Matinal News

Auditoria contesta pagamento da Prefeitura em obra da Havan

Change Size Text
Auditoria contesta pagamento da Prefeitura em obra da Havan

A área técnica do Tribunal de Contas do Estado (TCE) não viu razão para a Prefeitura de Porto Alegre pagar 1,7 milhão de reais pela compensação vegetal de uma obra no centro comercial onde foi construída a primeira loja Havan na Capital. Para os auditores, o empreendedor deve arcar com as despesas. A auditoria recomenda que o Município anule a decisão de pagamento. “Embora se argumente que a obra tem caráter público, deve-se frisar que toda medida mitigatória deve servir ao interesse público, não se tratando de um favor ou benesse feita pelo privado, porém, mesmo assim, foram feitas diversas flexibilizações para melhor atender ao interesse privado”, aponta um trecho do relatório enviado ao Ministério Público de Contas (MPC).

Lista de casas protegidas no Petrópolis tem menos de 200 imóveis

A Secretaria Municipal da Cultura terminou de listar casas e pequenos prédios do bairro Petrópolis que poderão ser protegidos como patrimônio da Capital. São menos de 200 imóveis – número bem menor que a relação inicial de 700 endereços apresentados em um estudo de 2013. As construções ainda não foram divulgadas pela Prefeitura, que precisa validar a listagem. Gunter Axt, secretário de Cultura da Capital, disse para a colunista Bruna Suptitz que todos os imóveis ficam no lado sul da avenida Protásio Alves. A maioria foi classificada como importante para a paisagem local, o que significa manter a aparência externa.

Ranking aponta Porto Alegre como 2ª capital mais competitiva

Divulgado na terça-feira, o novo Ranking de Competitividade dos Municípios, do Centro de Liderança Pública (CLP), coloca Porto Alegre como a segunda capital mais competitiva do País, atrás de Florianópolis (SC). Na lista geral, que avalia 13 indicadores socioeconômicos de 415 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, Porto Alegre aparece na quarta colocação, subindo quatro posições em relação a 2021. O desempenho da Capital deixou a desejar em qualidade da educação (303º), acesso à saúde (193°) e meio ambiente (139º). Os dados estão aqui.

Escola de Capão da Canoa proíbe meninas com roupas curtas

Uma escola municipal de Ensino Fundamental de Capão da Canoa proibiu as alunas de usarem roupas curtas. Os pais foram comunicados por um bilhete contendo a seguinte mensagem: “Fiquem atentos às roupas de suas filhas, pois a partir de segunda-feira (12/9), não será permitido a entrada de roupas inapropriadas como: shorts, miniblusas, tops, croppeds… Att, Direção”. A secretária municipal de Educação da cidade, Raquel Goldani, confirmou o envio do recado. “Foi só solicitado para os pais orientarem as filhas, as meninas, no caso, neste sentido da roupa adequada para a escola para evitar maiores complicações.” Especialistas ouvidos por GZH criticaram a proibição, considerada machista. 


Deputado gaúcho já recebeu mais de 3 milhões de reais do fundo eleitoral

 Vice-líder do governo Bolsonaro, o deputado Giovani Cherini (PL) é um dos 14 candidatos no País que já receberam mais de 3 milhões de reais para a campanha eleitoral. O levantamento é do painel Siga o Dinheiro, uma parceria do JOTA com a organização Base dos Dados. Único candidato do RS na lista, Cherini recebeu 3.001.281,58 reais do fundo – o máximo permitido pelo TSE é de 3.176.572,53 reais. Cherini tenta se reeleger ao cargo pela terceira vez. Desde que assumiu o posto de deputado federal, seu patrimônio declarado subiu de 1,2 milhão de reais para 9,1 milhões. Uma das principais fontes para custear a campanha para a Câmara de Deputados, o Fundo Eleitoral terá 4,962 bilhões de reais em 2022. De 32 partidos registrados, apenas o Novo abriu mão dos recursos públicos de financiamento.


Outros links:

  • A inadimplência recua em Porto Alegre, mas ainda é alto o percentual de famílias com contas em atraso em agosto: 39,4%. 
  • O camelódromo de Porto Alegre vai ganhar um museu com 2 mil artefatos arqueológicos e uma cafeteria com vista para o Guaíba após ser aceito como integrante do Pacto Global da ONU.
  • Pedaços do caça da FAB que desapareceu em 1982 na Lagoa dos Patos, em Porto Alegre, foram encontrados a 7,5 metros de profundidade, em uma região ao sul de Viamão.
  • O público da quarta dose de vacina contra covid-19 foi ampliado para pessoas com 29 anos ou mais em Porto Alegre. É preciso ter tomado a terceira dose há mais de quatro meses.
  • Hospital Ernesto Dornelles inaugurou um novo centro de neurologia e neurocirurgia. Com tecnologia pioneira no RS, serão atendidas no local pessoas com tumores cerebrais, acidente vascular cerebral e demências.
  • O Centro Estadual de Vigilância em Saúde aponta 134 casos de varíola dos macacos no RS e mais 354 ocorrências suspeitas. Porto Alegre segue com 61 casos confirmados.
  • A empresa gaúcha Mercur lançou a plataforma digital Biomas do Brasil. A proposta é criar um espaço de ensino para quem deseja aprender sobre cuidados com o meio ambiente.
  • Na coluna de hojeJuremir Machado destaca a marcha do CPERS realizada ontem, no centro de Porto Alegre. Também comenta a morte de Godard e a entrega do restauro da escultura Homens e Touros, de Xico Stockinger.

Cultura

Agenda (🔒)

O neurocientista Sidarta Ribeiro lança o livro Sonho Manifesto, às 19h, em bate-papo com o escritor Daniel Galera no Teatro Bruno Kiefer (6º andar da CCMQ – Casa de Cultura Mario Quintana), seguido de sessão de autógrafos na Livraria Taverna.

Às 19h, no Palco Lory F., também na CCMQ, será inaugurada a exposição fotográfica Afinal o Que É Esse Tal Rock Gaúcho?.

O festival MorroDália será realizado de 11 a 15 de novembro no Paradouro Rota das Barragens, em São Francisco de Paula, reunindo atrações como Bloco da LajeDuda BeatGilsonsOtto e Ultramen.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

A antiga Rua do Arvoredo – hoje Coronel Fernando Machado – está pronta para receber uma cafeteria que faz referência a uma das lendas mais conhecidas da cidade. O Café Mal Assombrado Poa foi criado para expandir o projeto Porto Alegre Mal Assombrada, iniciativa de turismo da Capital. Segundo os proprietários André Hernandez Neto e Martina Mombelli, a cafeteria vai servir salgados, doces, sobremesas, cafés e outras delícias. O destaque fica para o pão com linguiça, inspirado nos famosos crimes que teriam acontecido na Rua Arvoredo. Conta a lenda que um casal de assassinos transformava as vítimas em linguiça. Ainda em modelo soft open, o café será inaugurado em 31 de outubro, Dia das Bruxas.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.