Matinal News

Câmara aprova passe livre em dias de eleições

Change Size Text
Câmara aprova passe livre em dias de eleições

Depois do impasse judicial criado às vésperas do primeiro turno, Porto Alegre vai voltar a ter passe livre em dias de eleições. O projeto que alterou a lei foi aprovado na Câmara de Vereadores por 32 votos a 3. O texto foi apresentado pelo prefeito Sebastião Melo (MDB) na segunda-feira, momento que acabou marcado pelos ataques que ele fez à oposição e à Defensoria Pública. Os três votos contrários vieram de dois parlamentares do partido Novo, Felipe Camozzato e Mari Pimentel, e de Cezar Schirmer (MDB). O passe livre nas eleições existe desde os anos 1990 na Capital e havia sido retirado junto a outras isenções no pacote do transporte público aprovado no final do ano passado, quando a maioria dos vereadores havia optado por acabar com a gratuidade nos dias de votação.

Onyx faz comentário homofóbico em sua propaganda eleitoral 

No retorno da propaganda eleitoral veiculada na rádio, o candidato Onyx Lorenzoni (PL) disse que, caso seja eleito governador, o Estado vai ter uma “primeira-dama de verdade”. O ex-ministro de Jair Bolsonaro não citou Eduardo Leite, mas a afirmação repercutiu nas redes sociais e na imprensa como uma clara referência à homossexualidade do tucano, que rebateu. No seu perfil no Twitter, Leite escreveu ser “motivador ver a sociedade e a opinião pública majoritariamente unidas para condenar demonstrações de homofobia”. Também foi publicado em suas redes sociais um cartaz sem assinatura em que se lê “O RS é contra carne de viado e lactose”. Em resposta à peça, a campanha do ex-governador diz: “Eles plantam ódio e preconceito. A gente planta amor e esperança”.

Mais sobre eleições


O que mais você precisa saber

Lojistas cobram diálogo e Prefeitura adia obras no viaduto Otávio Rocha

Com assinatura marcada para esta quinta-feira, a ordem de início das obras de revitalização do viaduto Otávio Rocha, em Porto Alegre, foi adiada pela Prefeitura para a próxima quarta-feira. O prazo estipulado inicialmente para que os comerciantes remanescentes desocupassem suas lojas terminaria ontem. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vicente Perrone, estima que, dos 36 espaços comerciais, entre 10 e 12 já foram desocupados. O Município comunica “ampla aceitação” da desocupação por parte de moradores e dos próprios lojistas, mas a Associação Representativa Cultural dos Comerciantes do Viaduto relata um clima de ameaça. A entidade quer realocação para “um local apropriado, como dentro do Mercado Público e espaços disponíveis no Bom Fim”, e recusa a oferta de mudança para o abrigo dos bondes, em frente ao Mercado Público. Segundo Perrone, “muito provavelmente o encaminhamento será mais jurídico do que negocial” e não está no horizonte uma retirada à força. Leia a reportagem completa.

Morre o historiador Sergio da Costa Franco, um dos maiores conhecedores de Porto Alegre 

“O tempo, que estamos sempre marcando nos relógios e nos calendários, só nos mostra sua real dimensão quando nos revemos numa encardida fotografia, numa remota notícia de festa escolar, ou quando apalpamos de qualquer modo a materialização de ontem. É então que a vida nos aparece como um rio que correu ora manso, ora ríspido, tomando rumos imprevistos e sofrendo desvios indesejados. Mas olhando assim, do alto e de longe, o curso da corrente parece fatal e inevitável.” Este trecho foi retirado de um texto escrito por Sergio da Costa Franco, que nos deixou ontem, aos 94 anos. Foi publicado na revista Parêntese em janeiro de 2021, uma edição feita toda em homenagem ao historiador, pesquisador, advogado e jornalista e um dos grandes conhecedores de Porto Alegre.

Outros links:

  • nova parada de ônibus instalada na Avenida Borges de Medeiros com a Rua Riachuelo, no Centro Histórico, foi colocada em cima da sinalização utilizada por deficientes visuais. 
  • Amanhã acontece o desfile de roupas agroecológicas da Justa Trama, projeto referência em economia solidária no Brasil. O evento começa às 15h na Praça João Paulo I, bairro Santana, em Porto Alegre. 
  • O novo layout da conta de luz da CEEE Equatorial tem gerado reclamações entre os consumidores. Em resposta, a empresa disse que pretende realizar mudanças, como a alteração do formato da letra, que está pequena, de acordo com os usuários. 
  • Feira Ecológica da José Bonifácio está comemorando 33 anos amanhã e a celebração vai contar com atividades especiais durante o dia. A feira abre às 8h com uma mesa de café da manhã e vai contar com a presença de atrações musicais. 
  • Recenseadores do IBGE realizaram ontem o censo com refugiados venezuelanos na Capital. A pesquisa foi realizada com 11 famílias acolhidas pela Aldeias Infantis SOS, no bairro Sarandi. 
  • “Meu amigo é um defensor da polarização. Enquanto muitos criticam a divisão política que domina o país, entre bolsonaristas e lulistas, ele aplaude. Se há uma posição política que ele não tolera é o centro”. Leia a coluna completa de Juremir Machado.

Carta da Editora

Nosso corpo, nossas regras

A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou o seu pedido na terça-feira (11). O apelo da mulher já havia sido negado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Votou contra o relator do caso no STF, o ministro terrivelmente evangélico André Mendonça, mas não só ele. Gilmar Mendes, Nunes Marques e Ricardo Lewandowski também foram contrários; apenas Edson Fachin divergiu.

Enquanto os homens de toga debatem, essa mulher de São Luiz Gonzaga está no sexto mês de gravidez de gêmeos siameses sem chances de sobrevivência.

Leia aqui o texto completo de Marcela Donini.


Cultura

O “PALAVRAR” de Elida Tessler dialoga com “Múltiplo Leminski” no Centro Cultural da UFRGS

Elida Tessler. Foto: Ana Beatriz Vieira

Centro Cultural da UFRGS inaugura duas exposições neste sábado (15/10), às 11h. A artista visual Elida Tessler apresenta PALAVRAR, que parte de um livro do poeta Haroldo de Campos (1929-2003) e celebra os 90 anos do escritor Donaldo Schüler. A mostra dialoga com Múltiplo Leminski, projeto itinerante que há 10 anos apresenta a obra plural de Paulo Leminski (1944-1989). O repórter Ricardo Romanoff entrevistou Elida e a jornalista Aurea Leminski, filha do autor de Distraídos VenceremosLeia a matéria.

Agenda (🔒)

Hoje
galeria Tina Zappoli inagura hoje, às 19h, a exposição Passos sobre os abismos. A mostra, que reúne sete artistas convidados pela galeria, também comemora os 40 anos de atividade do espaço.

Na mostra MIAC, Viridiana faz show no Agulha, às 20h.

Sábado (15/10)
O grupo Tum Toin Foin – relembre a entrevista – sobe ao palco do Espaço 373, às 21h.

Domingo (16/10)
O grupo Armonial Ensemble apresenta recital, às 18h, na Casa da OSPA.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Um estudo realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul pelo pesquisador Guilherme Rugeri mostra que a substituição da frota de ônibus de Porto Alegre, que agora funciona a diesel, por ônibus elétricos seria uma boa alternativa para o transporte coletivo. Rugeri analisou três cenários, nos quais pôde perceber as vantagens em realizar essa troca, incluindo custos já competitivos. O estudo da UFRGS chamou a atenção da Secretária de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, que vem articulando um plano de projeto piloto para 2023, com previsão de implantação para o ano seguinte.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.