Matinal News

Fome afeta 14% das famílias gaúchas, pior resultado da Região Sul

Change Size Text
Fome afeta 14% das famílias gaúchas, pior resultado da Região Sul

A Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) aponta que 14,1% das famílias do Rio Grande do Sul sofrem com insegurança alimentar grave. Isso significa sentir fome e não comer por falta de dinheiro, fazendo apenas uma refeição ao dia ou ficando o dia inteiro sem comer. É o maior percentual entre os Estados da Região Sul, muito acima do Paraná (8,6%) e de Santa Catarina (4,6%). Pouco mais da metade dos lares gaúchos registram situação de segurança alimentar, com acesso regular e permanente a alimentos em quantidade suficiente. Em julho, o Matinal informou que mais de 1 milhão de pessoas passam fome no RS. No Brasil, três em cada dez famílias enfrentam insegurança alimentar moderada ou grave.

Câmara aprova obras em construções vizinhas a imóveis tombados

Os vereadores de Porto Alegre aprovaram na quarta uma mudança na lei para permitir alterações arquitetônicas nos chamados imóveis de compatibilização – construções vizinhas a edifícios considerados patrimônio histórico cultural da cidade. Com a mudança, esses bens ficam livres de restrições. A Casa passou outras propostas de cunho urbanístico. Elas ainda dependem de aprovação do prefeito.


Área Azul sobe para 4 reais sem garantir mesma tarifa dos ônibus em 2023

Estacionar na Área Azul em Porto Alegre ficará 74% mais caro a partir de 20 de outubro. O valor da hora vai de 2,30 reais para 4 reais. Já o preço mínimo, para 30 minutos de uso, pula para 2 reais. Com o aumento, o transporte público da Capital receberá mais recursos – cerca de 1,6 milhão de reais por mês. Apesar do reforço no caixa, a Prefeitura não garante redução e nem mesmo manutenção da tarifa de ônibus na próxima revisão, prevista para 2023.

O estacionamento rotativo de Porto Alegre também terá novas possibilidades de pagamento – com cartão pré-pago, no débito automático para quem esquecer de emitir o tíquete, via PIX e pelo novo aplicativo Sigapay, já em operação – o app atual continua em funcionamento.

Também está oficializada a tolerância de 15 minutos para a retirada do ticket avulso e a possibilidade de escapar da infração por estacionamento irregular com o pagamento de uma taxa de 32 reais em até dois dias úteis. Condutores de motos vão pagar 2 reais para estacionar, a metade do valor para carros. E os veículos que fazem descargas terão 30 minutos de isenção.

O monitoramento da Área Azul com veículos capazes de ler placas será ampliado. Os dados recolhidos nas ruas poderão ser compartilhados com os sistemas de segurança pública, colaborando com o cercamento eletrônico da Capital. Porto Alegre conta hoje com 6.915 vagas rotativas espalhadas por vias de 15 bairros.

Leia a reportagem completa


Candidatos ao Piratini e ao Senado participam de debates

A quarta-feira foi marcada por debates entre candidatos das disputas majoritárias no Rio Grande do Sul. Sete dos 11 concorrentes ao Palácio Piratini participaram de um evento promovido pelo Grupo Sinos, em Novo Hamburgo. O encontro foi de pautas variadas, mas a segurança pública teve maior destaque nos questionamentos. No Teatro da Amrigs, em Porto Alegre, sete postulantes ao Senado estiveram presentes no encontro realizado por Correio do Povo e Rádio Guaíba. Líder na maioria das pesquisas, Olívio Dutra (PT) foi atacado pela ideia de lançar um mandato coletivo.


Outros links:

  • Começa hoje a 13ª Bienal do Mercosul. Com o tema Trauma, Sonho e Fuga, esta edição vai ocupar 10 espaços culturais de Porto Alegre.
  • Pessoas com 28 anos ou mais já podem tomar a quarta dose de vacina contra covid-19 em 35 pontos de Porto Alegre.
  • A Capital ganha hoje a sua primeira basílica menor. A solenidade na Nossa Senhora das Dores está marcada para 19h30. Com o título, o Vaticano reconhece a importância histórica e espiritual do templo.
  • Moradores do bairro Ponta Grossa protestaram ontem por melhores condições para o asfalto da região. Foi a segunda manifestação em um mês.
  • Lançado em agosto de 2021, o projeto Ação Rua Adultos já acolheu 1.098 pessoas em situação de rua em Porto Alegre.
  • Em ato que marca o início da Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul, o governador Ranolfo Vieira Júnior acendeu a Chama Crioula no Palácio Piratini.
  • O IBGE abriu um novo processo seletivo simplificado para quem deseja trabalhar no Censo Demográfico 2022. São 8 mil vagas, sendo 1,2 mil no RS.
  • Programa Florescer, parceria entre o Ipe Saúde e o Imama, vai realizar um levantamento com servidoras da Seduc (entre 35 e 69 anos) sobre hábitos de saúde. O foco do projeto é a prevenção do câncer de mama.
  • Em sua coluna de hoje, Juremir Machado destaca o desempenho dos programas de pós-graduação da PUCRS na avaliação feita pela Capes e ainda nos brinda com uma crônica inspirada em suas andanças pelas ruas de Porto Alegre.

Cultura

Agenda (🔒)

A partir das 15h, com sessão de Sob a Estrela de Salomão, de Geslline Braga e Otavio Zucon, a Sala Redenção exibe a mostra de documentários Solidariedades Negras.

A cantora Loma Pereira é a atração do projeto Mistura Fina, às 18h30, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro.

O músico Rodrigo Amarante apresenta o álbum Drama, às 22h, no Opinião.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

O Nonada Jornalismo está desenvolvendo uma série de histórias em quadrinhos sobre o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro e como torná-lo mais diverso. É possível se inscrever para receber as histórias direto no WhatsApp, que também estão publicadas na página do projeto. As HQs são enviadas semanalmente, e explicam questões como o trabalho de deputados e senadores, os mandatos coletivos e a operação das urnas eletrônicas. Além das histórias, os inscritos recebem um mini podcast que desmente notícias falsas relacionadas às eleições.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.