Matinal News

Base de Melo articula boicote e inviabiliza sessão da CPI da Smed

Change Size Text
Base de Melo articula boicote e inviabiliza sessão da CPI da Smed Reunião de Comissão - 1ª Reunião (ordinária) da CPI da Educação presidida pela Vereadora Mari Pimentel que se propõe a investigar os contratos de compra de materiais escolares da SMED. Foto: Paulo Ronaldo Costa/CMPA

A primeira reunião de trabalho da CPI sobre a Smed comandada pela vereadora Mari Pimentel (Novo) acabou por escancarar a estratégia da base do governo Sebastião Melo (MDB). Após bate-boca entre os vereadores, a comissão não conseguiu nem aprovar o cronograma de trabalho proposto pelo relator, Roberto Robaina (PSOL), já que os parlamentares governistas derrubaram o quórum – mesmo estando no plenário, eles não registraram sua presença.

Feita por Pimentel, a nomeação de Robaina foi alvo dos governistas, que a criticaram de “ditatorial” e usaram a escolha, junto ao ensejo de unificar as duas CPIs que tramitam na Casa, para justificar a manobra que inviabilizou os trabalhos ontem. “Ela já indeferiu requerimento pela imprensa, então não tem como fazer CPI se a presidente não acata nenhum requerimento”, falou Cecchim ao Sul21.

“A estratégia é tentar fazer esse isolamento e diminuir a força que hoje a gente está tentando trazer pra linha investigativa. O que é triste? Mostra que eles nunca pensaram em deixar investigar mesmo e que eles vão continuar usando do constrangimento e do isolamento”, afirmou a vereadora do Novo. “O escândalo está aí, as pessoas têm que responder por ele”, complementou Robaina.

Composta por 12 vereadores – sendo sete da base de Melo – o colegiado foi homologado em 1º de agosto e tem 120 dias de prazo de funcionamento, prorrogáveis por mais 60. Além de reuniões semanais, o regimento prevê que três faltas consecutivas ou cinco intercaladas levam à destituição dos vereadores participantes da CPI. A comissão terá reunião extraordinária na sexta-feira.


O que mais você precisa saber

Smed já sabia de armazenamento precário de materiais há mais de um ano – E-mails obtidos pelo Grupo RBS mostram que o armazenamento em condições precárias de milhares de itens entre livros e equipamentos de informática em depósitos da Secretaria Municipal da Educação (Smed) já era de conhecimento do comando da pasta há mais de um ano. As mensagens também dão conta de um excesso de livros comprados e solicitação para doação. “Sobraram no depósito muitas caixas que vieram com títulos repetidos, conforme levantamento em anexo”, diz um dos e-mails. Em resposta à RBS, a Smed informou que auditoria interna encontrou erros, mas que “apesar de todo o transtorno ocorrido, não houve desperdício de recursos”.  No ano passado, reportagem da Matinal revelou a compra de milhares de livros sem solicitação por parte dos professores, aproveitando-se de uma possibilidade de “pegar carona” em licitações.

Após ação da Defensoria, Prefeitura contrata profissionais de educação inclusiva – Depois de um acordo judicial, a Prefeitura vai enfim contratar 421 profissionais para atendimento a alunos atípicos da rede municipal de ensino – o Executivo vinha descumprindo a determinação legal de disponibilizar um monitor para cada turma que tem estudantes nessa condição. A decisão vem de um compromisso firmado entre a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Procuradoria-Geral do Município (PGM), anunciado nesta segunda-feira, e deve ser efetivada até setembro. A demora em contratar os monitores foi noticiada pela Matinal em junho. Sem atendimento aos estudantes, as famílias vinham recorrendo à justiça em processos individuais. Em março, a DPE ajuizou uma ação civil pública, solicitando que a Smed ofertasse profissionais às escolas – a Vara do Juizado da Infância e Juventude chegou a determinar, ainda naquele mês, que o município cumprisse a lei, sob pena de multa, em 60 dias. 

Anielle Franco exalta bancada negra no RS – Em sua primeira visita ao Estado na condição de ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco exaltou a trajetória da bancada negra na Assembleia Legislativa – eleita pela primeira vez nas últimas eleições, depois de parte dos parlamentares terem sido vereadores da Capital: “É muito significativa, pois confere representatividade política, ajudando a colocar o tema em evidência”, destacou, durante encontro com o governador Eduardo Leite (PSDB) nesta segunda, para tratar de políticas voltadas à promoção da igualdade étnico-racial no RS. Mais cedo, Anielle palestrou na UFRGS, onde destacou o embate necessário em prol da luta das pautas raciais em Brasília: “Não vou mudar um centímetro para caber dentro dessa política machista, homofóbica, misógina e racista. É a política que vai entender que a gente está chegando do jeito que a gente é e eles vão ter que aceitar, queiram ou não”. Ela também revelou, em coletiva a jornalistas, que pediu ao presidente Lula que indique uma mulher negra para a vaga no Supremo Tribunal Federal que será aberta ainda neste ano.


Outros links:

  • A Prefeitura estendeu a consulta pública sobre o Plano Diretor de Porto Alegre. O formulário segue aberto até o dia 31 de agosto.
  • A pesquisa sobre mobilidade em Porto Alegre inicia uma nova etapa hoje, após visitas a domicílios. Nesta fase, 11 pontos de entrada e saída da Capital serão analisados para a coleta de informações.
  • O bloqueio na Praia de Belas, entre a Aureliano de Figueiredo Pinto e a alça da Klinger Filho, segue por tempo indeterminado. Dmae executa conserto emergencial no local.
  • A área utilizada pela associação comunitária do Quilombo Mocambo, no cruzamento da Loureiro da Silva com a José do Patrocínio, recebeu cercamento da Prefeitura.
  • novo PAC deve concluir 6 mil moradias do Minha Casa Minha Vida no RS. Porto Alegre, Viamão e Rio Grande concentram unidades que serão retomadas.
  • O trecho da Avenida Paraguassu em Capão da Canoa será duplicado. Obra contempla 5,5 quilômetros e tem prazo de execução entre oito e 12 meses.
  • Brasil e Uruguai assinaram ontem um documento que deverá facilitar o uso conjunto do aeroporto de Rivera. A expectativa é baratear o preço das passagens aéreas em trechos que cruzem a fronteira.
  • Nesta matéria, o Correio do Povo explica como a crise econômica argentina – ampliada com o favoritismo do extremista Javier Milei – impacta importações, exportações e serviços no RS. 
  • Nando Gross escreve hoje sobre como a sequência de crises no Flamengo alimenta a esperança do Grêmio para a semifinal da Copa do Brasil.
  • Juremir:“Bolsonaro adora dizer que no seu governo não teve corrupção. Talvez ele tenha uma definição muito particular de corrupção, separando-a de outras bandalheiras pelas quais o patrimônio público é apropriado”.

Rádio Urutau: Última edição, bloco 1


A estática do rádio se assemelha ao zumbido de uma abelha. Dois dos pouquíssimos sons que restaram durante aquela era curiosa – à parte as transmissões da Rádio Urutau. A Locutora, peça central daquele período, resistiu ao menos pelo tempo de suas transmissões como o único ser humano na superfície da Terra – ou da América. 

Assim começa o primeiro capítulo do novo folhetim lançado pela Parêntese. Em dez semanas, Fernanda Grabauska nos conduzirá por um programa de rádio transmitido em um cenário pós-apocalíptico. A locutora, única sobrevivente na superfície terrestre, se comunica pela Rádio Urutau na esperança de encontrar mais alguma alma viva. A série promete suspense e reflexões sobre a passagem do tempo. 

Leia o primeiro capítulo aqui.


Cultura

“Asteroid City” é visão bizarra dos EUA nos anos 1950

Universal/Divulgação

Visualmente exuberante e com um elenco estelar, Asteroid City (2023), de Wes Anderson, é um filme sobre o Zeitgeist dos Estados Unidos em meados da década de 1950 que aborda no estilo maneirista e fragmentado típico do cineasta ícones e temas da época como os testes nucleares, a amplidão das paisagens dos westerns, a afluência do pós-guerra, o teatro norte-americano moderno e a obsessão com extraterrestres. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda

Em comemoração ao Mês do Patrimônio Cultural, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa recebe, às 15h, a museóloga Maria de Lourdes Parreiras Horta

Hoje, às 17h, e amanhã, às 19h, o Teatro Oficina Olga Reverbel apresenta Travessia 23 – Montenegro/Porto Alegremostra de espetáculos realizados por alunos da UERGS.

No Farol Santander, às 20h, o projeto Jazz Day reúne dois dos maiores nomes do jazz da Argentina, o trompetista Mariano Loiácono e o pianista Pablo Raposo.

Às 20h30, no Bar Ocidente, o Sarau Elétrico recebe a escritoraCarol Bensimon, com canja do músico João Ortácio.

Veja a agenda completa


Você ouviu?

Quem acompanhava el viejo Impedimento por certo já estava a par da teoria sobre quem poderia ser Ernesto – um famoso leitor do antigo blog, responsável por mais de três milhares de comentários no site, muitos deles provocadores ao Inter e também a outros participantes daquela comunidade virtual sobre o futebol sul-americano. Há tempos rondava a dúvida: seria Ernesto, aquele colorado corneteiro, o diplomata que foi chanceler durante o governo Bolsonaro? O pessoal da Rádio Novelo foi atrás da história e – spoiler! – descobriu a verdade, contada no último episódio da Rádio Novelo Apresenta, “Eu quero acreditar”.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.