Matinal News

Câmara instala CPIs sobre Smed até a próxima semana

Change Size Text
Câmara instala CPIs sobre Smed até a próxima semana Foto: Leonardo Lopes/CMPA

As duas CPIs sobre irregularidades na Secretaria Municipal de Educação (Smed) devem ser instaladas na próxima terça-feira na Câmara Municipal. Até o início da tarde de ontem, apenas a nominata da comissão que será presidida pela vereadora Mari Pimentel (Novo) estava homologada. A que foi protocolada por Idenir Cecchim (MDB) ainda não estava neste estágio. No caso de somente uma das CPIs ter a composição definida, será instalada aquela que já tiver os nomes indicados pelos partidos. Os parlamentares podem participar de ambas as comissões. A Smed tornou-se alvo de questionamentos a partir de reportagens publicadas pelo Matinal, no fim do ano passado, e depois com novas revelações feitas pelo Grupo RBS no primeiro semestre, que dão conta da compra não respaldada por professores de kits e materiais que estão armazenados, sem uso pelos alunos. Nesta terça, às vésperas do início das investigações, o secretário municipal de Educação, José Paulo da Rosa, visitou o presidente da Câmara, Hamilton Sossmeier (PTB). O assunto CPI esteve na pauta dos dois. 

Governo do RS lançará novo edital para conceder o Jardim Botânico – A Secretaria Estadual de Parcerias e Concessões deve lançar, em outubro, um novo edital para conceder o Jardim Botânico a uma instituição privada – na tentativa anterior, em dezembro, não apareceram empresas interessadas. A concorrência pública internacional deve investir 27,3 milhões na requalificação da área de 39 hectares, com contrato de 30 anos. Nesse modelo não há transferência de propriedade do parque. “Estamos avaliando sobre a ausência de interessados”, disse o secretário estadual de Parcerias, Pedro Capeluppi, à reportagem de GZH. Ele atribui o contexto político no final de 2022 como definidor para o afastamento de possíveis investidores. O Jardim Botânico da Capital é uma das cinco unidades com classificação “A” no Brasil, o que coloca o espaço entre os melhores do país na avaliação do Conselho Nacional do Meio Ambiente. Depois da publicação do edital, o leilão deve acontecer em 90 dias.

Pesquisa sobre mobilidade começa hoje em Porto Alegre – Por meio de uma terceirizada, a Prefeitura inicia hoje a Pesquisa de Origem e Destino e Domiciliar (Edom) pelos bairros Floresta, São Geraldo, São João, Navegantes, Passo D’Areia e Auxiliadora. O começo do levantamento estava previsto para ontem, mas uma falha no aplicativo atrasou o trabalho. Os objetivos da Edom passam por entender como as pessoas se deslocam dentro de Porto Alegre, quais modais de transporte utilizam e até como fazem eventuais pagamentos, entre outras informações. A partir daí, as estratégias de mobilidade urbana serão traçadas. O último estudo do tipo foi feito há 20 anos. A meta dos pesquisadores é visitar 10 mil residências, sorteadas conforme a região. No entanto, existe a preocupação com a possibilidade de rejeição dos moradores, algo verificado durante o projeto-piloto. Interessados em participar podem agendar entrevista pelo telefone 11-3097.8112, da Certare Engenharia e Consultoria, contratada para o serviço.


Reportagem Matinal

Famílias denunciam mortes por negligência do Hospital Vila Nova

Em uma sexta-feira de setembro de 2022, o aposentado Flávio Timm, 80 anos, foi internado no Hospital Vila Nova, zona sul de Porto Alegre, após uma crise de hipoglicemia. Passou o final de semana sem a avaliação de um médico, que só apareceu na terça. Neste período, ficou sem a alimentação por sonda prescrita pela UPA na qual buscou o primeiro atendimento. Quando sua glicemia baixava, os filhos de Timm eram orientados por enfermeiros a dar balas ao pai. No nono dia de internação, Timm morreu. “Tu não enxergas um médico no hospital: é um amontoado de técnicos de enfermagem e um enfermeiro-chefe”, diz o filho Fabrício, que cogitou levar o pai embora da unidade no colo, revoltado pela falta de assistência.

As circunstâncias da morte de Flávio Timm integram um inquérito que tramita na Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos do Ministério Público (MP-RS). O procedimento reúne ao menos outros oito relatos de negligência ocorridos no Vila Nova e apura as “condições sanitárias, de estrutura física, assistencial, recursos humanos e processos de trabalho”. 

Além do hospital, a Associação Hospitalar Vila Nova também gere o Hospital da Restinga e Extremo Sul e é a responsável pela atenção primária em saúde do SUS na zona sul da capital gaúcha, administrando 25 unidades e 63 equipes de saúde da família. Só em 2023, recebeu 85,6 milhões de reais da prefeitura e 41,6 milhões do governo estadual, segundo os portais da transparência de Porto Alegre e do Piratini. 

Leia a reportagem completa


Outros links:


O grande loteamento

Veiculamos hoje uma crítica em forma de crônica assinada pelo Coletivo Ambiente Crítico. O texto mistura elementos ficcionais a documentos públicos para sugerir que a construção de um loteamento na Fazenda do Arado é uma grande obsessão do prefeito.

Com a testa escorrendo suor sobre o nariz, um deles precisava ajeitar os óculos o tempo todo enquanto examinava os documentos que haviam protocolado no balcão. Um dos papéis dizia: “Requer Declaração Municipal [x] 824.9 – Parcelamento do solo”. Outro papel dizia: “Requer Diretrizes: [x] 840.0 Termo de Referência”. Em ambos, assinava no pé da página a empresa ARADO Empreendimentos Imobiliários Ltda. Outro documento, impresso em um papel timbrado de boa qualidade, era intitulado “Memorial Justificativo – Ponta do Arado”. Naquele dia, o funcionário que lia essas palavras estava muito mais preocupado com o conserto do ar-condicionado do que com aqueles documentos enfadonhos. Mal sabia ele que estava diante do nascimento de uma das maiores obsessões maníacas que já passou pelo balcão daquele escritório.

Leia o texto completo aqui.


Cultura

“Blue Jean” confronta a homofobia na Era Thatcher

Synapse Distribution/Divulgação

Escrito e dirigido pela estreante Georgia OakleyBlue Jean (2022) está em cartaz nos cinemas. Vencedor do prêmio de voto popular no Festival de Veneza do ano passado, o filme protagonizado pela atriz Rosy McEwen é ambientado em 1988 no Reino Unido, quando o governo da primeira-ministra conservadora Margaret Thatcher estava em plena campanha para impor sanções contra a população LGBTQIAPN+. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda

Às 12h30, o Musical Évora recebe recital do pianista Francisco Harzhe no Foyer Nobre do Theatro São Pedro.

O ator e dramaturgo Gilson de Barros conversa no Espaço Amelie sobre a peçaTrilogia Grande Sertão: Veredas, dirigida por Amir Haddad, que estará em cartaz de 4 a 6 de agosto na Casa de Cultura Mario Quintana.

Cia Del Puerto promove aula aberta de flamenco para o público infantil, às 18h30.

Os Fagundes apresenta o showDe Filho Pra Pai, às 20h, no Theatro São Pedro.

Veja a agenda completa


Você viu?

Mais uma manhã para torcer pela equipe brasileira na Copa do Mundo de futebol feminino – o grupo acaba de entrar em campo contra a Jamaica! Apesar da grande visibilidade que o torneio ganhou nesta edição, ainda existe muita desigualdade entre as atletas e seus colegas do time masculino. Por exemplo: o prêmio em dinheiro da Copa Feminina, cerca de 152 milhões de dólares, ainda é bem menor do que os 440 milhões de dólares da premiação da competição masculina realizada no Catar, no ano passado. Isso que o montante que será entregue às vencedoras neste ano é três vezes o valor de 2019 (50 milhões de dólares) e 10 vezes mais do que em 2015 (15 milhões). Ou seja, ainda falta muito para avançar, mas já superamos cenários piores.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.