Matinal News

Festival Turá muda de local após pressão de entidades ambientalistas

Change Size Text
Festival Turá muda de local após pressão de entidades ambientalistas Foto: Joel Vargas/ PMPA

Marcado inicialmente para ser realizado no Parque Harmonia nos dias 18 e 19 de novembro, o Festival Turá tem novo endereço, o Anfiteatro Pôr do Sol – que não é utilizado para eventos desde 2019. A alteração ocorre após mobilização de entidades que defendiam a preservação do parque, concedido à iniciativa privada pela prefeitura e palco da derrubada de cerca de 100 árvores. Em julho deste ano, uma carta assinada por 30 entidades foi enviada aos artistas escalados para participar do festival – entre eles Caetano Veloso, Emicida, Alceu Valença e Bacu Exu do Blues – pedindo que não participassem do evento em razão das mudanças ambientais ocasionadas pelas obras no local. A produtora Time For Fun informou que a parceria com a prefeitura envolveu a consulta e a orientação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade. A estrutura já existente não deve ser utilizada e um novo palco será montado para acomodar o festival.

PT deve decidir sobre prévias na esquerda nesta semana – A pouco menos de um ano do primeiro turno, o PT deve encaminhar, na quinta-feira, a proposta que prevê a realização de prévias entre pré-candidatos da federação PT/PCdoB e PV e da federação PSOL/Rede, segundo o Correio do Povo. O vencedor seria o nome da esquerda a disputar a prefeitura em 2024. A realização de prévias é defendida pelo PSOL para uma eventual coligação – no início do ano, em reuniões na Câmara, o partido já sinalizava a disputa caso não houvesse consenso entre as siglas de oposição. As duas petistas apontadas como candidatas, Sofia Cavedon e Maria do Rosário, concordam com a ideia, que não é unânime no partido. O desempenho da esquerda na eleição presidencial, porém, pesa a favor de uma coligação. Na semana passada, o deputado Matheus Gomes (PSOL) defendeu ao Sul21 agilidade na definição das prévias e a presença de algum integrante da bancada negra na chapa majoritária.

Usina termelétrica de Candiota é líder em emissão de gases de efeito estufa – Relatório do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) apontou que as usinas termelétricas que mais emitiram gases de efeito estufa no país em 2022 estão no Sul e foram movidas a carvão mineral. A líder no ranking é a Usina Termelétrica Candiota III, localizada no município gaúcho de Candiota e responsável por 12% das emissões de todo o parque termelétrico. A usina de Canoas também está na lista das dez termelétricas que mais emitiram gases poluentes – os chamados óxidos de nitrogênio, que, em grandes concentrações, poluem o ar, podendo gerar problemas ambientais e afetando a saúde pública local. O levantamento avaliou 72 usinas termelétricas fósseis conectadas ao Sistema Interligado Nacional, constatando que 19,5 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente foram emitidos em 2022 – representando uma redução em relação ao ano anterior. A queda se deu a partir de condições climáticas favoráveis à geração de energia por outros meios. No entanto, a tendência é de aumento de emissões das usinas fósseis no médio prazo. O estudo está disponível na íntegra aqui.


Reportagem Matinal

Câmara pode revogar Dia da Defesa da Democracia

Protocolado por vereadores de direita na mesma sessão que acabou com o Dia do Patriota, em agosto, o projeto que prevê revogar o Dia da Defesa da Democracia está em vias de ser votado na Câmara. O texto esteve apto para ir ao plenário na última semana, mas, a pedido da autora, Comandante Nádia (PP), a votação foi postergada por uma sessão.

A efeméride tem a mesma data que havia sido escolhida para celebrar o extinto Dia do Patriota, 8 de janeiro, data dos ataques golpistas em Brasília. No mesmo dia em que foi protocolado, o texto de Nádia recebeu apoio de outros sete vereadores, entre eles o filho do prefeito, Pablo Melo, e o líder do governo, Idenir Cecchim, ambos do MDB.

Ao longo de sua tramitação, a proposta não chegou a alcançar unanimidade nas comissões permanentes da casa, mas contou com a ausência de votos da oposição para seguir adiante. Ainda assim, para o vereador Aldacir Oliboni (PT), autor do texto que criou a efeméride em prol da democracia, a proposta pode encontrar dificuldades. À Matinal, ele disse que vê a base dividida. Nádia não retornou os contatos para comentar.

Leia a reportagem completa


Outros links:


Juremir Machado da Silva

Violência e poder na obra de Tabajara Ruas

Juremir conta sobre sua fala no Instituto Contemporâneo de psicanálise, em que tratou de violência e literatura. Em sua participação, o jornalista abordou três obras de Tabajara Ruas, “o romancista da violência sempre presente”.

Era para Tabajara Ruas ter sido patrono da Feira do Livro de Porto Alegre há muito tempo. Afinal, trata-se do maior escritor gaúcho em atividade. Fiz o dever de casa. Reli três obras capitais do autor: “Os varões assinalados”, “O amor de Pedro por João” e “Perseguição e cerco a Juvêncio Gutierrez”, todos publicadas pela L&PM. A primeira conta a história da Revolução Farroupilha. Há sangue no pasto. A segunda trata do golpe militar que derrubou Salvador Allende do poder no Chile e da repressão no contexto das ditaduras da época. A última é um grande livro da literatura latino-americana, um romance de iniciação, passagem de um menino à vida adulta sob o choque do assassinato de um tio aventureiro e da sombra do incesto.

Leia a coluna completa


Cultura

Filipe Catto evoca Gal Costa em “Belezas São Coisas Acesas por Dentro”

Foto: Juliana Robin

A repórter Geovana Benites entrevistou Filipe Catto, que acaba de lançar Belezas São Coisas Acesas por Dentro. O novo álbum da cantora celebra o legado de Gal Costa (1945-2022) e será apresentado no dia 14 de novembro, na Festa Tieta, no Opinião. “Gal é beleza, poder, vida e vitória sobre os caretas”, define Catto. Leia a matéria.

Agenda

A partir das 9h, o Teatro Oficina Olga Reverbel recebe o ciclo de Encontros Regionais de Cultura e Educação – Aprender para Construir, promovido pelo Ministério da Cultura.

Às 13h30, a Sala Redenção exibeO Gabinete do Dr. Caligari (1920), de Robert Wiene

De hoje a sexta-feira, o Centro Cultural da UFRGS apresenta a Mostra Arte e Sonoridades.

O compositor Mathias 7 Cordas estreia como cantor no álbum Torre de Respiração

Veja a agenda completa


Você viu?

Uma iniciativa que reúne pessoas surdas e ouvintes dispostas a aprenderem e praticarem Libras vai completar dois anos no próximo mês. Os encontros do Café Sinalizante ocorrem mensalmente no Café Cantante, no Bom Fim, e desde a sua criação em 2021 incentivam a prática da linguagem inclusiva e a troca de experiência entre os participantes. A participação nos encontros é gratuita, e as ações podem ser acompanhadas pelo Instagram.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.