Matinal News

Bancada de mulheres cresce na Assembleia e na Câmara Federal

Change Size Text
Bancada de mulheres cresce na Assembleia e na Câmara Federal

A eleição de 2022 colocou mais mulheres na política gaúcha. Seis candidatas do Estado foram eleitas deputadas federais – o dobro do número atual. Em relação às deputadas estaduais, o total passou de nove para onze. Veja quem são as deputadas estaduais e as deputadas federais eleitas no Rio Grande do Sul.


Com sete vereadores eleitos, quase um quinto da Câmara de Porto Alegre será renovada em 2023

Sete dos 24 vereadores da Capital que concorreram a outros cargos no domingo foram eleitos. Daiana Santos (PCdoB) está de mudança para a Câmara Federal, enquanto Matheus Gomes (PSOL), Bruna Rodrigues (PCdoB), Leonel Radde (PT), Felipe Camozzato (Novo), Laura Sito (PT) e Kaká D’Ávila (PSDB) terão cadeiras na Assembleia Legislativa do RS. Com isso, quase 20% da Câmara de Porto Alegre, que conta com 36 parlamentares, será renovada em 2023.

Os novos vereadores serão empossados a partir da lista de suplentes. A bancada do PCdoB será totalmente reformulada, com a entrada de Giovani e Coletivo e Abgail Pereira. Será a primeira vez que a Câmara terá um mandato coletivo. No PSOL, Professor Alex Fraga ocupará a vaga de Matheus Gomes. No Novo, Tiago Albrecht será o substituto de Felipe Camozzato. No PSDB, Conselheiro Marcelo ocupará o posto de Kaká D’Ávila. O PT definirá seus suplentes após o 2º turno. Os dois primeiros nomes são Marcelo Sgarbossa, hoje no PV, e Reginete Bispo. 

Leia a reportagem completa


Ex-prefeitos da Capital e filho de Sebastião Melo não se elegem – Os últimos prefeitos de Porto Alegre, Nelson Marchezan (PSDB) e José Fortunati (União Brasil), não tiveram sucesso na corrida para deputado federal pelo Rio Grande do Sul. Com 62.599 votos conquistados, Marchezan é o primeiro suplente da federação entre PSDB e Cidadania. Fortunati obteve 24.298 votos e terminou como segundo suplente do União Brasil. Pablo Melo, filho do atual prefeito, tentou uma vaga de deputado estadual, mas somou insuficientes 12.467 votos.

ErramosNa edição de ontem, afirmamos que Daiana Santos (PCdoB) é a primeira mulher negra eleita para a Câmara Federal pelo RS. Na verdade, o Estado também elegeu Denise Pessôa (PT), vereadora negra de Caxias do Sul, que recebeu 44.241 votos.

Onyx, Mourão e Zucco integram lista de apoiados pelo Proarmas – Reportagem da Folha de S.Paulo mostra que Hamilton Mourão (Republicanos), eleito senador no RS, Tenente Coronel Zucco (Republicanos), deputado federal mais votado no Estado, e Onyx Lorenzoni (PL), ainda na disputa pelo governo do Estado, estão entre os 38 candidatos apoiados pelo Proarmas que obtiveram sucesso na eleição de domingo – 33 foram eleitos e cinco disputam o segundo turno. Candidato a deputado estadual, Wagner Galardão (PSC) também foi amparado pelo maior grupo armamentista do País, mas não teve votos suficientes para a Assembleia.

Ainda sem posição sobre Lula, Leite quer diálogo com o PT no RS – Um dia após garantir vaga no segundo turno da eleição ao Piratini por uma diferença de somente 2.441 votos, o candidato Eduardo Leite (PSDB) afirmou que ainda conversará com seu grupo político antes de tomar uma posição sobre a disputa presidencial. Entretanto, ele indicou que pretende dialogar com o PT para uma aliança no Estado. “Temos diferenças do ponto de vista da forma de governar, no entendimento sobre políticas públicas, mas nunca tratamos como inimigo”. Horas mais tarde, o deputado federal Lucas Redecker, presidente licenciado do PSDB no RS, declarou apoio a Bolsonaro, atropelando tratativas que envolvem outros estados com PT e PSDB no segundo turno, casos de São Paulo e Pernambuco. Para apoiar Eduardo Leite, os petistas gaúchos querem apoio explícito a Lula. Também está em jogo o apoio do tucano Rodrigo Garcia na campanha de Fernando Haddad em São Paulo.


O que mais você precisa saber

Prefeitura quer contrair empréstimo de 150 milhões de dólares – A Câmara Municipal de Porto Alegre começou a debater um pedido da Prefeitura para contrair empréstimo internacional de 150 milhões de dólares – cerca de 775 milhões de reais. O montante seria obtido junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para bancar o programa PORTOALEGRE+, que prevê um conjunto de ações em diferentes áreas. A justificativa da Prefeitura está aqui.

Outros links:

  • Mais de 5 milhões de pessoas já foram contadas pelo Censo no RS. Até agora, são 2,7 milhões de homens e 2,5 milhões de mulheres.
  • Inclusão digital para a população idosa é uma das atividades do Outubro Prata na Capital.
  • O primeiro dia de retomada das vacinas contra covid-19 para crianças de 3 e 4 anos na Capital teve baixa procura. Atualmente, oito locais em Porto Alegre estão aplicando a primeira dose do imunizante nesta faixa etária.
  • Os principais parques de Porto Alegre – Redenção, Parcão e Marinha do Brasil – estão com falta de bebedouros. Há apenas um equipamento em funcionamento em cada um desses espaços.

Juremir Machado da Silva

Escolhas de Sofia

O segundo turno das eleições deste ano, tanto no Rio Grande do Sul, quanto no Brasil, será de escolhas de Sofia. Eduardo Leite, que encolheu no primeiro turno e quase perdeu a vaga no segundo para o petista Edegar Pretto, terá de sair de cima do muro. Em 2018, ele apoiou Jair Bolsonaro com ressalvas. Ao longo dos últimos quatro anos, passou a ser crítico do presidente da República. O que Leite fará: apoiará Bolsonaro com ressalvas novamente, na base do mal menor? Ficará com Lula para conquistar os votos de Pretto? Como bom tucano, escolherá a neutralidade? Ficar com Bolsonaro significará disputar votos com Onyx e perder todos os de Pretto. A neutralidade será vista pelos petistas como apoio a Bolsonaro e também não lhe renderá os votos do PT. Só lhe resta abraçar Lula. Será que vai?

Leia aqui o texto completo. E para receber na sua caixa de e-mails o conteúdo completo da Newsletter do Juremir, enviada às terças, apoie o Matinal.


Não é uma banda nem um livro de lembrar

Na edição 145 da Parêntese, a psicanalista e escritora Samantha Buglione escreveu um perfil de Ondjaki, o escritor angolano: 

Talvez em algum multiverso o escritor angolano Ondjaki esteja sentado em uma cadeira de mogno forrada com delicado veludo verde musgo, numa mesa ampla rodeada de livros raros perfeitamente ordenados em prateleiras de canela e vista para um jardim; neste multiverso, entre uma xícara de chá e um copo de alguma bebida mais quente, ele só escreve. 

Leia o texto completo aqui (🔒).


Cultura

“Ennio, o Maestro” celebra o gênio das trilhas de cinema

Foto: Risi Film Brasil

Um colosso da música do século 20 merecia um filme a sua altura. Pois Ennio, o Maestro (2021), documentário em cartaz nos cinemas brasileiros, faz jus ao tamanho de Ennio Morricone (1928 – 2020), músico italiano que compôs mais de 500 trilhas sonoras para cinema e TV e ganhador de dois prêmios Oscar. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Às 18h, na PocketStore Livraria, o músico e jornalista Arthur de FariaautografaPorto Alegre: uma Biografia Musical.

O espetáculo La Puerta que Nos Une, do bailarino argentino Pablo Torres, tem apresentação única, às 20h, no Teatro Renascença.

O projeto Farol.live apresenta a  performance Poesia Xucra, da poeta Marília Kosby e da violinista Clarissa Ferreira, às 20h, com participação de Lorenzo Beust, no Cine Farol Santander.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

No próximo ano, o Brasil passa a contar com 91 mulheres deputadas federais, um recorde. As eleitas representarão 17,7% da Câmara de Deputados, avançando em relação aos 15% de 2018. Com exceção de Alagoas, Amazonas, Paraíba e Tocantins, todas as outras 23 unidades federativas do país elegeram deputadas estaduais e federais. Vale destacar que representatividade feminina não quer dizer necessariamente representatividade de pautas feministas no Congresso. Levantamento do projeto Elas no Congresso mostra que 34% das atuações das mulheres no Congresso nos últimos quatro anos foram desfavoráveis ao grupo. 

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.