Matinal News

Marlon Santos e Podemos recorreram de decisão do TSE

Change Size Text
Marlon Santos e Podemos recorreram de decisão do TSE

O deputado Marlon Santos (PL) irá recorrer da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que indeferiu a sua candidatura, inviabilizando, assim, a reeleição conquistada nas urnas no início do mês. Conforme GZH, o parlamentar alega que o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) concederam uma decisão que suspende a condenação por improbidade administrativa, ainda que o processo siga tramitando. O registro de sua candidatura foi referendado pelo Tribunal Regional Eleitoral por 4 votos a 3. O Podemos, que solicitou a anulação dos votos recebidos por Santos – no que poderia ocasionar um recálculo em favor de Maurício Dziedricki –, também recorrerá ao TSE, que negou o pedido do partido. Pela decisão do TSE, Bibo Nunes (PL) herdou a vaga para a bancada gaúcha. Em paralelo a este processo, Bibo responderá a uma ação civil pública movida na Justiça Federal pela Defensoria Pública da União, por conta de vídeo gravado em que ataca estudantes de Santa Maria e Pelotas.

Leite e Onyx endossam pedido por eleições pacíficas – Os candidatos Eduardo Leite (PSDB) e Onyx Lorenzoni (PL) reuniram-se com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), desembargador Francisco José Moesch, nesta quarta-feira. Após o encontro, os três posaram para fotos se cumprimentando. Moesch tomou a iniciativa em nome do compromisso por eleições pacíficas no domingo. “O Rio Grande tem uma tradição de embates acirrados nas eleições, mas apesar da intensidade dos debates, o que deve imperar sempre é o respeito e a consideração pelos adversários. E foi isso que os dois candidatos demonstraram e reiteraram neste encontro”, afirmou. Leite e Onyx reconheceram o acirramento, mas endossaram o pedido de respeito da militância. Os dois protagonizam hoje à noite o último debate da campanha, a partir das 22h, na RBS TV.

  • A partir do compromisso de Leite com a implementação de turno integral em pelo menos 50% das escolas de Ensino Médio, o PDT reafirmou ontem o apoio ao tucano.
  • O evento “Mulheres com Bolsonaro” reuniu, além da primeira dama, Michelle Bolsonaro, mais de 600 mulheres no estádio do Zequinha em Porto Alegre.
  • Justiça Eleitoral mandou retirar outdoors com o que considerou propaganda subliminar da candidatura de Bolsonaro. Os painéis faziam alusão à Copa do Mundo, com destaque ao número do presidente.
  • Em suas últimas semanas como parlamentar, o senador Lasier Martins (Podemos) defendeu que as eleições de domingo sejam adiadas por conta das supostas irregularidades nas propagandas eleitorais veiculadas em rádios do Nordeste.
  • A propósito, o pedido de investigação sobre as inserções nas rádios foi negado. O ministro Alexandre de Moraes afirmou que a campanha de Bolsonaro pode ter agido para tentar “tumultuar” as eleições.
  • Nesse segundo turno de caos informativo, uma reflexão do Observatório da Ética Jornalística sobre liberdades de imprensa e de expressão: “Não existe nenhuma liberdade sem a sua irmã siamesa, a responsabilidade”.
  • Juremir Machado da Silva fez algo raro em sua vida: assinou dois manifestos, a favor de Lula e de Leite. Ele explica o porquê aqui.

Outros links:

  • Em depoimento, Seu Jorge afirmou não ter escutado ofensas racistas em seu show realizado no Grêmio Náutico União, pois estava de fone. A delegada responsável pelo caso estima mais 15 dias para concluir a investigação.
  • As obras para o alargamento da avenida Protásio Alves entraram na etapa final. Iniciada em janeiro de 2021, a expectativa é que os trabalhos continuem por mais 40 dias.
  • Ainda que talvez muita gente nem se lembre, tem Copa do Mundo em menos de um mês. Uma Arena do Torcedor será montada no trecho 1 da Orla do Guaíba, onde haverá um telão para acompanhar os jogos do Brasil.
  • O número de mamografias realizadas no RS este ano é maior que os procedimentos realizados em 2019, antes da pandemia. Entre janeiro e julho deste ano, foram realizados por mês 19.082 exames, aumento de 8,2% quando comparado a 2019.

Sob críticas, Prefeitura admite rever termos para concessão da Redenção

A Prefeitura de Porto Alegre admitiu rever os termos do projeto de concessão da Redenção a partir de sugestões recebidas em consulta pública, que está aberta até o dia 24 de novembro. A proposta ainda será discutida na Câmara Municipal em duas audiências públicas, marcadas para 17 e 18 de novembro. Além da Redenção, a proposta também prevê conceder o Parque Marinha do Brasil, o trecho 3 da orla do Guaíba e o Calçadão do Lami.

Ao Matinal, a secretária Municipal de Parcerias, Ana Pellini, reconheceu que um laudo pericial apontou dificuldades para a construção de um estacionamento subterrâneo de 577 vagas abaixo da pista atlética do estádio Ramiro Souto, área considerada alagadiça: “O estacionamento é um projeto antigo, mas apenas referencial. Colocamos como ponto obrigatório, mas estamos recebendo muitas sugestões para que tornemos opcional. Vamos estudar, porque as sugestões são boas. Temos que ouvir”, disse a secretária.

O núcleo gaúcho do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS) entende que o projeto é caro e anacrônico, pois incentivaria o uso de automóveis em uma área central verde e de lazer: “A proposta é ultrapassada e vai na contramão da sustentabilidade urbana. A documentação menciona estacionamentos, no plural, sem dar delimitações nem proporções de área máxima. Já os bicicletários aparecem como opcionais, passíveis de escolha pela concessionária”, observou Nathália Danezi, vice-presidente da entidade.

Pellini negou a ideia de centralidade dos automóveis na proposta e preferiu destacar a integração dos meios de transporte. Ela enfatizou que a concessão em nada mudará aos frequentadores. Ainda assim, o projeto é alvo de um abaixo-assinado que já acumula mais de 16 mil apoios contra a concessão.

Leia a reportagem completa


Cultura

Agenda (🔒)

O saxofonista Cleômenes Junior faz show do EP solo Selva Urbana – relembre a entrevista –, às 18h30, no projeto Mistura Fina, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro.

Às 19h, o Cosmobloco e o Grupo Cercoencerram o circuito de artes cênicas ATO 2022, na Casa de Cultura Mario Quintana.

banda Mariel & Crème de la Crème retorna ao Espaço 373, às 21h.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Estudantes de jornalismo da UFRGS desenvolveram durante a disciplina de Jornalismo e Cultura o livro “Caminhos na Cidade Baixa”, que reúne crônicas e perfis do bairro boêmio da Capital. Com orientação das professoras Cassilda Golin e Ana Gruszynski, os alunos escreveram sobre diversos assuntos, como a história do Custódio Joaquim Almeida, um príncipe africano que fez do bairro sua casa durante anos. As histórias são contadas por 11 estudantes e podem ser lidas na íntegra aqui.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.