Matinal News

Justiça afasta Leite do comando do PSDB

Change Size Text
Justiça afasta Leite do comando do PSDB Foto: Reprodução Instagram/PSDB

Uma decisão judicial determinou o afastamento do governador Eduardo Leite da presidência nacional do PSDB, posição que o político ocupava desde fevereiro deste ano. A medida também tornou nulas todas as decisões tomadas por ele desde 6 de julho de 2022, quando Leite prorrogou o próprio mandato de forma considerada irregular. Além da dissolução da atual Comissão Executiva, Leite terá de convocar uma convenção para eleger uma nova Executiva para o partido dentro de 30 dias. O pedido para a destituição partiu do prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, que alegou que Eduardo Leite deveria ter deixado o posto no dia 31 de maio, data estabelecida para o fim do mandato na ata da reunião da Comissão Executiva que o elegeu. O partido informou ontem à noite que vai aguardar a notificação para recorrer da decisão. Leite não se manifestou.

Número de pessoas desaparecidas nas enchentes pode ser maior do que o estimado – Ainda há, oficialmente, 46 pessoas desaparecidas depois das enchentes que atingiram o estado na semana passada, de acordo com a Defesa Civil – porém, o número pode ser maior. Nessa segunda-feira, a Polícia Civil informou que as listas de pessoas desaparecidas organizadas por órgãos estaduais e municipais não coincidem. Por conta disso, começará, nesta semana, uma operação que buscará contato direto com familiares dessas pessoas nas cidades mais impactadas pelo desastre. Um hospital de campanha foi montado em Roca Sales, para atender atingidos, depois que o único hospital no município foi destruído. No local, 15 mil pessoas, por um período de três meses, podem ser atendidas em casos com média e alta complexidades. Há mais de 900 pessoas feridas, e são agora 96 cidades integrando a lista de atingidas, com 25.292 pessoas fora de casa. Na Capital, o Guaíba chegou ao quarto dia seguido de redução do nível das águas na segunda-feira, atingindo 2,03 metros – no período mais crítico, na tarde do feriado de 7 de Setembro, a água estava em 2,47 metros. No Cais Mauá, o nível para o transbordamento é de 3 metros. 

Pix e itens de higiene pessoal e de limpeza são prioridade para doações – O povo do Vale do Taquari ainda precisa de ajuda. Mas é importante atentar para as prioridades. A maior necessidade, neste momento, são materiais de limpeza, como produtos, baldes, rodos, vassouras, luvas e botas de borracha. Para uso pessoal, há carência de fraldas, peças íntimas e roupa de cama. A Defesa Civil orienta que, por ora, as pessoas evitem doar roupas e alimentos, principalmente perecíveis. Doações em dinheiro são bem-vindas. Para isso, o governo do Estado criou uma chave Pix no Banrisul, o CNPJ 92.958.800/0001-38, que até ontem à noite havia arrecadado 2,2 milhões de reais. Também é possível transferir qualquer valor para contas das prefeituras dos municípios atingidos – veja os dados aqui. O governador Eduardo Leite (PSDB) explicou que a criação de um Pix oficial do governo pretende reduzir as chances de golpes. Ainda com o objetivo de dar suporte às vítimas das enchentes, a Defensoria Pública vai entrar com ação para suspender a cobrança de contas como água, luz e telefone dos atingidos. Medidas aos empresários da região também já estavam sendo estudadas.


Reportagem Matinal

Liminar impede posse de chapa que venceu eleições no Cremers

Uma decisão liminar impede a posse da chapa que venceu as eleições para o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers). O pleito ocorreu entre os dias 14 e 15 de agosto e foi vencido pela chapa 3, de oposição, por uma diferença de 200 votos em um universo de 27.085 votantes – um número recorde de eleitores na categoria. Por ora suspensa, a posse do novo conselho estava marcada para o dia 1º de outubro. A gestão é quadrienal.

A decisão judicial que suspendeu a posse foi assinada pelo juiz federal substituto Felipe Veit Leal em 5 de setembro. A liminar também mantém a atual gestão – que é formada por integrantes da chapa 1 – até o julgamento da ação. O argumento utilizado no embasamento do pedido foi a alegação de supostas irregularidades na inscrição de candidatos que concorriam nas outras duas chapas.

Nesta segunda-feira, a chapa 3 entrou com recurso para tentar derrubar a liminar. O Conselho Federal de Medicina também deve entrar com recurso contra a decisão, para “defender a lisura e legitimidade do processo eleitoral conduzido no âmbito dos conselhos regionais de medicina”.

Leia a reportagem completa


Outros links:


Cultura

ET conecta trio de humanos em “Nosso Amigo Extraordinário”

Synapse Distribution/Divulgação

Comédia dramática protagonizada pelo grande ator inglês Ben KingsleyNosso Amigo Extraordinário (2023) está em cartaz nos cinemas. No filme dirigido por Marc Turtletaub, o ganhador do Oscar por Gandhi (1982) vive um homem rabugento que tem sua vida virada de cabeça para baixo quando um OVNI cai em seu quintal. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda 

O fotógrafo Jorge Aguiar inaugura a exposiçãoMeio Fio: Vida de Cadeirante, às 18h, no Centro Cultural da UFRGS.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS celebra 80 anos, às 19h, no Multipalco, reunindo Quarteto de Cordas do Theatro São Pedro, Grupo Unamérica, Arthur de Faria, Balala Campos, Cesar Fraga Pâmela Amaro, além dos poetas José Antônio Silva e Márcia Martins

Às 20h30, Martha Medeiros é a convidada do Sarau Elétrico, que tem canja do músico Maurilio.

Os espetáculosDali, às 20h, no Teatro da PUCRS, e Em Chamas, às 21h, no Teatro Renascença, são as atrações de hoje do Porto Alegre em Cena.

A peça Meretrizes será apresentada hoje e amanhã, às 21h, no Café Fon Fon – saiba mais sobre a montagem do Projeto Gompa.

Já estão à venda os ingressos para o #EsquentaPVA, que será realizado de 28 a 30 de setembro, no Farol Santander, antecedendo a edição de 25 anos do Porto Verão Alegre com atrações como Alice CaymmiAnelis Assumpção Marcos Breda.

Fundação Iberê ajuda as vítimas das enchentes no RS mediante a venda de gravuras e cartões de livre acesso às exposições.

Veja a agenda completa


Você viu?

Alunos do Campus Erechim do IFRS desenvolveram um veículo capaz de fazer 716 quilômetros por litro, e conquistaram o primeiro lugar na categoria combustão interna, da Shell Eco-marathon Brasil. A competição, sediada no Rio de Janeiro entre os dias 30 de agosto e 1 de setembro, contou com a participação de estudantes do Brasil e de outros países. O protótipo desenvolvido pelo grupo sob a orientação do professor Airton Bortoluzzi comporta apenas um usuário, utiliza uma marcha e possui somente três rodas.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.