Matinal News

Manuela D’Ávila descarta concorrer nas eleições deste ano

Change Size Text
Manuela D’Ávila descarta concorrer nas eleições deste ano

Ex-deputada federal, Manuela D’Ávila (PCdoB) anunciou no sábado que não pretende concorrer a cargo público nas eleições de 2022. Seu nome era cogitado para o Senado na chapa de Edegar Pretto (PT), pré-candidato ao governo do Estado. PCdoB e PT, além do PV, estão em uma federação partidária, o que obriga as siglas a concorrerem juntas em todo o País. Levantamentos recentes mostravam Manuela entre as favoritas para o Senado. Em pesquisa divulgada na sexta-feira pelo Real Time Big Data e contratada pela Record TV, ela aparecia empatada com o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), cada um com 22%. Manuela defendia a união dos partidos de esquerda, como PSB e PSOL, nas eleições no RS. “Sempre estive à disposição para construirmos esse palanque unitário que, infelizmente, não se materializou”, escreveu nas redes sociais. O PSOL, aliás, confirmou ontem o nome de Pedro Ruas na disputa pelo Piratini. Já o PSB tem como pré-candidato Beto Albuquerque, e deve ficar fora da agenda de Lula no RS nesta semana. O Estado também recebe nos próximos dias a visita da senadora Simone Tebet (MDB), outro nome na corrida ao Planalto. 

Corsan deve ser privatizada até julho

A Corsan informou neste sábado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) (🔒) que pretende “concluir o processo de privatização da companhia até julho de 2022”, de acordo com a colunista de GZH Marta Sfredo. Inicialmente prevista para fevereiro, a oferta inicial de ações da Corsan passou por sucessivos adiamentos para se ajustar a exigências da CVM. No modelo de capitalização previsto pelo governo do Estado, novas ações serão emitidas ao mercado, de modo que o controle acionário da empresa passe a mãos privadas. O plano do Piratini é manter cerca de 30% de participação na companhia, de modo que o Estado permaneça como acionista majoritário. Hoje, a privatização da estatal está sendo comandada pelo executivo Roberto Barbuti, alçado à chefia da Corsan em meio a processos por negligência na prestação de contas nos fundos de investimento que geria, conforme reportagem do Matinal.

Emergências em Porto Alegre operam superlotadas 

Emergências de Porto Alegre seguem atendendo acima da sua capacidade. Nesta sexta-feira, pelo menos cinco hospitais e as quatro UPAs da cidade estavam com lotação acima de 100%. Ontem, a situação mais crítica era na Santa Casa de Misericórdia, que atendia 57 pacientes apesar do limite de 24. Com lotação de 223,53%, a UPA Moacyr Scliar apresentava o maior tempo de espera para atendimento: seis horas. O problema leva a prefeitura a cogitar a suspensão temporária de cirurgias eletivas. Síndromes respiratórias, incluindo covid-19, são a principal causa de aumento de atendimentos, representando mais de 50% dos casos de baixa e média complexidade. 

Prefeitura vai investigar afastamentos de servidores por atestados e licenças

 A prefeitura de Porto Alegre vai abrir uma auditoria para apurar o volume de afastamentos de servidores por atestados ou licenças médicas entre janeiro de 2021 e abril de 2022. Conforme levantamento do Executivo, uma média de 6 mil ausências mensais foi registrada no período, o que corresponde a 33% dos 18,2 mil servidores da Capital. As duas pastas com mais ausências são Educação e Saúde, que representam 62,99% dos servidores. Segundo o titular da Secretaria de Administração e Patrimônio, André Barbosa, muitos dos trabalhadores afastados entram em licença sem passar por perícia. Para Cindi Sandri, do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre, a auditoria vai reiterar o quadro de adoecimento dos servidores. Ela destaca ainda que os afastamentos em razão da covid-19 voltaram a aumentar depois de flexibilizações como o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras.

Outros links:


Juremir Machado

Uma semana brasileira

Homem negro, com problemas mentais, desarmado, de bermuda, camiseta e mãos vazias, é imobilizado por agentes da Polícia Rodoviária Federal, tem pés e mãos amarrados e é colocado no porta-malas de uma viatura, onde uma bomba de gás é acionada. Os policiais ficam segurando a tampa até a vítima parar de se mexer. Um vídeo mostra a execução do sergipano Genivaldo dos Santos. Policiais admitiram ter usado o “espargidor de pimenta e gás lacrimogêneo” por ser tecnologia “de menor potencial ofensivo”. É a câmara de gás móvel. Isso não pode ser chamado de fatalidade. É assassinato mesmo. “Crime” da vítima: estar pilotando uma motinho sem capacete.

Leia aqui a coluna completa.


Cultura

Tom Cruise decola em “Top Gun: Maverick”

Foto: Paramount

Um dos filmes mais aguardados dos últimos tempos, Top Gun: Maverick (2022) traz novamente Tom Cruise no papel do ás dos ares pilotando de verdade jatos em cenas de tirar o fôlego, filmadas com os próprios atores. Ovacionado no atual Festival de Cannes – onde foi exibido fora da competição e com a presença de seus astros –, o longa está em cartaz nos cinemas brasileiros. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Ancient Earth Globe é uma espécie de “Google Earth” que volta (muito) no tempo. Dá para navegar pelas diferentes eras geológicas da Terra, saber quais dinossauros habitaram as diferentes áreas do planeta e até descobrir onde sua cidade estaria nos tempos da Pangeia– naquela época, a área em que hoje está Porto Alegre ficava a poucos quilômetros da atual Namíbia, um país desértico localizado na costa oeste africana.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.