Matinal News

Ciclovia da Ipiranga: 3 meses fechada e sem previsão para reabrir

Change Size Text
Ciclovia da Ipiranga: 3 meses fechada e sem previsão para reabrir Ciclovia da avenida Ipiranga. Foto: Júlio Ferreira/ PMPA

Fechada desde o dia 6 de setembro, uma das principais vias para o deslocamento de ciclistas na capital vai seguir sem bicicletas por tempo indeterminado. Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, o estudo geotécnico necessário para avaliar as causas do desmoronamento dos taludes está sob a responsabilidade do DMAE e deve ficar pronto apenas no início de fevereiro, e não mais em dezembro, como era previsto. Só depois será possível identificar as medidas necessárias para a reconstrução das partes erodidas depois das fortes chuvas que atingiram a cidade neste ano. Vale lembrar que em julho uma parte da pista próxima ao Planetário já havia sido bloqueada. A prefeitura espera liberar alguns trechos em até 30 dias. Até lá, a orientação é que os ciclistas dividam as calçadas com os pedestres. Ao menos um dos segmentos afetados foi construído a partir de uma contrapartida de uma construtora, estratégia que vem sendo utilizada de forma recorrente pela prefeitura desde 2017, conforme mostrou a Matinal em março. Porto Alegre tem hoje 79,91 km de malha cicloviária e uma promessa da gestão Melo de chegar a 100 km até o final de 2024. Para atingir a meta, o executivo vai ter que acelerar o ritmo, já que, no primeiro semestre deste ano, foram implementados apenas 2 novos quilômetros de ciclorrotas.

Janela partidária deve movimentar quase um quarto da Câmara dos Vereadores – De olho na eleição do próximo ano, ao menos 8 dos 36 integrantes da Câmara Municipal cogitam migrar para um novo partido entre os dias 6 de março e 6 de abril, período em que é possível mudar de sigla sem perder o mandato. Segundo apurou a coluna de Rosane de Oliveira, de GZH, entre os nomes que estudam o movimento estão Ramiro Rosário (PSDB), Mônica Leal (PP), Cassiá Carpes (PP) e Jessé Sangalli (Cidadania). A insatisfação com os rumos do PP unem Mônica e Cassiá, mas ambos ainda não decidiram para onde vão. Jessé Sangalli disse estar descontente com a federação do Cidadania com o PSDB, mas também ainda não escolheu sua nova sigla. O caso de Rosário é o mais certo. O deputado que recentemente usou o ChatGPT para criar um projeto de lei vai para o Novo. Nesta dança das cadeiras, quem deve deixar o Novo é Mari Pimentel. À Matinal, a vereadora confirmou a possibilidade: “O Novo adotou uma bandeira muito próxima ao PL. A gente não se mostrou liberal e ficou muito mais como um ‘puxado’ do PL. O lado liberal, que é meu perfil, está diminuindo. É nessa perspectiva que eu reavalio. Mas ainda não falei com outros líderes partidários”.

Detentos denunciam condições insalubres em nova penitenciária – Em apenas uma semana de funcionamento, a Penitenciária Estadual de Charqueadas (PEC) II já tem relatos de acúmulo de lixo, comida estragada e higiene precária. Na segunda-feira, representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública vistoriaram o local. Às autoridades, os detentos disseram que precisaram jogar restos de comida pelas grades, no pátio, pois não receberam sacos e nenhum tipo de assistência para manter as celas limpas. Houve relatos de banheiros entupidos de comida e sujeira na sala de espera dos visitantes. Os presos também reclamaram de calor, situação agravada pela ausência de tomadas para ventiladores. A Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo e a Susepe disseram que a penitenciária está funcionando dentro da normalidade e a ausência de tomadas é uma estratégia de enfrentamento do crime organizado. A juíza Sonali da Cruz Zluhan, que esteve no local, criticou a medida: “É a falência total do Estado. Eles não conseguem bloquear sinal nem evitar que o celular entre (na cadeia), aí tiram as tomadas. Imagina o calor, eles estão enlouquecidos lá dentro”. A PEC II foi inaugurada em 27 de novembro e é considerada pelo estado a penitenciária mais moderna e eficiente do RS.

Biblioteca Pública anuncia mudanças – A Biblioteca Pública do Estado vai mudar o setor de empréstimos da entrada da rua General Câmara para o acesso principal, na rua Riachuelo. Segundo a diretora da instituição, Ana Maria de Souza, o objetivo é proporcionar mais conforto e estreitar a relação entre o público e o prédio histórico, restaurado recentemente. Com a mudança, vai ser possível retirar livros também aos sábados – até agora, a entrada da antiga Rua da Ladeira funcionava apenas de segunda a sexta. No antigo setor de empréstimos será aberta uma gibiteca. A ideia, segundo a diretora, é que o local ofereça, além de uma grande coleção de gibis e revistas em quadrinhos, um ambiente para oficinas e debates. A Biblioteca Pública do Estado funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h, com entrada gratuita. Para se associar é preciso apresentar comprovante de residência e documento de identificação com foto, além de pagar uma taxa única de 10 reais.


Outras notícias:

  • Relatório final das CPIs da Educação é aprovado sob controvérsias. Com quatro votos contrários em cada uma das comissões, os vereadores apontaram superficialidade e favorecimento ao governo Melo.
  • Coração da administração do RS, o Centro Administrativo Fernando Ferrari poderá ser interditado caso a finalização do PPCI atrase mais do que o previsto.
  • Passagem do Catamarã vai subir de 15 para 16,85 reais. O reajuste faz parte da revisão de tarifa que acontece a cada cinco anos.
  • Reportagem de GZH evidencia a arquitetura hostil de Porto Alegre, que afeta pessoas em situação de rua.
  • Deputados estaduais aprovam projetos do executivo que reestruturam as carreiras da Polícia Civil, Brigada Militar e Bombeiros.
  • O Piratini liberou 4,83 milhões de reais para 3.968 famílias atingidas por desastres naturais, totalizando 14,5 milhões de reais até agora. 
  • A prefeitura de Santa Maria lançou o edital da licitação para a construção do memorial em homenagem às vítimas da tragédia da Kiss.
  • Juremir já está em clima de fim de ano: “​​Cada ano é como uma estrada que se espirala em curvas sempre mais intensas e em retas sempre mais curtas e silenciosas.”

Relâmpagos

O tempo é o fio condutor desta edição especial de dezembro. Lívia Pasqual, diretora de fotografia, propõe uma reflexão sobre o tempo na imagem cinematográfica e analisa como tem mudado a nossa relação com o relógio como espectadores.

A contemporaneidade nos trouxe para o limite da recusa da duração. Não raro ouço de amigos que escolhem o que vão assistir pela duração do filme. Se tiver duas horas não posso. Não aguento. É demais. O mesmo acontece com a relação intra-plano: quanto tempo pode durar uma imagem até que haja um corte para a imagem seguinte? Dez segundos? Dois segundos? Quanto tempo dura uma imagem até que alguém pegue seu celular e atravesse-a com outra imagem?

Leia o texto completo aqui.


Cultura

“A Estranha Comédia da Vida” acompanha um autor à procura de personagens

Risi Film/Divulgação

O filme italiano A Estranha Comédia da Vida (2022), de Roberto Andò, transita entre o drama e a comédia em uma história que mostra o célebre escritor e dramaturgo italiano Luigi Pirandello (1867 – 1936) em retorno à sua cidade de origem na Sicília durante uma crise criativa. Confira a resenha de Roger Lerina. 

Agenda 

O jovem Leonardo Fernandez apresenta recital de piano na programação do Musical Évora, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro, às 12h30. 

Teatro Oficina Olga Reverbel recebe o espetáculo solo Alma na Pele, de Lara Bittencourt, às 19h.

A fanfarra Bate Sopra lança seu novo EP, Transmutação Urbana, com show no Agulha, às 21h. Confira a entrevista com o grupo. 

Clique nos links para informações sobre ingressos, endereços e detalhes dos eventos.

Veja a agenda completa


Você viu?

Porto Alegre faz história ao lançar o primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino (CDFF) do país. Financiado pelo Ministério do Esporte e com apoio adicional da prefeitura, o programa irá oferecer, sem custo, treinamentos para meninas de 13 a 17 anos nos campos da Orla, a partir de 4 de janeiro. Com um investimento de mais de 200 mil reais, a iniciativa vai disponibilizar o equipamento necessário e profissionais de educação física para promover atividades três vezes por semana, em turno inverso ao escolar. As inscrições para as 120 vagas estão abertas até 14 de dezembro, priorizando estudantes das redes municipal e estadual.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.