacionais, hoje e amanhã.

Veja a agenda completa


Você viu?

O Mirage Circus, que está em cartaz ao lado do Beira-Rio, vai realizar duas sessões solidárias em prol das famílias afetadas pelo ciclone que atingiu partes do Rio Grande do Sul na semana passada. Mais de 10 toneladas de alimentos e produtos de limpeza foram arrecadados – os materiais serão encaminhados à Defesa Civil e destinados às pessoas que sofreram perdas com o evento climático extremo. As sessões de quinta e sexta-feira já tiveram seus ingressos esgotados nas primeiras horas. “Queremos agradecer de coração por abraçarem essa ideia e ajudar no enorme sucesso que a nossa ação”, escreveu o circo nas redes sociais. Saiba, aqui, como ajudar atingidos pelo temporal.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.