Matinal News

Chuva supera média histórica de novembro em um dia

Change Size Text
Chuva supera média histórica de novembro em um dia Foto: Pedro Piegas/ PMPA

A chuva que atingiu a capital durante o fim de semana superou a média histórica do mês inteiro em apenas 24 horas. Até o meio-dia de ontem, a marca chegou aos 110 mm, já ultrapassando o habitual de novembro em Porto Alegre – que é de 105,5 mm, de acordo com a MetSul. No fim da noite, o índice superava os 150mm na zona sul e passava os 184mm no Jardim Botânico, segundo o Inmet. Em decorrência do temporal, pelo menos nove famílias tiveram de deixar suas casas no domingo. A Defesa Civil ainda atendeu ocorrências de destelhamento e transbordamento de arroios nos bairros Restinga, Partenon e Ponta Grossa, além de cinco chamados de quedas de árvores. A situação nas áreas próximas ao Lago Guaíba estão sendo monitoradas. No Litoral Norte do estado, ao menos três municípios registraram estragos. Em Santo Antônio da Patrulha, Arroio do Sal e Terra de Areia, houve destelhamentos de casas, postes e árvores caídas e rodovias bloqueadas. O início da semana ainda será marcado pela instabilidade

Preço dos aluguéis sobe em Porto Alegre – Nos últimos 12 meses, o preço médio dos aluguéis em Porto Alegre subiu 14,28%, segundo dados do Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb. Dos 42 bairros analisados, 38 tiveram alta no período. O lugar mais caro na capital é o Três Figueiras, onde o preço por metro quadrado era de 58,9 reais em outubro. Quem quiser morar por lá vai desembolsar, por mês, aproximadamente 2.591,60 reais por um apartamento de um dormitório, e 3.887,40 reais por um de dois. Praia de Belas (45,5 reais o metro quadrado) e Mon’t Serrat (44,7 reais) aparecem na sequência na lista dos bairros mais caros. Partenon e o Jardim Botânico foram os que registraram maior valorização do ano passado para cá. Nesses dois bairros, os alugueis subiram 51,7% e 51,1%, respectivamente. Bela Vista é o bairro onde houve maior desvalorização: -12,6% no acumulado. Na cidade, o valor médio do metro quadrado para aluguel é de 31,52 reais.


Reportagem Matinal

Prefeitura de Porto Alegre quer abrir vagas de pré-escolas em prédios desocupados do estado

Em reunião na sexta-feira, representantes da Secretaria Municipal de Educação (Smed) anunciaram que a prefeitura negocia 800 vagas para a pré-escola em imóveis que pertencem ao governo do estado e estão desocupados. As novas matrículas devem ser disponibilizadas já em 2024, para crianças de 4 e 5 anos, idade de frequência escolar obrigatória.

O montante, no entanto, está longe de contemplar todas as crianças dessa faixa etária. Um levantamento inédito da Matinal, com base no Censo 2022 do IBGE, mostrou que 6 mil crianças de 4 e 5 anos estão fora da escola. Considerando ainda o grupo de 0 a 3 anos, a prefeitura precisa criar 12,3 mil vagas para atender à meta do Plano Nacional de Educação (PNE).

Mas o número trabalhado pelo executivo é bem menor: cerca de 5 mil crianças de 0 a 5 anos estão na fila de espera hoje. Essa é a demanda manifesta, ou seja, que representa aquelas famílias que buscaram vaga em 2023 e não foram atendidas. No início do ano letivo, o total era de 6,3 mil.  

Apesar da negociação com o estado e do plano de um novo edital para ampliar a rede de escolas conveniadas, a prefeitura não vai zerar o déficit em 2024. Leia a reportagem completa

Conselheiros solicitam autoconvocação para votar saída do reitor da UFRGS – Um grupo de 35 integrantes do Conselho Universitário da UFRGS (Consun) protocolou um pedido para votar o processo sobre a destituição do reitor Carlos Bulhões e da vice-reitora Patrícia Pranke em 24 de novembro. Pelo regimento, a sessão precisa ser agendada pelo próprio Bulhões, que também preside o Consun, a instância deliberativa máxima na universidade, que conta com 77 conselheiros. Mas, como já se esperava, Bulhões não convocou a reunião no último mês, apesar de o parecer sobre o caso já estar pronto para ser analisado. O documento que justifica sua saída tem mais de 120 páginas e foi aprovado por unanimidade pelo colegiado especial que se debruçou sobre o caso, aberto no primeiro semestre. Leia a reportagem no site da Matinal.


Outras notícias:

  • A prefeitura reverteu na justiça a decisão que determinava o compartilhamento das informações sobre a auditoria da Smed. O executivo embasou o pedido no resguardo do sigilo de dados.
  • O município nomeou 337 novos professores e 34 monitores para rede municipal de ensino de Porto Alegre.
  • Quatro crianças de 5 a 9 anos que se perderam na região do Morro da Cruz, na capital, foram encontradas pelos bombeiros.
  • Reportagem de GZH aborda o projeto de concessão do Delta do Jacuí, criticado por ambientalistas. Segundo o Piratini, a proposta implementaria um parque pensado há mais de 40 anos.
  • Moradores de Cidreira se reuniram para um abraço simbólico contra a demolição do Bar Azul, um dos pontos tradicionais do município.
  • Após duas fortes estiagens no verão, a Lagoa do Peixe, no sul do RS, retomou seu nível normal com as chuvas recentes. Entretanto, a vida marinha na região só deve voltar à normalidade em dois anos.
  • Estão abertas mais de 300 vagas em 18 concursos públicos no estado. As oportunidades estão disponíveis para diferentes áreas de atuação e todos os níveis de escolaridade.
  • O Grêmio perdeu ontem e viu as chances de título reduzirem, mas Nando Gross não deixa de exaltar o ano de Luis Suárez. “O uruguaio não apenas marca gols; ele lidera, inspira e, acima de tudo, dá o exemplo”.

Juremir Machado da Silva

Feira do Livro de Porto Alegre ontem e hoje

Dizer que estive na Feira do Livro de Porto Alegre um dia, quando havia um grande bar improvisado no meio da praça, com Edgar Morin, Jean Baudrillard e Michel Maffesoli. Jean pedia uma caipirinha atrás da outra. Michel, ostentando sua indefectível gravata borboleta, não deixava por menos. Havia gente por todo lado. E houve a Feira do Livro com Michel Houellebecq. Nas minhas lembranças da Feira do Livro há sempre tanta gente quanto livros. Falava-se de pós-modernidade, de Borges e de Proust. Digeria-se lentamente um churrasco interminável. A vida era pura fruição.

Leia a coluna completa


Cultura

Festivais exibem filmes inéditos e clássicos de França e Itália

“Brigitte Bardot”. Foto: 14º Festival Varilux de Cinema Francês/Divulgação

Dois festivais exibem filmes para quem deseja acompanhar a produção contemporânea francesa e italiana. Até 22 de novembro, o 14º Festival Varilux de Cinema Francês apresenta 19 longas recentes, além de dois clássicos e uma série sobre a diva Brigitte Bardot. Já o Festival de Cinema Italiano no Brasil apresenta 32 filmes, incluindo 16 longas inéditos e títulos antológicos. Confira as dicas de Roger Lerina para os festivais italiano e francês.

Agenda 

Na Feira do Livro, a cantora Pâmela Amaro autografaCasa de Versos, às 16h, e participa do Sarau Poesia e Samba, às 18h, no Teatro Carlos Urbim, com Fátima FariasGuaíra Soares e Alemão Charles do Cavaco – relembre a entrevista com a cantora sobre o álbum Samba às Avessas.

Ainda na Feira do Livro, o escritor Heitor Bergamini autografa Agri Doce, às 17h.

Às 19h30, o músico René Floydcanta no Parangolé Bar

Trabalhos Espaciais Manuais laçou o single Prazerá, com participações de Di Melo Lívia Nery – a faixa integra o álbum Ponto de Curva, que será lançado em breve pelo grupo.

V744Atelier inaugurou sábado a exposiçãoLugares que Ainda Não Visitei, de Patrícia Bohrer.

A cantora Miri Brock lançou a faixa Nem Vem nas plataformas de streaming.

Clique nos links para informações sobre ingressos, endereços e detalhes dos eventos.

Veja a agenda completa


Você viu?

O aplicativo de mobilidade urbana Garupa tornou-se o primeiro a contratar motoristas via CLT. A modalidade está sendo implementada gradualmente em Porto Alegre, Santa Maria e Balneário Camboriú (SC). Além de direitos básicos e um salário base de 3 mil reais, os trabalhadores terão plano de saúde e o combustível pago pela empresa, que hoje conta com 64 mil motoristas. A Garupa manterá como autônomos os trabalhadores que não desejarem migrar para a nova modalidade.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.