Matinal News

Ex-secretário de Bolsonaro será assessor do vice-prefeito de Porto Alegre

Change Size Text
Ex-secretário de Bolsonaro será assessor do vice-prefeito de Porto Alegre Foto: LinkdIn/Reprodução

Secretário de Comunicação Institucional de Jair Bolsonaro, Mateus Colombo Mendes foi nomeado para cargo na prefeitura de Porto Alegre, informa Paulo Egídio em GZH. O jornalista será assessor no gabinete do vice-prefeito Ricardo Gomes (PL), com remuneração de 7,8 mil reais por mês. De acordo com a assessoria de Gomes, Colombo vai colaborar em projetos como a revitalização do 4º Distrito e a iniciativa de tornar Porto Alegre a “capital mundial do churrasco”, além de temas ligados à liberdade econômica e à diretoria de Relações Internacionais. Também bacharel em Letras, Colombo foi secretário de Bolsonaro de outubro de 2021 até o fim do mandato. Antes disso, atuou como diretor do Departamento de Canais Digitais e chefe da assessoria de comunicação da Casa Civil. É autor do livro Jair Bolsonaro: O fenômeno ignorado e faz parte da equipe da Critério, empresa de assessoria de comunicação onde seguirá atuando. A escolha de Gomes por alguém que integrou o governo federal anterior não surpreende. Recentemente, o Matinal publicou uma reportagem sobre as acusações sem provas feitas pelo vice-prefeito contra o Supremo Tribunal Federal, pauta frequente de Bolsonaro e seus seguidores.

Furtos de fios na capital deixaram quase 1 milhão de pessoas sem luz em 2022 – Já foram furtados em Porto Alegre o equivalente a 11,4 quilômetros de cabos de energia de sinaleiras somente nos primeiros três meses do ano. Na maior apreensão do trimestre, há uma semana, três homens foram presos com meia tonelada de fios de cobre no bairro Humaitá. De acordo com a EPTC, 162 equipamentos foram restabelecidos até o momento em 2023. A CEEE Equatorial ainda não fez o levantamento do prejuízo neste ano. Porém, em 2022, houve 2.381 crimes do tipo, totalizando 71,4 quilômetros ou 26 toneladas do produto subtraído. Os danos resultaram em 1,7 milhão de reais de prejuízo, além de afetar cerca de 900 mil clientes. A polícia realizou operações que buscam frear a cadeia criminosa, mas especialistas alertam para um problema social mais complexo. Ao Correio do Povo, o professor da PUCRS e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública Rodrigo Giringhelli indica que a solução passa por um mapeamento dos usuários de drogas e ampliação dos serviços de atenção à saúde mental.

Prefeitura quer reformar a chaminé do Gasômetro – A Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio reabriu a contratação da empresa para executar os estudos de recuperação da edificação. Na primeira tentativa, em outubro do ano passado, ninguém se apresentou para executar o serviço, estimado em 108,3 mil reais. Desta vez, o montante a ser pago pelo laudo foi atualizado para 134,2 mil reais. A disputa vai até 9 de março. Quem vencer terá de identificar como está a estrutura atualmente e o que precisa ser feito para restaurá-la, como a recuperação da plataforma do topo e a retirada de cabos colocados em 2011 para a instalação de uma obra da Bienal do Mercosul. Com o estudo em mãos, a administração municipal deverá realizar uma nova licitação para a contratação da empresa que irá executar a obra.

Com verba federal, UFRGS deve restaurar prédio e investir em laboratórios – Com o anúncio de que o governo federal vai ampliar o orçamento em 2,44 bilhões de reais, as instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul já ensaiam realização de reformas e incrementos a projetos de educação. A UFRGS, por exemplo, deve reformar o edifício da Escola de Engenharia, no centro de Porto Alegre, além de investir em equipamentos nos 800 laboratórios de pesquisa e estender a rede de alta velocidade de internet. Em Santa Maria, a UFSM pretende cobrir o déficit projetado para 2023, mas reservará 4,976 milhões de reais para investimentos. Já a UFPel dividirá os recursos em custeio (7,067 milhões), investimentos (4,479 milhões) e assistência estudantil (249,435 mil de reais). E o IFRS informou que parte será destinada para custear o reajuste de 75% no valor das bolsas aos estudantes de projetos de ensino, pesquisa e extensão e para a contratação de profissionais para atendimento educacional especializado. As demais, conforme mostrou o Sul21, usarão os recursos para a manutenção dos serviços e apoio estudantil, entre outras iniciativas.

Outros links:


Juremir Machado da Silva

Zizek e a agressão russa à Ucrânia

A esquerda brasileira perdeu o gosto pela leitura de um intelectual por quem até não faz muito tempo parecia ter grande admiração? Zizek era o mais famoso pensador de esquerda pós-muro de Berlim. De repente, não é mais citado. Será por causa de sua defesa intransigente da Ucrânia? Em texto publicado em fevereiro no site Project Syndicate, sob o título “O lado sombrio da neutralidade”, ele chama Lula nos tentos e dá nomes aos bois: “Em maio passado, antes de ser reeleito presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e seu homólogo russo, Vladimir Putin, têm igual responsabilidade pela guerra na Ucrânia”. Ao exemplificar, Zizek desenha para os renitentes: “Afirmar ser ‘neutro’ na guerra de agressão da Rússia é insustentável. 

Leia aqui a coluna completa.


Cultura

Vila Flores recebe prêmio nacional de patrimônio cultural

Foto: Ricardo Ara

Vila Flores é um dos vencedores do 35º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O programa de educação patrimonial Canteiro Vivo, realizado pelo centro cultural em parceria com o Estúdio Sarasá e a ONG Mulher em Construção, foi um dos 13 contemplados pela premiação. Conheça a iniciativa na matéria do repórter Ricardo Romanoff.

Agenda

O pianista Luís Fernando Rayo apresenta recital no projeto Piano Solo, às 12h30, no Centro Cultural da UFRGS.

A escritora Martha Batalha lança, às 19h, na Livraria Taverna, o romance Chuva de Papel, com bate-papo e sessão de autógrafos com a autora e a escritora Cíntia Moscovich.

Mil Pares é o primeiro single do novo disco de Ian Ramil, que será lançado em junho.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

Foto: Reprodução Facebook

Lembram dos estudantes da rede municipal de Porto Alegre que iriam aos Estados Unidos participar de uma competição de robótica? Valeu a torcida: a gurizada da Lomba do Pinheiro conquistou o prêmio ofertado pela Nasa com uma maquete automatizada de um espaço de lazer e entretenimento. A First League Explorer, que aconteceu neste sábado, em Houston, é conhecida como a “Copa do Mundo da robótica”. Nathallya Gonçalves, Matheus da Rocha, Lara Hoffmann, Vitor Machado, Sury da Silva e Gabrielli Welter venceram na categoria Melhor Modelo de Solução. Eles criaram o “parque do futuro”, com brinquedos tecnológicos movidos por fontes de energia solar e eólica gerada no próprio espaço. Os Lobóticos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, se destacaram entre 56 projetos de diversos países. Entre as recompensas, receberam uma visita guiada ao próprio Centro Espacial. Parabéns, futuros cientistas!

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.