Matinal News

Leite dobra efetivo para reforçar segurança nas escolas

Change Size Text
Leite dobra efetivo para reforçar segurança nas escolas Secretário estadual de Segurança, Sandro Caron, apresenta um panorama da situação na reunião - Foto: Maurício Tonetto/Secom

Ainda a propósito do assassinato de quatro crianças em uma creche em Blumenau, o governo do Rio Grande do Sul anunciou um reforço policial nas escolas gaúchas. Para dobrar o efetivo nos próximos dias, Eduardo Leite (PSDB) liberou a contratação por horas-extras. “Serão mais de 1,7 mil policiais adicionais nas ruas para a jornada escolar, garantindo presença próxima às instituições”, detalhou o governador. Vale observar que, em todo o RS, existem mais de 10 mil escolas, segundo dados disponíveis no site da Secretaria de Educação. A Secretaria de Segurança Pública também informou ontem que monitora grupos de conversas em redes sociais. De acordo com o secretário estadual de Segurança, Sandro Caron, a maioria das ameaças checadas não procedem. “Muitas mensagens que circulam em aplicativos aqui no Rio Grande do Sul são as mesmas que circulam em outros estados do Brasil, mensagens de texto, algumas mensagens de áudio que acabam espalhando uma situação de pânico.”

Deputados cobram do governo detalhes sobre proposta do novo IPE – Em reunião com parlamentares aliados e da oposição, o governador Eduardo Leite (PSDB) evitou dar detalhes sobre a proposta do Piratini para solucionar o rombo do IPE Saúde, que tem déficit mensal de 36 milhões de reais e uma dívida corrente na casa dos 250 milhões. No diagnóstico apresentado ontem, foram levantadas questões como mensalidade para todos os dependentes. Hoje um em cada 10 gaúchos está segurado pelo IPE, e filhos com 24 anos já pagam mensalidade. A média de dependentes por titular é um, mas há casos com até nove dependentes, conforme apresentou Leite na reunião. Depois de comparar o plano do Estado com modelos privados, o governador afirmou que não pretende aplicar valores de mercado na proposta. O detalhamento da proposta ficou prometido para segunda-feira. Ontem à noite, o Sindicato Médico do RS decidiu manter até dia 2 de maio a paralisação dos médicos conveniados. Até o momento, a suspensão das atividades afetou 9% das consultas, segundo o IPE. A principal queixa dos profissionais é a defasagem da tabela de honorários, a mesma desde 2011.

Fórum da Liberdade reúne direita após derrota de Bolsonaro – Entre hoje e amanhã, na PUCRS, o fórum de debates da direita brasileira reunirá mais de 40 expoentes do liberalismo nacional e estrangeiro. É a primeira edição após a saída da extrema direita do Planalto e deve indicar para onde o pêndulo político dos liberais apontará nos próximos anos. O vice-prefeito Ricardo Gomes e os governadores Eduardo Leite (RS) e Romeu Zema (MG) farão palestras no encontro, que também reunirá o CEO da Atlas Network, organização apoiada por bilionários e grandes empresas norte-americanas e que financiou entidades como MBL e o IEE. Em tempos de mudanças climáticas, o ex-ministro de Jair Bolsonaro, Joaquim Leite, debaterá o agronegócio, junto com Antônio Cabrera, ministro de Collor na Agricultura, e Nei Mânica, da Cotrijal. Em homenagem ao Reino Unido, berço do liberalismo, o Fórum 2023 é intitulado “Alice no País das Liberdades”. No texto de apresentação, assinala: “O FL23 convida você a entrar na toca do coelho e descobrir como seria um país verdadeiramente livre de amarras, imposições e fronteiras limitantes”. Leia mais na reportagem do Matinal.


Melo restringe acesso de parlamentares a escolas e oposição reage

O prefeito Sebastião Melo (MDB) decretou, na terça-feira, a restrição “de parlamentares, candidatos, movimentos de juventude ligados a partidos políticos e demais entidades nas dependências das escolas da rede municipal com a finalidade de ministrar aulas ou proferir palestras”. A participação fica condicionada a autorização da Secretaria Municipal de Educação (Smed). 

No mesmo dia, vereadores da oposição já articularam uma ação para derrubar o decreto, alegando que a medida fere a autonomia da comunidade escolar. Os parlamentares temem que a interferência da Smed limite as ações educacionais a iniciativas com as quais o governo concorde. “Esse decreto é uma demonstração do autoritarismo do governo, pois retira autonomia pedagógica das escolas e fere indiretamente o direito à filiação democrática em partidos políticos e movimentos sociais”, diz a vereadora Karen Santos (PSOL).

Na esteira do ataque fatal a uma creche em Santa Catarina e o pânico instaurado nas escolas, a Smed argumenta que o conjunto de medidas busca “fortalecer a segurança na rede municipal de ensino”. “Não há proibição e, sim, regra para que haja alinhamento das diretrizes pedagógicas e se restrinjam iniciativas ideológicas de qualquer natureza política. O objetivo é que as escolas sejam ambientes de respeito à pluralidade, à diversidade cultural e à liberdade de ideias”, diz a pasta em nota enviada à redação.

Leia a reportagem completa


Outros links:

  • Porto Alegre libera a partir de hoje a vacina da gripe para indígenas e profissionais de saúde.
  • A propósito, apenas 13% do público-alvo está imunizado com a bivalente contra covid-19 no RS em dois meses de campanha.
  • Estão abertas as inscrições para a 4a edição do Pedal da Paz. Sem custo, a atividade começa na praça Júlio Mesquita, em frente à Usina do Gasômetro, no sábado, às 9h. Ao final da pedalada, a EPTC vai sortear prêmios, entre eles uma bicicleta.
  • Prometida para a Copa de 2014, a ampliação da Avenida Severo Dullius terá um trecho liberado nos próximos dias – mas a obra completa só será entregue no fim do ano.
  • Estudantes do RS já podem se cadastrar para receber gratuidade no transporte intermunicipal via Metroplan. 
  • O varejo gaúcho superou o nacional na largada de 2023 – a Pesquisa Mensal do Comércio referente a janeiro mostrou alta de 5,8% no volume de vendas do varejo restrito. 
  • A Latam terá voos diretos entre quatro cidades do interior e Porto Alegre a partir de 9 de maio: os destinos serão Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana. 
  • O ministro da Justiça, Flávio Dino, assinou o edital de chamamento público para ampliar o programa de segurança nas escolas. Serão investidos 150 milhões de reais com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. 
  • Nesta quinta, Juremir fala da “era do pluralismo” – que também é a “era dos cancelamentos”. “O próprio mercado, deus absoluto da nossa época, já descobriu que valorizar o pluralismo é do seu interesse.”

Cultura

Agenda (🔒)

Fantaspoa, maior festival de cinema de gênero fantástico da América Latina, inicia sua 19ª edição com sessões de O Corcunda de Notre Dame, de Wallace Worsley, musicadas pelo violonista argentino Germán Suane, às 17h30 e 20h15, no Instituto Ling – a News do Roger traz mais detalhes sobre o festival hoje à tarde.

O espaço Fruto Coletivo celebra o Dia da Mulher Sambista com roda de samba liderada por Pâmela Amaro, às 19h – leia a matéria sobre o álbum Samba às Avessas.

Às 21h, o Sgt Pepper’s recebe a diva do blues e do soul, Tia Carroll, acompanhada pelo Luciano Leães Quarteto.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

Uma bailarina da capital foi premiada no Youth America Grand Prix – uma competição internacional de balé realizada nos Estados Unidos. Aluna do Ballet Vera Bublitz desde os dois anos de idade, Julia Xavier foi a única brasileira a figurar entre as 24 melhores do mundo na categoria júnior e foi eleita a favorita do público em votação online. A jovem de 13 anos conquistou duas bolsas de estudo no evento: uma em Berlim, na Alemanha, e outra em Birmingham, na Inglaterra. 

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.