Matinal News

Empresa Viamão vence o leilão da Carris

Change Size Text
Empresa Viamão vence o leilão da Carris Foto: Alex Rocha/PMPA

A Empresa de Transporte Coletivo Viamão Ltda foi a vencedora do leilão que privatizou a Carris, nesta segunda-feira. A companhia de transporte público da Capital, fundada por D.Pedro II em 1872, foi vendida pela gestão Sebastião Melo (MDB) por 109,9 milhões de reais, pouco acima do lance mínimo previsto, de 109,8 milhões. A Viamão, que já atua na região metropolitana e tem 70 anos de história, vai operar por duas décadas 20 linhas da Carris, que manterá o nome. Também ficam com a nova empresa ações e bens, como ônibus e terrenos que eram da antiga companhia pública.

A Viamão deve iniciar suas operações no primeiro trimestre do ano que vem, depois de vencidos os prazos para recursos. O leilão teve uma segunda interessada, a Viação Mimo. Desclassificada por não ter garantias aprovadas pela Secretaria da Fazenda, a empresa paulista informou que deverá recorrer.

Um dos primeiros compromissos da vencedora será climatizar todos os veículos. Até o fim do primeiro ano de contrato, será preciso adquirir 60 ônibus com ar-condicionado. No leilão, Melo afirmou que a privatização “deve impactar na passagem”, sem dar mais detalhes, conforme o Sul21. Por ora, seguem os 4,80 reais. A tarifa deve ser alterada apenas em fevereiro. Apesar de ter sido arrematada com ágio baixo, o prefeito ficou satisfeito com o resultado. “O sistema de transporte público faliu antes da pandemia e se escancarou na pandemia”, reiterou.

O pagamento ao município será feito em 60 parcelas. Entre as razões alegadas pela prefeitura para a desestatização estão o alto custo de operação da companhia (cerca de 20% maior do que o de outras operadoras, segundo o executivo) e a necessidade de investimentos para qualificar o serviço ao passageiro. A companhia, que já foi eleita duas vezes a melhor empresa de transporte do Brasil, acumulou 345 milhões de reais em déficit, valor somado entre 2011 e 2020.

Fim da greve – O resultado do leilão desmobilizou os rodoviários da Carris, que haviam decretado greve contra a privatização. A intenção, agora, é readequar o quadro dentro dos serviços prestados pela empresa vencedora do leilão. A Viamão prometeu “selecionar os mais dedicados” entre os funcionários.


O que mais você precisa saber

Defesa Civil emite alerta para temporal amanhã – A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta preventivo em razão da possibilidade de queda de granizo, temporais isolados, ventos de cerca de 50 km/h, além de altos índices de chuva, que podem passar os 60 milímetros – quando o esperado para o mês todo são 153,2mm. Outubro, conforme a MetSul Meteorologia, é um mês historicamente marcado por temporais de chuva intensa e granizo. Acontece que com o El Niño, esses eventos tendem a ser mais frequentes. Na capital, esses temporais chegam em um momento de recuperação das enchentes de setembro, com 182 pessoas ainda fora de suas casas – neste grupo, 102 são moradores da região das ilhas. Ontem à tarde, o nível do Guaíba estava 22 centímetros acima da cota de inundação na Ilha da Pintada.

Justiça impede o fechamento do último hospital colônia do Brasil – O fechamento do Hospital Colônia de Itapuã foi suspenso pela justiça na quarta-feira passada. O objetivo da decisão é garantir o direito dos três últimos ex-hansenianos a ficar no local para onde foram levados compulsoriamente e vivem há mais de 50 anos. A retirada gradual dos últimos pacientes começou em 2021, quando restavam 17 pessoas no hospital – a maior parte do grupo está em residências terapêuticas mantidas pela prefeitura de Viamão, em convênio com o governo estadual. A permanência dos últimos pacientes é um pedido do Ministério Público Estadual, que também vai investigar as condições de remoção das outras 14 pessoas. Eles poderão retornar, se quiserem. O MP ainda deve definir o destino do terreno de 128 hectares que pertence ao hospital e está localizado em área de preservação permanente, junto ao Parque de Itapuã.

Puxado pela capital, RS volta a fechar mês com saldo positivo de empregos – Depois de três meses em queda, dados do Caged apontam que o emprego formal no RS registrou saldo positivo em agosto: 2.561 vagas com carteira assinada. O número reflete as 123.106 contratações e as 120.545 demissões ocorridas no período. Porto Alegre ficou responsável por boa parte do resultado positivo, com 1.479 vagas de trabalho formal criadas no mês. Em nível estadual, o setor de serviços apresentou o melhor desempenho: 5.168 novos postos. Em seguida vem o comércio, com a criação de 957 vagas; a construção, com 561; e a agropecuária, com saldo de 411. A indústria foi o único segmento com desempenho negativo, com o fechamento de 4.626 postos de trabalho formal, refletindo pessimismo apontado pela Fiergs.


Outros links:


Cultura

Escritora mergulha na prostituição em “A Casa dos Prazeres”

Imovision/Divulgação

Inspirado em uma história real, A Casa dos Prazeres (2022), deAnissa Bonnefont, conta a história de uma jovem escritora que resolve escrever sobre as prostitutas em seu novo romance. Para entender como é a vida das profissionais do sexo, a autora francesa decide trabalhar em um bordel em Berlim. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda

seminário itinerante “Feminicídio e outras violências: conhecer para se proteger”, segmento do projeto A Noiva da Lagoa, será realizado, às 14h, no Foro Central de Porto Alegre.

Às 18h30, a pianista Olinda Allessandrini autografa Notas em Pauta, na Casamundi Cultura.

Casa de Cultura Mario Quintana recebeJorginho do Trompete e Luiz Mauro Filho, às 19h, no projeto Chapéu Acústico.

O projeto Orquestra Jovem Theatro São Pedro apresenta concerto, às 20h, no palco do Theatro São Pedro

Às 20h30, o Sarau Elétrico apresenta a edição Porto Alegre Século XX, com a participação do escritor Rafael Guimaraens.

Veja a agenda completa


Você viu?

O Prêmio Nobel de Medicina deste ano vai para os criadores da tecnologia da vacina de mRNA: a bioquímica húngara Katalin Karikó e o imunologista norte-americano Drew Weissman. Os resultados da pesquisa levaram ao desenvolvimento da proteção contra a covid-19 em tempo recorde. As investigações sobre o material genético ocorriam desde 2005, mas passaram a receber atenção da comunidade científica em 2010, quando duas biotechs decidiram apostar na tecnologia. No caso das vacinas, o mRNA induz as células a produzirem uma proteína do vírus que será reconhecida pelo sistema imunológico como uma ameaça, garantindo a produção de anticorpos. A dupla laureada levou para casa uma medalha e o valor equivalente a 4,8 milhões de reais. Enquanto isso, a Câmara dos Vereadores de Porto Alegre promove eventos antivacina, como mostrou uma reportagem da Matinal de agosto.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.