Matinal News

Líder do consórcio do Cais Mauá trocou de sede semanas antes do leilão

Change Size Text
Líder do consórcio do Cais Mauá trocou de sede semanas antes do leilão Foto: Giulian Serafim/PMPA

Apuração de GZH apontou que a sede da líder do consórcio que venceu o leilão de concessão do Cais Mauá, a Spar Participações e Desenvolvimento Imobiliário, funcionava em um apartamento residencial até menos de um mês do certame – antes, Matinal já havia mostrado que a empresa tem capital social declarado de 10 mil reais, bem abaixo do exigido pelo edital. O endereço da empresa era o mesmo em que o dono da empresa, Sérgio Stein, declarava residir. A troca ocorreu em 10 de janeiro. No entanto, a “nova sede”, na avenida Carlos Gomes, é virtual. Lá funciona uma outra empresa, a Company Hero, que se diz especializada em oferecer endereços em áreas nobres de grandes cidades para o registro de um CEP confiável em contrato e no CNPJ. O leilão do Cais atualmente está em fase de homologação de documentos para a viabilização da assinatura do contrato, o que deve ocorrer em 60 dias. Hoje, o consórcio Pulsa RS conta com duas empresas, mas afirma que outros conglomerados irão integrar a Sociedade de Propósito Específico que será criada para administrar o local.

Estado tem mais servidores temporários que efetivos na educação – Levantamento do Correio do Povo, com dados de dezembro de 2023, indicam que 34 mil dos 67 mil servidores ativos na Secretaria Estadual de Educação são temporários. Permitidas, esse tipo contratações são a alternativa mais rápida e menos custosa ao estado – professores concursados e com pós-graduação recebem mais que os temporários na mesma condição, por exemplo. O número elevado delas na área da educação é tema de preocupação do Cpers, que vê na modalidade uma forma de precarização do trabalho na área. A doutora em educação pela UFRGS Russel da Rosa respalda o sindicato e aponta que a contratação temporária tem um impacto na gestão democrática, reduzindo espaço para divergência de opiniões e debates. Para o futuro, ainda que a gestão Eduardo Leite prometa a realização de um concurso para 3 mil professores neste ano, o cenário de municipalização das séries iniciais mantém a preocupação da categoria.

Estudante deve ser expulso por racismo

A comissão de inquérito que analisou um processo disciplinar contra um estudante da UFRGS denunciado por racismo contra a professora Gláucia Vaz decidiu pela expulsão do aluno. O caso que motivou a apuração ocorreu na Fabico em julho de 2023. O inquérito, porém, foi aberto apenas em outubro, após um protesto da comunidade acadêmica.


Depósito de veículos da EPTC no Higienópolis é apontado como criadouro de mosquitos da dengue

O depósito fica na rua Dr. Eduardo Chartier, ao lado de escola com 200 alunos. Foto: Gregório Mascarenhas

Num contexto de multiplicação dos casos de dengue em Porto Alegre, com taxa de notificações dez vezes maior do que a registrada na mesma época do ano passado, a situação de um depósito público de veículos desperta preocupação entre os moradores da comunidade vizinha à pista de skate do IAPI, no bairro Higienópolis. Não se trata, porém, de um problema novo: há dois anos a vizinhança comunica os mais diversos órgãos do município em busca de uma solução para o problema.

O terreno pertence à Receita Federal e é utilizado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação para guardar carros desde 2019. Mesmo antes do crescimento nos casos de dengue, o incômodo vizinho preocupava por outras razões: desde o desabamento dos veículos – há um desnível de três metros entre o depósito e a praça – até a segurança, pois moradores alegam que pessoas acessam o terreno para furtar peças de automóveis.

O depósito fica na rua Dr. Eduardo Chartier e está ao lado da Escola Estadual de Ensino Fundamental Fabíola Pinto Dornelles, que tem cerca de 200 alunos, cujas aulas iniciam na segunda. No fundos da área, ficam dois prédios residenciais que somam cerca de 1500 moradores, de acordo com informações da vizinhança, além da Pista de Skate IAPI, frequentada por diversas pessoas diariamente.

Leia a reportagem completa


Outras notícias

  • Antes do edital da concessão da Usina do Gasômetro ser lançado, a população será chamada em consulta pública a partir de hoje para ter sugestões avaliadas.
  • Em 2023, Porto Alegre teve 15.124 acidentes de trânsito, marcando o pico dos últimos cinco anos. O número de vítimas fatais seguiu estável, com 70 casos.
  • A prefeitura apresentou um PL para desapropriar a Casa Azul, imóvel localizado no Centro Histórico, que prevê o pagamento da indenização da ação judicial ao proprietário e que o mesmo faça a manutenção da fachada do prédio.
  • Em delação, o ex-assessor de Bolsonaro Mauro Cid apontou o senador gaúcho Luis Carlos Heinze (PP) como um dos “radicais” que defendeu ação militar após a vitória de Lula. O parlamentar não respondeu sobre os questionamentos.
  • Os danos com a falta de luz no Campus do Vale no início da semana ainda são calculados na UFRGS. Além de prejuízos financeiros na casa das centenas de milhares de reais, o apagão gerou perdas em pesquisas e mortes de animais
  • Cinco pessoas contratadas para trabalhar na colheita da maçã em Farroupilha foram resgatadas em condições análogas à escravidão. Dois deles eram adolescentes.
  • Um medicamento que trata o HIV, chamado de Dovato, chegou ao estado em janeiro. Esse mês, devem ser entregues 2,2 mil frascos para a capital, de maneira gratuita através do SUS.
  • O novo julgamento da boate Kiss, agendado para 26 de fevereiro, foi suspenso pelo ministro do STF, Dias Toffoli. A decisão foi solicitada pelo MPRS com apoio de familiares e vítimas da tragédia.
  • Aliás, Nando Gross corrobora com a opinião do professor: “O tempo, em geral, é um aliado da verdade e hoje acompanho esta abundância de provas que corroboram tudo o que já sabíamos e vínhamos denunciando”.

Cultura

Agenda

Às 19h30, a Casa de Cultura Mario Quintana dá início ao projeto Curta no Jardim, com projeções audiovisuais ao ar livre, começando por vídeos do artista Claudio Goulart.

O Grezz recebe a cantora de blues norte-americana Laretha Weathersby, às 21h, acompanhada da Bruno Marques Band e com particição de Luciano Leães.

Após o sucesso da estreia em Porto Alegre no mês de novembro, o Festival Turá retorna à cidade nos dias 25 e 26 de maio, no Anfiteatro Pôr do Sol – as atrações ainda não foram anunciadas.


No dia 20 de fevereiro, a Escola Itaú Cultural inicia o curso autoformativo Teatros para as Infâncias.


Clique nos links para informações sobre ingressos, endereços e detalhes dos eventos.

Veja a agenda completa


Você viu?

O primeiro doutor guarani da UFRGS, Isael da Silva Pinheiro, da Terra Indígena São Jerônimo, no Paraná, foi diplomado no começo deste ano através de um dos poucos programas de pós-graduação que oferecem cotas para indígenas no Brasil. Apesar da universidade já ter concedido 13 títulos de pós-graduação para indígenas, ainda há desafios, e a solução, na opinião de Isael, é oferecer concursos públicos com cotas: “O primeiro passo é termos indígenas ocupando também as outras áreas da universidade, dentro da secretaria, do corpo técnico, do corpo docente. A maioria dos professores são brancos”.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.