Matinal News

Comunicadora da TV Pampa é indiciada por discriminação contra povo palestino

Change Size Text
Comunicadora da TV Pampa é indiciada por discriminação contra povo palestino Foto: Naaman Omar, apaimages, via Wikimedia Commons

Quatro meses atrás, na edição de 10 de outubro do programa Atualidades Pampa, a apresentadora Ali Klemt afirmava, sobre os ataques israelenses à Faixa de Gaza, que “não tem outra forma, a não ser realmente dizimando uma população que acha que matar assim aleatoriamente tá tudo certo”, conforme denunciou a Matinal à época. Agora, a comunicadora foi indiciada pela Delegacia de Combate à Intolerância de Porto Alegre por praticar, induzir ou incitar discriminação contra etnia ou procedência nacional – a acusação pode levar à penalidade de reclusão de um a três anos e multa. De acordo com informações da Coletiva.net, foram registradas três ocorrências por grupos que representam o povo palestino no Rio Grande do Sul.

Secretária considera “assustador” o quadro de dengue para 2024 – A secretária estadual da Saúde do RS, Arita Bergmann, expressou preocupação com o drástico aumento de casos de dengue no estado e disse ser “assustador o que temos esse ano”. Bergmann apontou um crescimento 16 vezes maior nas primeiras cinco semanas do ano em comparação com o mesmo período de 2023. Dois óbitos já foram confirmados. A situação é ainda mais alarmante considerando que o pico de casos geralmente ocorre em abril. Com 466 municípios enfrentando níveis significativos de infestação, a secretaria está focada em fortalecer o diagnóstico precoce para evitar casos graves e a necessidade de internações em UTI. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez um pronunciamento ontem à noite pedindo apoio à população no enfrentamento à dengue. No Brasil, as mortes pela doença cresceram 140% em uma semana

Não custa lembrar: ivermectina não é eficaz contra dengue.

Perda de professores e baixo investimento em educação

De 2006 a 2022, o número de professores efetivos no magistério estadual caiu 57,7%. É o que mostra o 3º Observatório da Educação Pública no Rio Grande do Sul, lançado ontem na Assembleia Legislativa. O documento também denuncia a gestão de Eduardo Leite por investir cerca de metade do que deveria na educação em 2022, já que parte da receita foi aplicada em pagamento de inativos, o que seria vedado por lei. (Fonte do gráfico: SEFAZ – Portal BI – Cubos/RHE)

Leia a íntegra do relatório.


Cais Mauá é leiloado; Melo promete “licenciar rápido”

O governo do estado realizou ontem o leilão de concessão do Cais Mauá, na B3, em São Paulo. O consórcio Pulsa RS apresentou a proposta com deságio de 0% na contraprestação pública máxima, mantendo o valor em 144,8 milhões – o que significa que a oferta foi feita pelo valor integral estipulado, sem aplicar nenhum desconto sobre a quantia máxima que o governo estava disposto a aceitar para o projeto –, e foi considerado vencedor. Este valor será repassado pelo estado em troca de investimentos de 353,3 milhões na área ao longo das próximas três décadas.  

O leilão foi o resultado de um longo processo que incluiu dois adiamentos devido à ausência de propostas e uma terceira alteração de data anunciada em 2023. O prefeito Sebastião Melo e o governador Eduardo Leite estiveram no leilão. Melo disse que vai trabalhar para “licenciar rápido” o empreendimento. Também avaliou que as mudanças urbanísticas no Centro já feitas garantem segurança jurídica ao projeto, e disse: “queremos começar essa obra, sob a liderança do governador, para anteontem”. Leite disse que estará atento ao processo para evitar as frustrações dos projetos anteriores.

Um breve histórico – A primeira tentativa de concessão do Cais Mauá ocorreu em 2010. À época, o consórcio Cais Mauá do Brasil falhou em revitalizar a área devido à inação e à falta de garantias financeiras, o que culminou na rescisão do contrato pelo governo estadual. A complexidade aumentou com a Operação Gatekeeper em 2018, que investigou desvios em fundos de investimento. A gestão então passou para a LAD Capital, que buscou atrair investimentos privados. Um dos resultados desse movimento foi a inauguração do Cais Embarcadero em 2021, que será de responsabilidade da Pulsa RS após a assinatura do contrato.


Outras notícias:


A ministra y su posto

Em sua primeira colaboração na Parêntese, o psicanalista Evandro Machado Luciano convida os leitores a pensarem sobre o Suposto Saber ou, traduzindo, por que acreditamos naquilo que acreditamos? Uma reflexão que passa também por questões de gênero.
 
Quando uma mulher fala, é preciso um trabalho árduo para que a sociedade a escute. E não importa qual seu cargo, nem se ela está usando terno importado. Ela pode estar na posição de autoridade máxima – se ela disser que vai estocar vento, todo mundo vai rir, porque ela “nem sabe o que está falando”. Se uma mulher negra, num cargo ministerial, disser que um dos nossos maiores problemas hoje é o racismo ambiental, aí sim que a gargalhada vem. Logo depois, será necessário uma discussão de vários meses: “racismo ambiental existe?”, “Claro que sim”, “Claro que não”. “Ela é louca”. “Não deve nem ter faculdade”. 

Leia o texto completo aqui.


Cultura

“Pobres Criaturas” saúda o nascimento da mulher moderna

Disney Studios/Divulgação

Indicado ao Oscar em 11 categorias, incluindo melhor filme e direção, Pobres Criaturas (2023) é uma obra superior. O roteiro engenhoso narra a jornada de autodescoberta e emancipação de uma mulher revivida no sentido mais amplo do termo – brilhantemente encarnada pela atriz Emma StoneLeia a resenha de Roger Lerina.

Agenda 

Cia Lúdica comanda as brincadeiras do Bloquinho do BarraCadabra, às 17h30, no Barra Shopping Sul.

Às 19h, a Casa Baka inaugura a mostra coletiva Lomba Abaixo, reunindo 16 artistas, tendo como temática o carnaval.

espetáculoTrago Sorte Mentira & Morte, com direção de Celso Zanini, tem duas sessões no Theatro São Pedro, hoje e amanhã, às 20h, integrando os últimos dias de programação do Porto Verão Alegre (PVA).

Às 20h30, no Teatro Bruno Kiefer, o dramaturgo Fernando Kike Barbosa dirige a Valsa nº 6, livre adaptação da obra de Nelson Rodrigues. (PVA)

Bar Ocidente recebe, às 21h, o espetáculoOs Males do Fumo, texto de Anton Tchekhov com direção de Renato Del Campão. (PVA)

Clique nos links para informações sobre ingressos, endereços e detalhes dos eventos.

Veja a agenda completa


Você viu?

Em Paris, para melhorar o ar da cidade e tornar a capital francesa mais verde, a população aprovou em referendo a proposta da prefeita Anne Hidalgo, que aumenta o preço dos estacionamentos para veículos utilitários esportivos (SUVs). O argumento é a alta das emissões carbônicas desses carros. Uma medida como essa no Brasil teria um impacto enorme: aqui, esse tipo de veículo já representa 50% das vendas de automóveis zero quilômetro.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.