Matinal News

Cardiologia soma dívidas milionárias e estuda cortar IPE

Change Size Text
Cardiologia soma dívidas milionárias e estuda cortar IPE Foto: Instituto de Cardiologia

Responsável por quatro em cada 10 cirurgias cardíacas feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado em 2022, o Instituto de Cardiologia tem dívidas de cerca de 45 milhões de reais, conforme apurou GZH. Além de possíveis demissões, está sendo analisada a possibilidade de deixar de atender pelo IPE Saúde a partir do mês que vem – 17% dos pacientes hoje são do convênio. A direção aponta a defasagem da tabela SUS e atendimentos em uma quantidade maior do que a acordada com os gestores públicos como fatores que colaboram para o endividamento. “Desde outubro do ano passado começamos a operar no vermelho e a crise foi se agravando”, afirmou o diretor-tesoureiro da instituição, Jorge Auzani. Uma gestão hospitalar e uma consultoria devem ser contratados pela Fundação Universidade de Cardiologia, que administra o local, numa tentativa de recuperação financeira.

Segunda colocada em licitação da coleta de lixo afirma que vai assumir serviço – A empresa Meta Ambiental afirmou à reportagem da Rádio Guaíba que está pronta para assumir a coleta automatizada de lixo em Porto Alegre. O grupo foi o segundo colocado na licitação para contratação emergencial. O consórcio que havia vencido o processo – oferecendo um preço cerca de 700 mil reais mais barato aos cofres públicos – desistiu da empreitada. As exigências de aumento no número de contêineres e a substituição dos equipamentos atuais seguem valendo. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos não se manifestou quanto ao chamamento da segunda colocada. Enquanto o processo transcorre, o consórcio Porto Alegre Limpa, atual responsável pelo serviço, recorreu da rescisão do contrato.

TCE analisa processo da Corsan nesta semana – O Tribunal de Contas do Estado vai apreciar processos referentes à privatização da Corsan nesta semana. Hoje a Primeira Câmara da Corte, composta por três conselheiros e o representante do Ministério Público de Contas junto ao Tribunal, julgará o processo de contas especiais da companhia, no qual a conselheira-substituta Ana Cristina Moraes manteve a cautelar que impede a assinatura do contrato de venda da Corsan. Também será analisada questão que trata do valor de venda da empresa – a estatal foi leiloada no fim do ano passado por 4,1 bilhões de reais. Amanhã será a vez do Pleno do TCE, composto por sete conselheiros, julgar as decisões tomadas pelo presidente da Corte, Alexandre Postal, que, por decisão monocrática, autorizou a assinatura do contrato, no início do mês. Procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, disse ao Correio do Povo que não acredita na possibilidade de revés na negociação. Costa ainda defendeu o sigilo do processo de privatização. 

Inquérito investigará ação da Brigada Militar na Cidade Baixa – Uma ação policial violenta na Cidade Baixa, na madrugada de domingo, foi registrada em vídeo por uma jornalista. A Brigada Militar buscava dissipar grupos que se concentravam na Travessa dos Venezianos, entre as ruas Lopo Gonçalves e Joaquim Nabuco, onde funcionam diversos bares, alguns abertos recentemente. “Eles começaram a avançar, vir para cima da gente. Questionamos o que a gente estava fazendo de errado”, relatou a autora da filmagem. Uma moradora que havia reclamado do barulho afirmou ter visto um policial engatilhando uma arma e disse que sua casa foi invadida por spray de pimenta. O público, de acordo com a moradora, teria retornado depois da dispersão. “Os PMs começaram a se irritar e tratar as pessoas igual cachorro”, acrescentou. A Brigada alegou ter “inúmeros chamados de emergência” por perturbação de sossego e informou que um inquérito será instaurado “para melhor esclarecimento dos fatos”. A ação foi realizada pelo 9º BPM, em conjunto com o 4ºRPM.


Outros links:

  • A Justiça concedeu a posse provisória do prédio da antiga Confeitaria Rocco, no Centro, à Prefeitura. O Município pode agora fazer os levantamentos para a contratação do projeto de restauro.
  • Furto de cabos telefônicos deixa familiares de pacientes sem contato com o Hospital São Pedro há mais de uma semana.
  • O Fórum de Catadoras/es de Unidades de Triagem de Porto Alegre cobra da Prefeitura o reajuste de 25% prometido pela gestão de Sebastião Melo (MDB) há seis meses.
  • Deputada federal em sexto mandato, Maria do Rosário apresentou seu nome ao PT como candidata ao Paço Municipal e já começou a conversar com possíveis aliados, informa Rosane de Oliveira.
  • Líder da oposição na Câmara, Roberto Robaina (PSOL) disse, após a reunião com Rosário, que defende o nome de Olívio Dutra (PT) como consenso no campo da esquerda.
  • Entre os 10 maiores partidos do RS, apenas PL e Republicanos, base que deu sustentação a Jair Bolsonaro, ganharam filiados desde as eleições do ano passado.
  • O plenário da Assembleia será reformado em breve, pela primeira vez em 56 anos. No período, as votações ocorrerão no Memorial do Legislativo, a antiga sede do parlamento.
  • O RS é a segunda principal porta de entrada para estrangeiros no Brasil, perdendo apenas para São Paulo, segundo o Ministério do Turismo.
  • Caiu número de famílias fora de casa após passagem do último ciclone pelo RS. De 1.190, agora são 810 pessoas desabrigadas ou desalojadas no Estado.
  • Efeito colateral das últimas chuvas, o alto volume de água que caiu sobre o Estado fez Bagé encerrar o racionamento de água após mais de seis meses.
  • Juremir Machado conversa com o filósofo Gilles Lipovetsky sobre autenticidade em sua coluna especial de hoje, que também passa por outros assuntos, de política à cultura.

S. e R., os Irmãos H.

Ângelo Chemello Pereira, que editou a Parêntese desde seu primeiro número, dedica-se agora a lecionar francês para estrangeiros na França. Nesta crônica, ele conta mais uma das tantas histórias interessantes que acontecem com seus alunos.

Os Irmãos H. são vindos da Síria. Os dois, S. e R., são gêmeos. E a história deles, que tem a ver com o Brasil, é um tanto fora do comum. 

Em geral, quando tenho alunos refugiados da guerra civil síria – gente perseguida, torturada, pessoas que se recusaram a pegar em armas pelo exército do ditador Bachar el-Assad – o percurso deles, antes de entrar na França, é traçado pelos territórios vizinhos da Líbia, da Turquia, do Egito. 

Mas o caso dos irmãos H. é outra coisa. Eles decidiram pegar um avião e entrar na França através do Brasil.


Leia a crônica completa aqui.


Cultura

“A Noite do Dia 12” assombra um policial francês

Pandora Filmes/Divulgação

Conhecido por comédias como Harry Chegou para Ajudar (2000) e Más Notícias para o Sr. Mars (2016), o cineasta Dominik Moll volta às telas em um outro registro no premiado A Noite do Dia 12 (2022), história que combina suspense e policial sobre um investigador tentando desvendar o caso complicado do assassinato de uma mulher. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda

Às 18h30, o projeto Terça Lírica inicia programação que segue até dezembro no Memorial do Judiciário RS, apresentando Rita, de Gaetano Donizetti, interpretada por Felipe Bertol (tenor), Gabriela Nunes (soprano) e Vinícius Braga (barítono).

Lola Bar celebra 11 anos em roda de samba com a participação de Thiago Ribeiro & Amigos, às 19h, no 7º andar da Casa de Cultura Mario Quintana

Bach Society Brasil apresenta concerto, às 20h, na Basílica Nossa Senhora das Dores.

Às 20h, o Farol Santander recebe show do Ronsax Quinteto, formado por Ronaldo Pereira (sax), André Mendonça (contrabaixo), Bruno Silva (trompete), Lucas Fe (bateria) e Ras Vicente (piano).

Sarau Elétrico apresenta edição com tema “País das Maravilhas“, às 20h30, no Bar Ocidente, recebendo a escritora Paula Taitelbaum e o cineasta Jorge Furtado, com canja de Paulo Mello.

Veja a agenda completa


Você viu?

A Constituição Federal vai ganhar sua primeira tradução oficial em uma língua indígena. A versão em Nheengatu, conhecida como tupi moderno, será lançada amanhã pela presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, em São Gabriel da Cachoeira (AM).  A tradução foi feita por indígenas bilíngues da região do Alto Rio Negro e Médio Tapajós, por meio de parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas e com a Escola Superior de Magistratura do estado. A iniciativa, ressalta o STF, também visa cumprir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 da Agenda 2030, cuja finalidade é promover sociedades pacíficas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.