Matinal News

RS tem baixa vacinação contra a pólio e meningite C

Change Size Text
RS tem baixa vacinação contra a pólio e meningite C

Até agora, 73,5% do público alvo do Rio Grande do Sul já foi vacinado contra a poliomielite – um índice abaixo da meta, que era de 95%. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, 303 municípios do RS atingiram a meta. Porto Alegre não é um deles. Após o fim do segundo quadrimestre deste ano, a cobertura contra a pólio em crianças chegou a 76,5%, um avanço na comparação com o período anterior, quando estava em 71,7%, porém abaixo da meta. A cobertura vacinal a doença meningocócica C também está baixa no RS, que atingiu 49,09% do público-alvo. O objetivo era alcançar 95%. Apesar do fim da campanha de vacinação, as doses seguem disponíveis em postos de saúde.

Indígenas retomam território ancestral no Morro Santana Dezenas de indígenas dos povos kaingang e xokleng retomaram, na noite de terça-feira, uma área localizada no Morro Santana, em Porto Alegre. O Morro Santana é considerado pelos kaingang um território sagrado que abriga casas subterrâneas, antepassados enterrados e outras marcas de presença indígena. As comunidades indígenas da região denunciam há décadas a destruição do território sagrado pelo avanço de condomínios, pedreiras, incêndios e avenidas, além da substituição das araucárias, árvore sagrada para a cultura kaingang, por espécies exóticas, como pinus e eucalipto. Segundo os organizadores da retomada, por mais de 40 anos a área permaneceu sem função social. Nos anos 1970, a chácara integrava o complexo de pedreiras do Morro Santana. A área hoje é propriedade da Maisonnave Companhia de Participações, que, segundo as lideranças indígenas, ameaça construir um condomínio no local.

Outros links:

  • A Polícia Civil requisitou ao Instituto Geral de Perícias uma análise das imagens do show do Seu Jorge no Grêmio Náutico União (GNU) a fim de confirmar se houve racismo por parte do público.
  • Ao prestar depoimento, o presidente do GNU Paulo Bing afirmou que não presenciou o crime de racismo sofrido por Seu Jorge no show da última sexta-feira.
  • Imóveis de bairros da Zona Norte e da Zona Leste estão entre os que têm os condomínios mais caros de Porto Alegre, segundo pesquisa da Loft Dados, que analisou informações de 71 bairros.
  • Segundo a pesquisa “Prevalência da Miopia no Sul do Brasil”, realizada com estudantes de 5 a 20 anos de escolas municipais de Porto Alegre, 17,4% das crianças são míopes.
  • A seccional gaúcha da OAB emitiu nota em que criticou a resolução do TSE para determinar a remoção de notícias que considerar falsas.
  • Piratini e o Cpers firmaram um acordo referente a dois dias de paralisação da categoria em 2019 e 2020. As aulas foram consideradas recuperadas, e agora os professores têm até o dia 11 de novembro para receber os atrasados.
  • A sexta vem com uma reflexão de Juremir Machado sobre novidade e tradição: “Um dia, as celebridades foram chamadas de vedetes ou olimpianos. Hoje, são influencers, streamers e tiktokers. Tudo se renova, tudo muda, tudo passa por mutações, tudo fica igual”.

Lojistas encaminham desocupação do viaduto Otávio Rocha

Após três meses de negociações com a Prefeitura, a Associação Representativa Cultural dos Comerciantes do Viaduto (Arccov) sinalizou acordo nesta quinta-feira para a desocupação do viaduto Otávio Rocha, que deve passar por restauração. O secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa, estima que a desocupação ocorrerá dentro de dez dias.

Havia um impasse quanto ao destino dos comerciantes, que recusavam mudanças para o abrigo dos bondes em frente ao Mercado Público. A participação da Associação do Comércio do Mercado Público Central de Porto Alegre (ASCOMPEC) foi determinante para que quatro comerciantes fossem considerados aptos para atuação dentro do Mercado Público, em local a ser definido após vistoria.

Adacir José Flores, presidente da Arccov, confirmou que uma parcela dos permissionários negociou realocação para salas no Bom Fim. A associação ainda negocia a possibilidade de uma mudança para a cafeteria da Cinemateca Capitólio. “Essa negociação só foi possível com o apoio da ASCOMPEC. Amanhã temos mais uma reunião para definir o acordo com a Prefeitura. O prazo para se resolver o impasse é de 10 a 15 dias. Agora tudo depende da agilidade do poder público”, resumiu Flores.

O acordo resolveria uma série de tensões entre a prefeitura e os comerciantes, que relataram um clima constante de ameaça, inclusive com a invasão de lojas na manhã de quarta-feira.

Leia a reportagem completa


De quase 900 projetos apresentados por gaúchos, só dois viraram lei – Apenas oito de 879 projetos de lei individuais apresentados pela bancada gaúcha nesta legislatura foram aprovados na Câmara dos Deputados. Dentre esses oito, dois – criados por deputados do PL – já viraram lei. O levantamento foi feito pelo G1 e percebeu certas tendências que favorecem a aprovação, como senioridade dos parlamentares e sua identificação com o atual governo. Professora da Fundação Getúlio Vargas, Graziella Testa explicou que há outros fatores para mensurar a atuação de um deputado, como a relatoria de projetos e a presença em sessões e comissões. Na última eleição, a maioria dos deputados federais gaúchos conseguiu se reeleger: de 31, 25 renovaram o mandato.


Carta do Editor

Quem diz o que é a verdade?

Para se dizer o mínimo, vivemos tempos esquisitos. Daqui a nove dias estamos convidados a voltar à urna e eleger presidente e governador. Num momento em que o ideal seria debatermos propostas, gastamos energia (e tempo e pacotes de dados) consumindo desinformações, mentiras e notícias falsas.

Mas quem diz o que é a verdade? 

Leia neste link a coluna completa


Cultura

Galeria Bolsa de Arte e Biblioteca Pública do RS exibem “PALAVRAR”, de Elida Tessler

Elida Tessler e Donaldo Schüler. Foto: Arquivo pessoal

A exposição PALAVRAR, de Elida Tessler, teve seu primeiro componente inaugurado no último sábado, no Centro Cultural da UFRGS (relembre). A mostra, que tem curadoria de Eduardo Veras e Gabriela Motta, se completa a partir deste sábado (22/10), ocupando outros dois espaços: a Galeria Bolsa de Arte, com inauguração às 11h, e a Biblioteca Pública do RS, a partir das 16h. Saiba mais na matéria do repórter Ricardo Romanoff.

Agenda (🔒)

Hoje
Esquenta Danada antecipa o Festival Danado, que será realizado em 2023, reunindo DiMeloTrabalhos Espaciais ManuaisBate&Sopra e os DJs Sil OGatito e Gê Powers, a partir das 20h, na quadra da Imperadores do Samba.

Sábado (22/10)
Às 14h, o Museu da Cultura Hip Hop do RS abre suas portas pela primeira vez para a comunidade com o projeto Museu Mais Cores – relembre a entrevista com o músico Rafa Rafuagi.

Domingo (23/10)
Às 18h,  o Projeto GOMPA apresenta o espetáculo Amazônia – Um Olhar Sobre a Floresta, no Teatro do Sesc.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

Com o objetivo de reduzir o atropelamento de animais, passarelas começaram a ser instaladas ontem na ERS 040. Serão 21 pontes em seis zonas consideradas críticas da rodovia: os trechos ficam localizados em Viamão, entre os quilômetros 13 e 16, quilômetro 21 e também entre os quilômetros 39 e 42. Entre os animais mais impactados pela medida está o bugio-ruivo, espécie ameaçada de extinção, além de ouriços, gambás, roedores e marsupiais de pequeno porte. 

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.