Matinal News

Matinal News: Leite irá propor reformulação na estrutura do Estado aumentando salário de cargos estratégicos

Change Size Text
Matinal News: Leite irá propor reformulação na estrutura do Estado aumentando salário de cargos estratégicos

Chega até o início da semana que vem à Assembleia Legislativa uma proposta que altera a estrutura geral do Governo do Estado. Segundo o Correio do Povo, o texto foi visto internamente pela equipe de transição como “ousado” e, de acordo com o futuro governador Eduardo Leite (PSDB), visa corrigir “assimetria entre as secretarias”.

“A estrutura vigente é muito antiga, ela acaba dificultando a gestão. Pretendemos modernizar e dar conformidade às necessidades do governo, equalizando e aumentando a transparência”, comentou Leite, durante o seminário da transição, realizado ontem. Entre os pontos que estão em análise, no caso de cargos de nível estratégico, está a possibilidade de que, para sua ocupação, passe a ser exigido determinado nível de qualificação.

A partir da alteração nos cargos, haverá uma ampliação nos vencimentos mensais para parte dos funcionários do Executivo. O futuro governador falou em valorizar equipes da Secretaria Estadual da Educação, considerada uma pasta prioritária pela futura gestão tucana. “Pela primeira vez em muito tempo temos dinheiro pra investir e precisamos dar mais velocidade às secretarias. Se o desafio do primeiro governo era o ajuste fiscal, o do segundo é de performance”, disse Leite à jornalista Rosane de Oliveira.

O tamanho do próximo governo ainda é desconhecido. A ala política não terminou de definir quais secretarias serão criadas, fundidas ou extintas – hoje há 25 pastas. Tampouco se sabe se haverá mais ou menos cargos comissionados na comparação com o primeiro mandato.

Novo presidente do PSDB nacional – Em paralelo ao cargo máximo no governo do Estado, Eduardo Leite será o novo presidente da executiva nacional do PSDB, a partir de 2 de fevereiro. Sobre a nova função, o tucano comentou que considera importante construir “caminho alternativo à polarização”.


O que mais você precisa saber

Câmara deve votar ainda neste ano projeto que extingue licença-prêmio – A Câmara Municipal deve votar ainda neste ano a proposta que prevê a extinção da licença-prêmio dos servidores municipais da Capital. Hoje, o funcionário público que completa cinco anos de trabalho sem interromper a prestação de serviços tem direito a três meses de licença, que pode ser gozada, contada em dobro como tempo de serviço ou convertida em pecúnia. Ao defender o fim desta medida, o prefeito Sebastião Melo (MDB) argumentou que a prerrogativa “não encontra qualquer tipo de paralelo na iniciativa privada”. O Município ainda apontou que 4 milhões de reais foram pagos a 148 servidores entre 2017 e 2022 por conta da licença não gozada – o que dá uma média de 27 mil reais por pessoa, nestes casos. Para ser extinta, a licença precisa dos votos de 24 dos 36 parlamentares. Na próxima segunda, os vereadores irão votar o projeto da Lei Orçamentária Anual 2023, que prevê receitas e despesas de 10,58 bilhões de reais – proposta considerada “genérica demais” pela oposição.

Prefeitura cria GT para analisar concessão do Dmae – Apontada como uma das prioridades para a segunda metade da gestão Melo, a concessão do Dmae agora conta com um grupo de trabalho na Prefeitura. O GT tem 30 dias para concluir os estudos, que serão coordenados pelo vice-prefeito Ricardo Gomes (PL). No mês passado, Sebastião Melo havia reafirmado sua intenção de conceder o departamento, responsável pelos serviços de abastecimento de água, tratamento de esgoto e drenagem urbana. A dúvida que restava era se a concessão seria total ou parcial, dividindo os serviços. Em novembro, Melo disse que a meta era encaminhar o projeto à Câmara ainda neste ano. Crítica da proposta, a vereadora Laura Sito (PT) fez uma comparação ao processo de privatização da Corsan para dizer que o momento não é propício. “Ao fazer isso às vésperas da mudança do governo federal, não se quer alternativa, se quer mesmo é entregar para o setor privado”, afirmou ao Sul21.

Porto Alegre tem maior taxa de mortes por HIV entre as capitais – Novo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde aponta Porto Alegre com o pior índice de mortalidade entre pessoas com HIV: 22,6 óbitos a cada 100 mil habitantes, cinco vezes maior do que o coeficiente nacional. O RS aparece em quarto lugar no ranking dos Estados com mais casos confirmados de HIV em 2021, com 24,3 contaminados a cada 100 mil habitantes, número que, por mais um ano, está acima da média nacional (16,5 a cada 100 mil). Neste Dia Mundial Contra a Aids, a capital gaúcha pode ao menos celebrar a boa resposta de tratamento registrada no Serviço de Atenção Terapêutica, que atende cerca de 2 mil pacientes com HIV, um quinto vindo do interior: cerca de 90% dos atendidos apresentam a carga viral indetectável no sangue. 

Outros links:


Cultura

Agenda (🔒)

Para marcar o pré-lançamento da 12ª Mostra de Teatro de Rua de Porto Alegre, às 15h, a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz apresenta a remontagem de O Amargo Santo da Purificação – Uma visão alegórica e barroca da vida, paixão e morte do revolucionário Carlos Marighella, em frente ao Centro Esportivo Cultural Bom Jesus (Vila Sapo), no bairro Bom Jesus

Simone Rasslan e Madalena Rasslan apresentam o showCasa, às 18h30min, no projeto Mistura Fina. A apresentação será no Foyer Nobre do Theatro São Pedro

A cantora, compositora e instrumentista Ana Gabriela traz a turnêANA pela primeira vez a Porto Alegre. O show acontece às 21h, no Agulha.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

O Coletivo Adinkra articula o Saúde Preta RS, um projeto que conecta pacientes com profissionais da saúde negros. A psicóloga Silva Ramão, integrante do grupo, destaca que, para pacientes negros, é importante que os psicoterapeutas tenham entendimento e sensibilidade sobre as questões raciais. No perfil do Instagram @saudepretars é possível contatar diretamente profissionais de diversas áreas da saúde. O projeto acaba funcionando também como conexão entre os profissionais, promovendo oportunidades de emprego e de estudos para quem também é vítima do racismo no mercado de trabalho.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.