Matinal News

Lula inaugura nova área no Clínicas em primeira visita a Porto Alegre no novo mandato

Change Size Text
Lula inaugura nova área no Clínicas em primeira visita a Porto Alegre no novo mandato Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em sua primeira vinda ao Estado desde a eleição do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da entrega de 446 residências do programa Minha Casa Minha Vida, em Viamão, na última sexta-feira. Em discurso, Lula afirmou que pretende construir 2 milhões de casas populares no país. Ele também reclamou das brigas causadas pela polarização política e disse que Jair Bolsonaro priorizou a violência política e fake news à realização de obras. Porém, evitou comentar a decisão do TSE pela inelegibilidade do ex-presidente. Na sequência, Lula foi ao Palácio Piratini para um almoço. Na sede do Executivo gaúcho, ele e a primeira-dama, Janja, foram recepcionados pelo governador Eduardo Leite e o namorado, Thalis Bolzan. A situação fiscal do Estado pautou o assunto do almoço, segundo o jornalista Bruno Pancot, de GZH. Após a confraternização, que também reuniu ex-governadores, Lula inaugurou novas instalações do Hospital das Clínicas – esta foi a primeira visita de um presidente à instituição, segundo a sua diretora-presidente, Nadine Clausell. O hospital teve área ampliada em 85 mil m², totalizando 230 mil m², com recursos do governo federal em obras que foram concluídas em 2019. Antes da cerimônia, a ministra da Saúde, Nisia Trindade, assinou duas portarias que ampliam os recursos para serviços médicos, alta complexidade e oncologia.

Leilão de áreas no Distrito Industrial da Restinga vende 30 lotes – No terceiro leilão do tipo, a Prefeitura de Porto Alegre vendeu 30 de 50 lotes disponibilizados no Distrito Industrial da Restinga. Outros 12 lotes serão novamente ofertados hoje, na continuação do certame, que por conta do grande número de imóveis e da participação de compradores, não foi concluído na sexta-feira passada, como estava previsto. Até aqui, foram arrecadados 8,7 milhões de reais – a Prefeitura tem expectativa deste montante chegar a 13,3 milhões. Os recursos serão destinados para o Fundo Municipal para Restauração, Reforma e Manutenção do Patrimônio Imobiliário do Município de Porto Alegre (Funpat). Presidente da Associação do Comércio e Indústria da Restinga, Aline Colombo, celebrou o resultado e projetou um “ganho extraordinário” para a região.

STF decide proibir pesca de arrasto no litoral RS – O Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu a volta da pesca industrial de arrasto na faixa litorânea do Estado de até 12 milhas náuticas – 22 quilômetros da costa. Pelo placar de 9 a 1, foi decidido pela constitucionalidade da lei gaúcha, aprovada por unanimidade em 2018 na Assembleia Legislativa e que proíbe a pesca de arrasto na faixa litorânea. O único voto divergente foi do relator, Kassio Nunes Marques. A modalidade consiste no arrasto de redes de grande porte pelo fundo do mar, puxadas por um barco motorizado, o que pode prejudicar o ecossistema marítimo. Além disso, a prática desperdiça em média 70% das espécies capturadas, que são devolvidas ao mar, usualmente mortas, podendo colapsar a vida marinha.


Reportagem Matinal

Porto Alegre desacelera expansão da malha cicloviária

Porto Alegre reduziu o ritmo de implantações de novas ciclovias neste semestre. Depois de um ano em que elevou a média de construção dos trechos, os primeiros seis meses de 2023 chegaram ao fim com apenas 1.995 metros de faixas para bikes, totalizando 79 quilômetros de infraestrutura cicloviária – a meta anunciada pelo prefeito Sebastião Melo (MDB) é de alcançar 100 quilômetros de faixas para bikes até o fim do ano que vem, no fim de seu mandato. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), neste ano foram implantados até aqui três trechos de ciclorrotas, quando é feito uma pintura para uso compartilhado de bicicletas e automóveis, todas no bairro Cidade Baixa. Questionada sobre próximos trechos a serem instalados, a SMMU evitou especificar para onde a infraestrutura deve se expandir.  

Aprovado em 2009, o Plano Diretor Cicloviário Integrado da Capital prevê 495 quilômetros destas vias. Ouvida pelo Matinal, a gerente de Mobilidade Ativa do WRI Brasil, Paula Manoela dos Santos, salientou que o processo de implantação de ciclovias em uma cidade pode ser lento., mas é importante que a comunicação seja constante, a fim de ampliar a cultura ciclística.

Leia a reportagem completa


Outros links:


Juremir Machado da Silva

Traste inelegível

Jair Bolsonaro é um traste. Escolho essa palavra por não encontrar na rica língua portuguesa, sem considerar palavrões, outra que possa melhor caracterizar sua inutilidade. Poucas vezes uma pessoa tão despreparada, estúpida e má chegou a um cargo tão importante. De repente, aquele indivíduo grosso, inculto, truculento, preconceituoso e desprovido de inteligência emocional estava na presidência da República. Agora, depois de quatro anos de estragos e violências de todos os tipos, o Tribunal Superior Eleitoral, por 5 votos a 2, declarou que ele está inelegível por oito anos. Que bela notícia para o Brasil. Tomara que nenhuma mudança altere essa decisão capital.

Leia neste link a coluna completa


Cultura

Isabelle Huppert desafia a indústria nuclear em “A Sindicalista”

O filme A Sindicalista (2022), dirigido e coescrito por Jean-Paul Salomé, acompanha a história real de Maureen Kearney (Isabelle Huppert), uma representante sindical que denunciou acordos secretos e abalou a indústria nuclear francesa e, após ser violentamente agredida em casa, passa de vítima a suspeita durante a investigação. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda 

Às 16h, a Sala Redenção dá início à mostraCinema, Ocultismo e Bruxaria, com curadoria do professor Nilo Piana de Castro.

Centro Cultural da UFRGS promove, às 18h, o debate “Inteligência Artificial — Desculpe, mas não ligo o nome à pessoa”, reunindo os professores Fernando SeffnerGonçalo Feras e Sérgio Menuzzi, com mediação de Luís Augusto Fischer.

Às 20h15, a cantora Lu Barros apresenta o espetáculo Banho de Amar, na Terreira da Tribo.

exposiçãoHaverá Consequências, com curadoria de Bruna Fetter, em cartaz na Fundação Vera Chaves Barcellos, foi prorrogada até 22 de julho.

O festival Turá terá sua primeira edição porto-alegrense em novembro, reunindo nomes como Alceu Valença, Bloco da Laje, Duda Beat, Caetano Veloso, Emicida, Jup do Bairro e Marina Sena.

Veja a agenda completa


Você viu?

Muita gente já deve ter ouvido falar na recomendação de beber 2 litros de água por dia. Mas não é bem assim: esse volume não vale para todo mundo. Um cálculo pode ser feito a partir do peso, considerando também estilo de vida e algumas restrições. Você pode descobrir qual a quantidade ideal nesta calculadora disponibilizada pelo portal g1. Basicamente, a conta considera que, a cada quilo, 35 ml diários devem ser ingeridos – e não vale substituir por outras fontes líquidas. Considera-se também a prática de atividade física, a quantidade de suor, alguma possível comorbidade, o local onde se está, e a época do ano, pois calor demanda mais água. A melhor hidratação é feita de forma gradual, bem distribuída ao longo do dia. E um lembrete de especialistas: quando você sente sede, é sinal de que já deveria ter bebido água há muito tempo.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.