Matinal News

Matinal News: Cortes do governo Bolsonaro podem afetar atendimento em hospitais da Capital a partir de janeiro

Change Size Text
Matinal News: Cortes do governo Bolsonaro podem afetar atendimento em hospitais da Capital a partir de janeiro

Visando cumprir o teto de gastos, o Governo Federal bloqueou 5,7 bilhões do orçamento deste ano, medida que impacta diretamente o Hospital de Clínicas e o Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre. O corte para ambos foi de 35,4 milhões de reais. Pelo menos neste mês, o atendimento nas duas instituições está garantido, mas as projeções futuras são incertas.

Segundo reportagem de GZH, o Clínicas teve 15,7 milhões bloqueados. A decisão do governo federal afeta contratos de prestação de serviço, materiais médicos, de limpeza e higiene e medicamentos dos hospitais – as chamadas despesas discricionárias. Há estoque de medicamentos para este mês, porém o cenário não é garantido para janeiro. Pagos com verbas do MEC, que também sofreu cortes, médicos residentes que atuam na instituição também serão prejudicados. 

O GHC teve 19,7 milhões retidos. O montante é superior ao estimado para a manutenção dos quatro hospitais, da UPA e dos 12 postos de Serviço de Saúde Comunitárias administrados pelo GHC. Tal qual o Clínicas, as despesas discricionárias são as atingidas neste momento.

Ministério Público Federal instaurou um procedimento para acompanhar o cenário envolvendo bloqueio de recursos e falta de repasses por parte do Governo Federal. Ontem, reitores de universidades e institutos federais apresentaram ao procurador regional dos Direitos do Cidadão no RS, Enrico Rodrigues de Freitas, dados relacionados aos bloqueios. Uma esperança de reversão deste cenário está no andamento da PEC da Transição, que amplia o teto.


O que mais você precisa saber

Revisão do Plano Diretor deve atrasar – Pelo que indica o ritmo de atividades relacionadas à revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, o envio da proposta, que ainda é previsto para agosto de 2023, deverá atrasar, informa a coluna Pensar a Cidade. Nesta época, deverá estar sendo realizada a audiência pública para tratar da proposta. O atraso já é esperado porque duas etapas previstas para acontecer entre setembro e dezembro não foram realizadas. Uma das atividades adiadas é a chamada leitura técnica da cidade, que tratará dos princípios e estratégias do documento que regra o planejamento da Capital. A outra é a conferência de avaliação do Plano Diretor, que deve durar três dias. Para 2023, a Câmara deverá constituir uma comissão especial para discutir e avaliar o Plano. O colegiado poderá contar com até 13 vereadores. Conforme o Estatuto da Cidade, o Plano Diretor de uma cidade como Porto Alegre deve ser revisado a cada dez anos. A última revisão ocorreu em 2010.

Projeto propõe 87% de aumento no salário do prefeito a partir de 2025 – A Mesa Diretora da Câmara Municipal propõe aumentar em 87% o salário do prefeito da Capital, cujo subsídio saltaria de 19,4 mil para 36,4 mil reais, a partir da próxima legislatura. Salários do vice e de secretários também estão contemplados no projeto. O texto prevê ainda o pagamento de 13º salário para os ocupantes dos cargos, “visto que desempenham atividade de natureza laboral”. No final de 2020, na transição do governo Marchezan para Melo, a Casa chegou a discutir a possibilidade de reajuste dos vencimentos, mas a repercussão negativa fez os vereadores recuarem. Na época, o aumento para o salário do prefeito representaria 12,2%, bem abaixo do índice proposto agora.

Piratini estuda reduzir CCs em proposta de reformulação do Executivo – Chegará à Assembleia Legislativa na próxima semana a proposta de reestruturação de cargos no Estado. Conforme apuração de GZH, o projeto terá como meta diminuir o número de CCs e ampliar as remunerações de postos mais elevados. “Estamos fazendo isso analisando estruturas de governos estaduais e de prefeituras, como a da Capital”, afirmou o governador eleito Eduardo Leite (PSDB). Ontem, o tucano confirmou a permanência de Artur Lemos na Casa Civil. Além dele, segundo a jornalista Taline Oppitz, outros sete nomes devem permanecer no primeiro escalão, entre eles Arita Bergmann (Saúde), Raquel Teixeira (Educação), Claudio Gastal (Planejamento) e Leonardo Busatto (Fazenda). Para algumas das vagas restantes, o PP indicou quatro de seus deputados. A sigla tem a maior bancada da base aliada do tucano.

Outros links:

  • A Prefeitura aguarda há quatro meses a autorização da Justiça para demolir o Esqueletão. Um estudo da UFRGS apontou que 61% do concreto já atingiu o tempo de vida útil, o que representa risco à população.
  • Começam os preparativos para a revitalização externa do Paço Municipal, obra que deve durar oito meses. Desde março, o imóvel já não abriga mais a prefeitura e deve ser transformado no Museu de Arte de Porto Alegre.
  • O secretário-adjunto de Esporte, Lazer e Juventude da Capital, Nelson Beron, afirmou que uma nova pista para atender os ciclistas de BMX será construída no Marinha. O assunto foi debatido ontem na Câmara.
  • Os secretários estaduais de Parcerias, Marcelo Spilki, e da Fazenda, Leonardo Busatto, admitiram algum pessimismo quanto ao leilão do Cais Mauá, marcado para semana que vem, por conta do cenário macroeconômico. Caso ele seja deserto, ficará para 2023.
  • O secretário da Justiça do RS Mauro Hauschild está sendo investigado pelo MP e MPC por suspeita de nepotismo envolvendo a namorada, Pâmela Peixoto. Ela foi promovida durante o relacionamento, mas o casal nega favorecimentos.
  • Três dos sete envolvidos na tortura de dois homens em supermercado em Canoas são policiais militares. Dois deles são militares da ativa e o outro aposentado. Os três trabalhavam na segurança do local.
  • Segundo a pesquisa da I Care Brasil, a crise climática pode ameaçar a sobrevivência dos portos do país, como é o caso do porto de Porto Alegre. Além do prejuízo financeiro, o estudo mostra que os portos não estão preparados para lidar com essas mudanças.
  • Segundo projeções da Fiergs, o PIB do RS deve registrar uma queda de 2,5% em 2022. O baixo desempenho já era esperado por conta da estiagem.
  • Mais de 39% das empresas do Rio Grande do Sul são comandadas por mulheres. O estudo da Serasa Experian também mostrou que mulheres brasileiras começam a empreender mais cedo que homens.
  • Na coluna de hoje, Juremir Machado resenha O leão da Calábria, novo livro de Nilson Luiz May, médico e presidente da Unimed Federação RS. “May pratica o que a literatura exige de mais rigoroso: contar com clareza e interesse uma boa e envolvente história.”

Cultura

“Breve História do Planeta Verde” lembra que os alienígenas estão entre nós

Foto: Embaúba Filmes

Combinando elementos fantásticos e de road movie, o filme argentino Breve História do Planeta Verde (2019), de Santiago Loza, chega aos cinemas nesta quinta-feira (1º/12). Coprodução com o Brasil, o longa recebeu no Festival de Berlim o Teddy Award, prêmio conferido a filmes com temática LGBTQIAP+. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

POA em Cena: às 20h, na Igreja Universitária Cristo Mestre, na PUCRS, o festival apresenta recital de violoncelo e piano com Romain Garioud e Liliana Michelsen.

Expresso 25 faz nova apresentação de Suíte Tom Jobim, às 20h, no Centro Cultural 25 de Julho, com arranjos e direção do maestro Pablo Trindade.

O grupo Jazz Gig sobe ao palco do Theatro Fuga, às 21h, com versões instrumentais de standards do jazz e clássicos da música brasileira.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

Por votação popular do dicionário Oxford, “goblin mode” foi escolhida a expressão do ano. Esse “modo duende” se refere a uma postura que vai na contramão da alta produtividade e abraça o conforto e a preguiça. O dicionário define a expressão como “um comportamento auto indulgente, preguiçoso, desleixado ou ganancioso que rejeita as normas sociais e expectativas”. A opção vencedora teve apoio de 93% dos votantes, superando “metaverso” e “#IStandWith”, uma hashtag utilizada para apoiar causas ou pessoas.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.