Carta da Editora

A mentira venceu

Change Size Text
A mentira venceu Campanha de vacinação itinerante já começou nas escolas municipais de Porto Alegre | Foto: Cristine Rochol/PMPA

Veiculamos um dado na Matinal News da última terça que me deixou chocada. A gente vem acompanhando a baixa adesão às vacinas nos últimos anos, mas eu não estava ciente de que o índice era tão preocupante. De acordo com informações atualizadas ontem, em Porto Alegre, apenas 42,68% dos grupos prioritários se vacinaram contra a gripe. O quadro é ainda pior entre crianças e gestantes: só 22,68% do público infantil está protegido, e 26,99% das grávidas. Você sabe qual é a meta? 90%!

A vacina é gratuita e está disponível em todas as unidades de saúde da Capital para todo mundo. Não parece haver outra explicação para índices tão baixos que não seja a desinformação. Para vocês terem ideia do tipo de conteúdo que circula por aí, no início do mês de maio, a agência Lupa divulgou uma checagem para afirmar que não, não estão colocando vírus e fungos do câncer na vacina da gripe. Fungos do câncer.

A onda de mentiras sobre as vacinas não é de hoje. A tendência de queda nas coberturas no Brasil começou em 2016. Os anos Bolsonaro foram marcados por declarações que colocavam em dúvida a segurança e eficácia da imunização. Mesmo assim, em 2020 e 2021, Porto Alegre atingiu a meta. Já um ano atrás, estávamos só um pouco melhor do que hoje: 51,5%, segundo reportagem do Correio do Povo de 20 de junho de 2022. No Estado, a situação também preocupa. A cobertura entre os grupos prioritários é de 45,93%, e entre as crianças, 26,48%. 

Doenças respiratórias são as responsáveis pela recente alta na busca por emergências em Porto Alegre, e as crianças estão entre os principais pacientes. Para melhorar os índices neste grupo, a Prefeitura está repetindo um programa iniciado na pandemia, o Rolê da Vacina. Em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, a ação é realizada nas escolas municipais. 

Mas é preciso mais para se aproximar da meta. O índice entre os idosos vacinados é de 51% na Capital. Se você ainda não se vacinou contra a gripe, fica aqui meu pedido para que procure agora um posto de saúde para você e seus filhos. Se você já está protegido, envie o link com o serviço de vacinação nos grupos de WhatsApp e incentive seus amigos e parentes a se vacinarem. 

Tá na hora de voltar a postar selfie na frente do posto com as hashtags #VivaOSUS #VacinasSalvamVidas. Parece que o povo já esqueceu que foi a imunização que evitou uma tragédia ainda maior durante a pandemia da covid-19. Não é possível que a gente perca essa briga agora contra a gripe. 


Marcela Donini é editora-chefe do Matinal. Já tomou cinco doses de vacina contra a covid e também está imunizada contra a influenza. #VivaOSUS
Contato: [email protected]

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.