Matinal News

Assembleia aprova reajuste dos professores, mas margem de votos alerta Piratini

Change Size Text
Assembleia aprova reajuste dos professores, mas margem de votos alerta Piratini Foto: Paulo Garcia/ ALRS

A Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, o projeto do Executivo que estabelece 9,45% de aumento aos professores na ativa e aposentados com paridade. Antes do texto ser analisado, contudo, os deputados votaram a discussão de emendas que editariam o texto original. Nesta etapa, foram 27 votos contra as emendas e 24 a favor. Os votos decisivos vieram do PDT, que ficou ao lado do governo, apesar das críticas ao projeto. Na prática, foi inviabilizada a avaliação de um reajuste de 14,95% e a inclusão de trabalhadores de escolas e aposentados sem paridade, propostas defendidas pelo Cpers.  

Para a jornalista Taline Oppitz, o resultado acende um sinal amarelo no Piratini, apesar da vitória. Ela salienta a união de partidos de ideologias opostas, como PL e PT, contra o governo, o que estreitou a margem de apoio ao Executivo: “No primeiro mandato, Leite contava com 40 deputados, podendo chegar a 42. Agora, são cerca de 30”. A presidente do Cpers, Helenir Schürer, avaliou que a categoria “tem mais fontes de diálogo” do que na gestão anterior.

Nesta semana, o Austral explicou nesta reportagem a maquiagem que o governo Leite fez para propor o reajuste ao magistério: ao retirar benefícios da categoria para fazer o cálculo, na prática, o aumento é inócuo.


O que mais você precisa saber

Nova tarifa dos ônibus será conhecida em dez dias – O prefeito Sebastião Melo (MDB) afirmou que o novo preço da passagem em Porto Alegre deve ser anunciado em 10 dias. Sem os recursos federais pleiteados para este ano – em 2022, foram 25 milhões de reais recebidos pela União –, a Prefeitura estuda o tamanho do subsídio para contemplar as altas do diesel e do óleo sem pesar para o passageiro. Mas no evento de 60 anos da Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Municipal da Capital, Melo disse que “não tem mais como esperar”. Um estudo prévio, feito pela Secretaria de Mobilidade Urbana, já foi entregue, mas o prefeito determinou novos cálculos para a tarifa dos coletivos, que custa 4,80 reais há dois anos. No evento, o prefeito falou ainda sobre a transferência de linhas da Carris à iniciativa privada, que vai durar quatro meses. Melo explicou que, com a saída de cobradores, estimulados por programa de demissão voluntária, as empresas passaram a pagar mais aos motoristas, atraindo os condutores da Carris.

Cerca de 100 decretos revogados por Melo tratavam de temas urbanos e ambientais – A coluna Pensar a Cidade, do Jornal do Comércio, aprofundou-se nos mais de 4 mil decretos revogados pelo prefeito Sebastião Melo na semana passada. Chamou a atenção para um que estava vigente desde 2020 e facilitava a instalação de comércios e serviços em prédios de bairros predominantemente residenciais, o chamado uso misto. No total, cerca de 100 decretos tratavam de pautas urbanas e ambientais. A área de gestão foi a mais afetada pelo “revogaço”, com 2.985 decretos. Ainda deixaram de ter validade outros 606 decretos relativos ao desenvolvimento social, 379 referentes a serviços públicos e 289 sobre desenvolvimento econômico. Agora, o governo Melo pretende mandar para a Câmara uma proposta para revogar leis, ainda não anunciadas.

Única secretária negra de Leite, titular da Inclusão Digital fala sobre desafios na inovação – Lisiane Lemos já figurou na Forbes Under 30, lista que elenca os jovens mais promissores em diversos segmentos, e neste ano assumiu a Secretaria Estadual de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade. Ela é a única mulher negra a liderar uma pasta no atual governo e vai ditar as políticas em um setor hegemonicamente masculino e branco como o da tecnologia. No South Summit, ela concedeu uma entrevista ao Matinal na qual destaca que o principal desafio não é a infraestrutura, mas qualificar e reter a mão de obra. Lemos foi mentora no programa de startups do Google e também idealizadora de iniciativas como a Rede de Profissionais Negros. Sua missão como secretária de estado é aproximar esses dois mundos.


Outros links:


Cultura

A dura vida da família Roy

Foto: HBO

Succession estreia sua quarta e última temporada, e eu acho que todos vamos misturar tristeza com alívio, porque aquela ruindade familiar profissional acaba com a saúde da pessoa, e com o sonho e ilusão de que família possa, em algum lugar e de algum jeito, ser algo bom. Leia o comentário do escritor Marcelo Carneiro da Cunha sobre a série.

Agenda (🔒)

Sala de Exposições do Theatro São Pedro inaugura a mostraAve, Tekohá/Curumim – Uma Homenagem aos Povos Originários, às 18h30. 

Às 18h30, a cantora mineira Jalile faz show no Solar dos Câmara.

A Associação de Críticos do Cinema do RS (ACCIRS) comemora seus 15 anos de atividades com a exibição de pré-estreia do longa O Pastor e o Guerrilheiro, do diretor José Eduardo Belmonte, às 19h30, na Cinemateca Paulo Amorim.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

A doação de corpos inteiros para estudos científicos tem ganhado cada vez mais adeptos. O Laboratório de Anatomia Humana Lauro Backes, da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, tem 184 cadastrados no programa Doação de Corpo em Vida. Criado em 2015, ele permite que as pessoas doem o próprio cadáver para fins de pesquisa na instituição, prática que é assegurada por lei desde 2002. O que vem chamando a atenção é o aumento de jovens sinalizando esse desejo. No Brasil, há 39 programas de doação de corpos, 10 deles no Rio Grande do Sul. Um levantamento de GZH indica 1.355 doadores cadastrados no Estado. A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) foi a primeira instituição a criar um programa de doação de corpos no RS, em 2008, e, desde então, foram recebidos 130 cadáveres e cadastradas 991 intenções de doação. 

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.