Matinal News

Aprovado aumento para prefeito, vice, secretários e vereadores

Change Size Text
Aprovado aumento para prefeito, vice, secretários e vereadores Movimentação de Plenário. Foto: Ederson Nunes/CMPA

Na última sessão plenária antes do recesso parlamentar, os vereadores de Porto Alegre aprovaram o projeto da Mesa Diretora que reajusta os salários de prefeito, vice e secretários. Na carona do texto, uma emenda apresentada ontem – e também aprovada – garantiu aumento para os próprios vereadores. À exceção dos secretários, que passam a receber um novo vencimento desde já, os demais valem a partir da próxima gestão. A partir de janeiro de 2025, quem assumir a prefeitura receberá 34,9 mil reais (hoje são 21,4 mil), enquanto seu vice terá 23,4 mil por mês (hoje é 14,2 mil); os salários dos vereadores passará dos atuais 17,4 mil para 23,4 mil. O impacto nos cofres municipais será de 3 milhões mensais. No plenário, o texto foi aprovado por 18 votos a 16 – veja aqui como cada um votou. A participação de suplentes foi decisiva: Giovane Byl (PTB) e Mauro Pinheiro (PL) atestaram problemas de saúde, dando lugar aos suplentes Paulo Brum (Podemos) e Nereu D’Ávila (PL) – ambos votaram a favor. Além disso, João Bosco Vaz (PDT) esteve ausente. No ano passado, Byl e Bosco votaram contra proposta semelhante que previa o aumento de 87% nos subsídios; Pinheiro se absteve na ocasião.

Aulas são suspensas no RS por causa do ciclone – A Prefeitura de Porto Alegre e o Governo do Estado suspenderam as aulas na rede pública nesta quinta por conta da possibilidade de alagamentos e enxurradas provocados pela passagem do ciclone extratropical. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, que sinaliza “grande perigo” para o período que se iniciou na quarta e vai até as 10h de hoje. Há risco de “danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário”, afirma Henrique Repinaldo, meteorologista da Universidade Federal de Pelotas, que acrescenta que este ciclone deverá ter intensidade semelhante ao fenômeno de junho, mas com menos risco de estrago. A chuva iniciada ontem levou a Defesa Civil Estadual a emitir um alerta hidrológico para todo o RS, medida inédita que significa que todas as regiões próximas a rios correm risco de inundação pelo acúmulo de água. O alerta é válido até as 17h de hoje. 

Chuva provoca estragos na Capital e pelo Estado – Nesta quinta, em especial na primeira parte do dia, o que preocupa é o vento forte, inclusive na Capital; o litoral sul chegou a registrar rajadas de 140km/h no amanhecer, segundo a MetSul. Agora pela manhã, 468 mil clientes estão sem luz no RS, sete estradas registram bloqueios e pelo menos 29 municípios contabilizam prejuízos, de acordo com a Defesa Civil. Ainda ontem, Joia, Sobradinho e Vera Cruz já haviam decretado situação de emergência. Na quarta, nos primeiros impactos do ciclone na Capital, parte da ciclovia da Ipiranga desabou, perto do Planetário. Na zona sul da cidade, um grupo de indígenas precisou deixar sua aldeia para se abrigar em uma paróquia da região – vale lembrar que Porto Alegre tem 142 áreas de risco, onde moram 84,4 mil pessoas. 

Governo Lula encerra programa de escolas cívico-militares – O Governo Federal vai encerrar o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). Uma das bandeiras da gestão Jair Bolsonaro (PL), o Pecim era uma parceria entre os ministérios da Educação e da Defesa, na qual militares atuam na gestão escolar. O Rio Grande do Sul conta com 43 escolas neste modelo – segundo levantamento do Cpers, foi o estado que mais aderiu. Ontem, o MEC anunciou a desmobilização do pessoal das Forças Armadas envolvidas na implementação da iniciativa e solicitou “uma transição cuidadosa que não comprometa o cotidiano do ensino” nas escolas. Caberá às secretarias definir estratégias para reintegrar as unidades às redes regulares. Ao Matinal, a Secretaria Estadual da Educação disse que o “Estado seguirá o cronograma que for repassado por Brasília”. Segundo apurou o Estadão, entre os motivos para o fim do Pecim estão o desvio de finalidade das Forças Armadas, problema de execução orçamentária e falta de coesão com o sistema educacional brasileiro e  com o modelo pedagógico adotado nas escolas.

Instituto Cultural manifesta interesse em abrigar Memorial Erico Verissimo – Com futuro incerto desde o anúncio do fechamento da unidade das Lojas Renner no prédio onde ficava a antiga Livraria do Globo, na Andradas, o acervo do Memorial Erico Verissimo pode ser destinado ao Instituto Cultural Norte-Americano. Ao Jornal do Comércio, a presidente do instituto, Solange Kunzler, revelou que já trata com a família a respeito. Apesar do interesse, a decisão final ainda não foi divulgada pelos responsáveis pelo acervo. Erico foi um dos fundadores do Instituto Cultural, em 1939, e também batizou o antigo teatro da instituição, renomeado para Multiespaço Erico Verissimo, na Rua Riachuelo, 1.257. A loja na qual o memorial está instalado atualmente deve encerrar suas atividades nesta sexta-feira.


Outros links:


Cultura

Agenda

A fotógrafa Carine Wallauer inaugura a exposiçãoA Primeira Morte Acontece no Coração, com curadoria de Guilherme Thiesen, às 19h, na Casa de Cultura Mario Quintana.

Às 19h, a Orquestra Filarmônica da UFRGS realiza concerto no Salão de Atos da universidade.

Orquestra Theatro São Pedro convida a solista Maini Moreno (harpa), às 20h, para concerto no Theatro São Pedro.

Às 21h, Wander Wildner faz show no Theatro Fuga.

Espaço 373 recebe o Ras Vicente Quarteto – com Ras (piano), André Mendonça (contrabaixo), Martin Estevez (bateria), Ronaldo Pereira (sax tenor) e Vicente Oliosi (piano) – apresentando o show Ballads, de John Coltrane, às 21h. 

Luana Pacheco Trio – formado por Luana (voz), Luciano Leães (piano) e Miriã Farias (violino) – apresenta o Especial Canção Francesa, às 21h, no Sgt Peppers.

Veja a agenda completa


Você ouviu?

Mate ou chimarrão, eis aqui uma boa fonte de informação sobre essa infusão sul-americana: o mais recente episódio do podcast Prato Cheio, dedicado a alimentação, saúde e suas ramificações políticas. Com água quente no cone sul, gelada no tereré do centro do continente, até o mate consumido nas praias do Rio de Janeiro, os produtos derivados da Ilex Paraguariensis são herança indígena do povo Guarani, mas, hoje, boa parte da erva é utilizada em produtos ultraprocessados – a Coca Cola é uma das empresas que mais a utiliza. Prato Cheio é um podcast de O Joio e O Trigo, veículo independente de jornalismo, e pode ser ouvido nas principais plataformas de streaming. Episódios novos saem sempre nas terças-feiras.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.