Matinal News

Aprovado projeto que cria loteria municipal em Porto Alegre

Change Size Text
Aprovado projeto que cria loteria municipal em Porto Alegre

A Câmara de Vereadores aprovou ontem a criação da loteria municipal. Apresentada pelo prefeito Sebastião Melo (MDB), a proposta prevê que as arrecadações do serviço sejam destinadas ao transporte coletivo e a políticas de mobilidade urbana. De acordo com o Executivo, a renda dos bilhetes deve custear ações e projetos de acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência e dos idosos. Além disso, os prêmios não resgatados no prazo serão revertidos à Fazenda Pública Municipal para aplicação em ações prioritárias de assistência social e aos programas e projetos de desenvolvimento do esporte. Pelo texto aprovado, a​penas pessoa jurídica com sede e administração no Brasil poderá explorar as modalidades lotéricas, que serão fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Também ontem os vereadores aprovaram projeto que regulamenta atividade de ferro-velho na Capital, mais uma pauta defendida pelo prefeito, conforme comentou em live ao Matinal em março

Lula prega união da esquerda no RS

Em sua primeira visita ao Rio Grande do Sul na condição de pré-candidato à presidência da República, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um discurso pregando a união da esquerda no Estado durante um evento no Pepsi On Stage, que reuniu milhares de militantes na noite desta quarta. O RS tem hoje três pré-candidatos à esquerda – Edegar Pretto (PT), Pedro Ruas (PSOL) e Beto Albuquerque (PSB) –, e nenhum admite publicamente abrir mão da cabeça de chapa. Desses partidos, apenas o PSB estava sem suas principais lideranças no ato, que reuniu nomes relevantes da esquerda gaúcha. “Queria fazer um apelo, apelo de alguém que aprendeu a fazer política negociando” – afirmou Lula – “por favor, sentem na mesa, tomem até um aperitivo se quiserem, mas tem que encontrar uma solução”, defendeu. “Não custa nada sentar mais uma vez na mesa, conversar um pouco mais.” Leia mais sobre como foi o evento na reportagem do Matinal.

RS emite novos Avisos a todas regiões gaúchas pela terceira vez seguida

O rápido aumento de casos de covid-19 no Rio Grande do Sul levou o governo a emitir novos Avisos para todas as regiões gaúchas. O recado da administração estadual, dentro do Sistema 3As de Monitoramento, vem com o alerta da secretária da Saúde, Arita Bergmann, que mencionou que não apenas o coronavírus está circulando, mas também outras doenças, o que vem causando uma busca ainda maior por atendimento em emergências e serviços eletivos. No que diz respeito à covid, o número de internados em leitos clínicos, entre suspeitos e confirmados, saltou de 341, no começo de maio, para 731 no final do mês. No mesmo período, confirmados e suspeitos em UTIs passaram de 134 para 215, o que representa um crescimento de 60%. A variante ômicron, com subvariantes, tem causado uma série de reinfecções em um curto espaço de tempo. A médica infectologista Rosana Richtmann, diretora do Comitê de Imunização da Sociedade Brasileira de Infectologia, destacou que a imunidade cruzada tem ajudado no combate ao vírus, ainda que ele tenha diferenciações. Segundo ela, pacientes têm ficado doentes, mas com quadro clínico leve. 

Hospitais atendem pedido do Piratini e mantém atendimento do IPE até sexta

Entidades representativas dos principais hospitais que atendem os segurados do IPE Saúde manterão os atendimentos do convênio até sexta-feira. A medida foi tomada em reunião realizada ontem e atendeu um pedido por diálogo do Piratini. No mesmo dia, hospitais irão se encontrar com o governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) para discutir a validade do convênio. A partir da definição das tabelas, as instituições calcularam que a redução nas receitas chegaria a 60 milhões de reais ao ano. A suspensão de atendimentos, cogitada pelas instituições, abarcaria até mesmo cirurgias e afetaria 1 milhão de usuários do plano de saúde.

Piratini define regras para o teletrabalho 

Em decreto publicado ontem, o Palácio Piratini estabeleceu regras e procedimentos para quem deseja aderir ao teletrabalho e indicou quais servidores poderão migrar total ou parcialmente para o formato. Os servidores precisam solicitar a troca da modalidade às respectivas chefias, e o pedido será analisado por um comitê da secretaria ou órgão no qual os servidores exercem as atividades. Tanto concursados, como pessoas que ocupam cargos em comissão, podem fazer a solicitação. A migração para o teletrabalho é voluntária, ou seja, os possíveis custos que acompanham a troca de modalidade ficam a cargo dos próprios servidores. O ponto vai deixar de ser exigido, e, em casos específicos, será possível realizar o trabalho em um horário diferente do horário presencial. No entanto, o regime de teletrabalho pode ser alterado a qualquer momento, se for de interesse do poder público.

Outros links:


Cultura

Agenda (🔒)

Às 15h, o Cine Farol Santander dá início a uma mostra de filmes europeus contemporâneos.

MACRS inaugura, às 19h, a exposição Ensaios Sobre Dádiva, Expurgo e Promessa, de Renato Valle, com curadoria de Lilian Maus.

O canal de YouTube da Casa de Cultura Mario Quintana lança, às 20h, vídeo da apresentação da cantora Lígia Lazevi no projeto Música no Terraço.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

O artista Mateus Abreu desenha com carvão e cascalho nas ruas de Guaíba, região metropolitana de Porto Alegre. Entre seus desenhos preferidos estão cenas do dia a dia, animais, retratos, como o da Monalisa, e animes. O sonho de Mateus é viver de sua arte, mas enquanto isso não acontece, ele trabalha como auxiliar de serviços gerais em uma faculdade de Porto Alegre no período da noite.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.