Matinal News

Governo do RS flexibiliza restrições e determina cobrança de comprovante vacinal

Change Size Text
Governo do RS flexibiliza restrições e determina cobrança de comprovante vacinal

Médico omitiu riscos de malformação fetal em teste com proxalutamida

Os médicos responsáveis pelos testes com proxalutamida em pacientes com covid-19 no Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre negligenciaram riscos à saúde reprodutiva das voluntárias e voluntários do experimento. Conforme apontam protocolos clínicos do estudo implementado de forma irregular na capital gaúcha, uma série de determinações da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) destinadas à proteção da fertilidade e dos direitos sexuais dos participantes foi ignorada.

Matinal teve acesso a um parecer da Comissão, que havia autorizado a condução de uma pesquisa clínica com pacientes hospitalizados por covid-19 apenas em Brasília – mas foi replicado em outras cidades irregularmente. Assinado pelo médico endocrinologista Flávio Cadegiani, coordenador dos testes com proxalutamida no País, o documento previa o fornecimento sem custos de contraceptivos para todos os participantes da pesquisa e orientações de restrições à gravidez, entre outras informações.

Mas, depois da aprovação, na qual Cadegiani se compromete a acatar as exigências, o médico retirou do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) entregue aos participantes da pesquisa trechos relativos aos seus direitos. Ou seja: o que estava no papel, aprovado pela Comissão após as garantias de Cadegiani, não foi seguido na prática.

Os cuidados contraceptivos foram exigidos porque a proxalutamida é um antiandrogênico, tipo de fármaco com ação direta nos hormônios sexuais. Remédio experimental, a substância ainda está em fase inicial de testes para os cânceres de próstata e mama.

Leia a reportagem completa


O que mais você precisa saber

Governo do RS flexibiliza restrições e determina cobrança de comprovante vacinal – O governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou mais uma etapa de flexibilização das restrições referentes à covid-19 e adoção de uma espécie de passaporte vacinal para eventos de grande porte. Com as novas regras, casas noturnas voltam a funcionar com pista de dança e estádios de futebol ficam aptos a receber 30% da capacidade – o jogo do Grêmio contra o Sport, no domingo, já poderá receber cerca de 15 mil espectadores. Para acessar esses espaços, além de feiras, exposições corporativas, shows, cinemas, teatros, casas de espetáculos e parques de diversão, será necessário apresentar o cartão de vacinação ou um comprovante de imunização contra a covid-19. As mudanças nos protocolos estão resumidas neste documento e ocorrem em um momento em que o Rio Grande conta com mais de 92% da população acima dos 18 anos vacinada com a primeira dose e 62% com o esquema vacinal completo. O comprovante digital de vacinação pode ser obtido por meio do aplicativo Conecte SUS e é acessível para todos os cidadãos brasileiros. Com um login simples, é possível baixar um documento em PDF que é válido como passaporte vacinal em todo o território nacional – aqui um passo a passo sobre como emiti-lo.

Pandemia arrefece, mas internações por covid despertam alerta – Setembro terminou mantendo a tendência de recuo nos números da pandemia no Rio Grande do Sul. Apesar de alguma aceleração de casos e óbitos, o total de mortes e diagnósticos de covid reportados em setembro foi menor do que em agosto, ainda que esses números passem por ajustes de atualização nos próximos dias. Com 550 vítimas do coronavírus reportadas até ontem, setembro terminou como o quinto mês com menos mortes causadas pela doença desde o início da pandemia. O montante não chega a representar 7% do total de registros fatais de março, o momento mais trágico da crise sanitária no RS, quando 8.442 pessoas perderam a batalha para o vírus. O sinal de alerta para o início de outubro, porém, fica por conta dos dados sobre internações, tanto em leitos clínicos quanto de terapia intensiva. Em um cenário agora de prevalência da variante delta no RS, ambos terminaram o mês em um patamar menor do que iniciaram, porém a ocupação não só deixou de cair há cerca de duas semanas, como vem apresentando uma leve elevação desde então.

Ação em Cachoeirinha investiga desvios e afasta prefeito Miki Breier – Alvo pela segunda vez de uma investigação do Ministério Público, que apura supostos desvios de recursos públicos da limpeza urbana em Cachoeirinha, o prefeito da cidade, Miki Breier (PSB), foi afastado do cargo por 180 dias. O procurador-geral de Justiça Marcelo Dornelles explicou que as ações deflagradas ontem foram realizadas a partir do momento em que se percebeu que as irregularidades continuavam. Além de Breier, outros sete agentes públicos do Poder Executivo foram afastados de seus postos. Dornelles relatou ainda que as provas obtidas nas operações são contundentes e indicam a participação direta do prefeito, inclusive com encontros mensais para a transferência de dinheiro em espécie. Breier usou as redes sociais para se manifestar se disse “vítima de denúncias falsas e de um espetáculo para desestabilizar o governo”’. A partir da ação do MP, a coleta de lixo na cidade foi suspensa.

Outros links:

  • O Ministério Público Federal e a Polícia Federal deflagraram ação para apurar a suposta venda de sentenças no Tribunal de Justiça. O processo corre em sigilo.
  • Um PL que exige a comprovação de vacinação contra a covid-19 para ingressar no serviço público de Pelotas aguarda sanção ou veto da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB). O texto foi aprovado por unanimidade na Câmara.
  • Por sinal: uma funcionária de uma indústria química de Nova Santa Rita foi demitida porque se negou a tomar a vacina (🔒). Ela foi a única entre os 275 funcionários a rejeitar a imunização contra a covid-19.
  • Mesmo antes de ser protocolado pela Prefeitura, o que ocorreu nesta semana, o PL que que altera o regime urbanístico da área da Fazenda foi questionado na Justiça pelo MP, que cobra mais estudos técnicos.
  • As empresas Talo Gestão e Comunicação e Farah adotarão a pista de skate do novo trecho da Orla. Além da manutenção da pista, o consórcio prevê oficinas para a prática do esporte e cuidados com o espaço.
  • Já sob o asfalto, robôs motorizados agora estão sendo responsáveis por vistoriar o esgoto de Porto Alegre. Há um mês na ativa, os aparelhos foram criados para localizar problemas de drenagem.
  • Um cadastro para a castração sem custos de cães e gatos foi aberto em Porto Alegre. Interessados no serviço poderão acionar o telefone 156.
  • E para quem gosta de contato com a natureza na Serra: começa hoje a cobrança de ingresso para acesso de visitantes aos parques nacionais da Serra Geral e dos Aparados da Serra.

Vacina, sim!

Acesse aqui as informações sobre a vacinação contra a covid-19 em Porto Alegre nesta sexta.


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Quer aprender mais sobre podcasts? Vem com a gente! Serão 5 encontros online sobre como conceber, montar, distribuir, mensurar e monetizar um podcast. A primeira aula acontece no dia 6 de outubro. Inscreva-se!
Acesse www.matinaljornalismo.com.br/escola-matinal e confira.


Cultura

As infinitas conexões da 37ª Feira do Livro de Canoas

Lilian Rocha. Foto: Alisson Moura

37ª Feira do Livro de Canoas começa hoje, às 11h, e segue até 12 de outubro, em formato híbrido, com o tema 26 Letras, Infinitas Conexões. Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura da cidade, o evento tem a escritora Lilian Rocha como primeira patrona negra, curadoria de Luciano Alabarse e, como homenageados, os psicanalistas Diana Corso e Mário Corso. As mais de 80 atividades da feira reúnem nomes como Alexandra Lucas CoelhoClaudia TajesDaniel GaleraEucanaã FerrazHeloisa Buarque de HollandaJeferson TenórioJosé FaleroPaula TeitelbaumPaulo Scott e Toninho Vaz. Saiba mais na matéria de Ricardo Romanoff.

Agenda (🔒)

Hoje
Nos dias 1º e 2 de outubro, às 21h, no Espaço 373, o guitarrista Renato PiauinterpretaLuiz Melodia

Sábado (2/10)
Fundação Iberê inaugura, às 14h, Lucas Arruda: Lugar sem Lugar, primeira mostra individual do artista paulista no Brasil, e Tudo te É Falso e Inútil, reunindo 49 obras de Iberê Camargo curados por Arruda e Lilian Tone.

Domingo (3/10)
O Butiá recebe o guitarristaPaulinho Barcellos, às 17h30. 

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Agenda do Unimúsica 2021

Às 20h, o Unimúsica apresenta o show Afros do Sul, de Paulo Romeu Carine Brazil – leia a matéria sobre o espetáculo. Em seguida, a cantora pernambucana Lia de Itamaracáencerra a semana de shows do festival, que segue com debates na semana que vem.

Uni 40: Música da Presença apresenta dois espetáculos online e gratuitos por noite, transmitidos pelo canal do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS no YouTube. Confira a programação completa aqui.


Você viu?

Fazer reproduções de capas de obras históricas pode até não ser um grande desafio para alguns. Mas de bicicleta é um tanto mais complicado. Que o diga Peter Stokes, um australiano de 45 anos, que pedalou mais de 150 quilômetros para “desenhar” nas ruas de Adelaide a capa do disco “Nevermind”, do Nirvana. A rota que resultou no traçado em alusão ao bebê que estampou o icônico trabalho da banda norte-americana, lançado 30 anos atrás, foi feita no aplicativo Strava, usando GPS.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.