Matinal News

Em greve, Carris opera parcialmente no dia em que deve ser privatizada

Change Size Text
Em greve, Carris opera parcialmente no dia em que deve ser privatizada Saída dos ônibus na garagem da Carris. Foto: Gustavo Roth/EPTC/SMMU

Após intermediação judicial, os rodoviários definiram que a Carris irá operar com 60% de sua frota nesta segunda-feira, primeiro dia de greve. Das 21 linhas da companhia, 11 não vão circular, duas terão tabela parcial e oito não serão afetadas. A mobilização é um protesto contra a privatização da estatal, que tem mais de 150 anos de história. A abertura dos envelopes do leilão ocorrerá no início da tarde de hoje e o lance mínimo é de 109 milhões de reais, incluindo a venda de ações e bens, como ônibus e terrenos, e a concessão por 20 anos com a operação de 20 linhas da Carris. O modelo de privatização adotado por Sebastião Melo (MDB) é criticado pelo coordenador do Programa de Mobilidade Urbana do Instituto de Defesa do Consumidor, Rafael Calabria. “O empresário vai estar estável na situação, muito pouco risco de sair, não tem nenhuma possibilidade de perder e não tem nenhum estímulo para melhorar o serviço, pra respeitar os critérios de qualidade, frequência, etc. Então, gera um ambiente de desrespeito às regras de qualidade por falta de controle público”, argumentou em entrevista ao Sul21.

Cresce a participação popular na votação para o Conselho Tutelar da capital – O número de votantes na eleição do Conselho Tutelar de Porto Alegre neste ano chegou a 43.908 e já superou o de participantes do pleito de 2019, que encerrou com 43.754 votantes. O total de eleitores ainda vai crescer com a realização da disputa na região das ilhas, que foi adiada em razão dos transtornos provocados pelas chuvas recentes. A nova data ainda não foi divulgada. Neste domingo, nas outras nove microrregiões da cidade, 45 novos conselheiros tutelares e 90 suplentes foram eleitos em uma eleição que transcorreu sem passe livre, ao contrário dos anos anteriores. A confirmação oficial da nominata para o Conselho Tutelar ocorrerá até 25 de dezembro, após a Comissão Eleitoral e o Ministério Público analisarem os pedidos ou denúncias referentes ao pleito. A posse irá ocorrer em 10 de janeiro de 2024. Leia mais no site da Matinal.

Projetos contra calotes em trabalhadores terceirizados avançam na Assembleia – A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 324/2019 na terça-feira passada. De autoria do deputado Luiz Fernando Mainardi (PT), o texto prevê a criação de um mecanismo que controle as provisões de encargos trabalhistas que devem ser pagos aos trabalhadores de terceirizadas contratadas pelo estado. Um dia antes da aprovação, reportagem da Matinal mostrou como funciona um esquema liderado por três empresários, acusados de aplicar calotes no poder público há 15 anos. Usando os nomes de trabalhadores como laranjas para fazer os contratos com a prefeitura e o estado, o trio embolsa os valores de encargos trabalhistas futuros – pagos pelos órgãos públicos de forma adiantada – e somem. Outro PL semelhante também tramita na ALRS. A proposta de Luciana Genro (PSOL) também foi aprovada por unanimidade na CCJ, no dia 19, e agora está na Comissão de Segurança e Serviços Públicos.


Reportagem Matinal

Estudantes sofrem para se manter no ensino médio após Melo cortar isenções na passagem de ônibus

Jéssica Gabriely Maciel Prates, 18 anos, não conseguiu vaga na escola de ensino médio próxima à casa onde mora com a avó, na Cruzeiro, zona sul de Porto Alegre. Para ir ao Julinho de ônibus, distante 2,5 quilômetros, pede dinheiro à avó, que nem sempre tem o suficiente para dar à neta. Jéssica, então, pega emprestado o vale-transporte da tia, Lucimara, que vai a pé para o trabalho para ceder a passagem à sobrinha. Mas isso nem sempre dá certo. Em dias de chuva, Jéssica não consegue ir à aula e foi desligada de um estágio por estar infrequente.

Victor Juan Mendes de Aguiar, 16 anos, morador do bairro São José, contíguo ao Morro da Cruz, caminha 10 quilômetros para ir à escola porque não conseguiu o TRI Escolar mesmo cumprindo todos os requisitos para ter 75% de desconto na passagem. Proposto pela gestão de Sebastião Melo (MDB) e aprovado em 2021, o corte da gratuidade e as mudanças na isenção a uma série de categorias, entre elas a de estudante, tornaram a ida à escola um fardo para os jovens das periferias da capital que moram distantes das escolas, concentradas nas áreas centrais. 

A concentração é parte de uma compreensão de que era necessário oferecer as vagas próximas aos locais de trabalho, explica a professora da UFRGS Patrícia Marchand. Também havia o entendimento da importância de dar acesso ao centro a estudantes que vivem em bairros periféricos. “Para o estudante ter essa chance de conhecer a cidade onde vive, ele precisa do direito à mobilidade urbana, precisa ter a passagem garantida. A passagem é a base dessa cidadania”, completa a professora Paola Cavalcante Ribeiro, vice-diretora do Colégio Estadual Júlio de Castilhos.

Leia a reportagem completa


Outros links:


Juremir Machado da Silva

O aniversário do Correio do Povo

Ontem, 1º de outubro, o Correio do Povo completou 128 anos de idade. Fundado por Caldas Júnior em 1895, cujo pai fora executado pelos florianistas em Desterro, na revolução federalista de 1893-1895, o jornal nascera para ser independente de qualquer governo. O que diria Caldas sobre o destino do seu jornal, transformado em porta-voz do bolsonarismo mais faccioso?

Leia a coluna completa.


Cultura

Drica Moraes refulge em “Pérola”

H2O Films/Divulgação

Um dos maiores sucessos do teatro brasileiro nos anos 1990, Pérola chega ao cinema em uma adaptação dirigida pelo ator Murilo Benício. No filme, a atriz Drica Moraes brilha como uma mãe de personalidade forte e solar que comanda o funcionamento de toda a família e tenta estabelecer uma relação mais próxima com o filho jovem – o futuro dramaturgo Mauro Rasi, morto em 2003. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda

Museu da Comunicação Hipólito José da Costa apresenta a mostraTição: Existência e Resistência, que conta a história do periódico Tição, lançado em 1978, com foco na afirmação e resistência da população negra.

4ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea do Sul exibe vídeos de artistas latino-americanos, de hoje a sexta-feira, com sessões às 16h e 19h, na Sala Redenção.

Gaúcha radicada em Recife, a violinista Paula Bujes lançou o singleNa Sombra da Cajazeira, acompanhada da cantora Alessandra Leão.

A banda Trabalhos Espaciais Manuais divulgou A Sombra Não É o que Parece, primeiro single do álbum Ponto de Curva.

O duo Bel Medula lançou a faixa Samambaia, que fará parte do álbum A Dança do Caos.

Veja a agenda completa


Você viu?

“No meio do silêncio e do verde

A presença de Deus fica mais clara.

Essa luz ilumina os porões da mente, desfaz o mofo, espanta os fantasmas.

Com cuidado, chamo a isso de ‘felicidade’

Ela pousa, muito leve, no telhado dessa casa.”


Esses são versos inéditos do escritor Caio Fernando Abreu, encontrados recentemente em Gramado. O poema homenageia a casa localizada no sítio onde o autor se hospedou em 1989, durante uma ida ao Festival de Cinema, a convite do sogro da irmã, Márcia. A família já sabia da existência do texto, mas até então não tinha encontrado o documento original. De acordo com a irmã do poeta, não se tem notícia de que ainda possam existir outros textos inéditos do autor. Caio Fernando, que também foi jornalista, morreu em 1996, em Porto Alegre.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.