Matinal News

O jogo de empurra-empurra entre Melo e CEEE Equatorial

Change Size Text
O jogo de empurra-empurra entre Melo e CEEE Equatorial Foto: Cesar Lopes/PMPA

Começou o empurra-empurra. Depois de novos transtornos causados por mais uma chuvarada que atingiu Porto Alegre na terça-feira, o prefeito Sebastião Melo (MDB) culpou a CEEE Equatorial. Segundo a prefeitura, a falta de energia em uma estação de bombeamento no bairro Navegantes agravou os alagamentos registrados na região. Já a companhia diz que não identificou nenhuma falha na rede elétrica, mas constatou defeito nas instalações, de responsabilidade do executivo. A GZH, a CEEE afirmou que uma equipe de manutenção do próprio Dmae teria resolvido o problema no local. A suspensão da energia, de acordo com Melo, contribuiu para a paralisação do Trensurb. Já o diretor-presidente da empresa, Fernando Marroni, questionou a prefeitura por não ter gerador na casa de bombas. Somando com os eventos extremos de novembro, os prejuízos contabilizados pela Trensurb já ultrapassam 700 mil reais. A circulação do trem foi retomada ontem, mas a cidade ainda registrava transtornos causados pela chuva do dia anterior, como a falta de luz que persistia em parte do Centro Histórico. Também ontem a EPTC recolheu pelo menos 30 placas de veículos após o temporal; motoristas afetados podem regularizar a situação até sexta-feira, sem risco de cometerem infração. 

Pinheiro assume presidência da Câmara e diz que deixará “convicções políticas e ideológicas” de lado – O vereador Mauro Pinheiro (PL), integrante da base aliada do prefeito Sebastião Melo, tomou posse ontem como presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Em seu discurso, o parlamentar, que assume a Casa em ano de eleições municipais, disse que seu compromisso será “desatar nós” e que “convicções políticas e ideológicas” serão deixadas de lado. Será a segunda vez que o vereador ocupará o cargo – na primeira, em 2015, ainda estava filiado ao PT. Este texto conta a trajetória e algumas posições de Pinheiro sobre temas que estão na pauta da Casa, e esta página apresenta os nomes da nova Mesa Diretora. Presente na cerimônia, o prefeito Melo reafirmou em seu discurso que o projeto relacionado ao novo Plano Diretor será enviado apenas após as eleições. Além disso, criticou as restrições impostas pela legislação de usar a tribuna da Câmara para promoção pessoal em período eleitoral: “Se dependesse de mim, essa legislação não deveria ter vedações das pessoas falarem sobre eleições faltando 30, 40 dias. Eu acho isso errado. O eleitor tem que conhecer quem ele vai votar. E só conhece quem ele vai votar se tiver oportunidade de falar. E essa casa é um espaço de debates”.

Registro de armas no RS cai 60% no governo Lula – Com as restrições impostas pelo presidente Lula em seu primeiro ano deste mandato, o Rio Grande do Sul contabilizou uma queda de 60% nos pedidos de registro de armas de fogo em 2023 na comparação com o ano anterior. Segundo dados da Polícia Federal, foram aceitos 5.396 registros, frente aos 13.333 de 2022. Apesar da queda, o estado ainda lidera o número de solicitações no país. Depois dos quatro anos da política pró-armamentista de Jair Bolsonaro, Lula estabeleceu medidas para reduzir o número de armamentos acessíveis à população, como a retomada da exigência de comprovação da necessidade para posse ou porte. Assim, a curva de registros caiu significativamente em todo o país: em 2023, foram registradas 20,8 mil armas, uma redução de 82% em relação a 2022


Reportagem Matinal

Fechada desde setembro, ciclovia da Ipiranga reabre trecho de dois quilômetros amanhã 

Interditada totalmente há quatro meses, a ciclovia da Ipiranga, a maior de Porto Alegre, será reaberta de forma parcial a partir desta sexta-feira. Observando protocolos de segurança – que podem ocasionar um novo fechamento –, um trecho de cerca de dois quilômetros, entre as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Erico Verissimo, voltará a funcionar. A ciclovia tem mais de nove quilômetros, entre a orla do Guaíba e a Antônio de Carvalho. Não há previsão de abertura de outros trechos.

A liberação foi definida nesta quarta-feira, após vistoria no local, que contou com as presenças do prefeito Sebastião Melo (MDB) e do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. Segundo Melo, o monitoramento na região será realizado diariamente e, conforme as condições climáticas, um protocolo operacional será acionado. Em outras palavras, o trecho poderá ser fechado novamente quando houver alerta emitido pela Defesa Civil. Nesses casos, a reabertura ocorrerá apenas 24 horas após o fim do alerta. 

No comunicado da liberação do trecho, a prefeitura informou ter recebido relatório parcial de duas empresas contratadas pelo Dmae para avaliar a infraestrutura dos taludes. O material está em fase de análise pelos técnicos do município, enquanto avança o trabalho de recuperação do talude em frente ao Parque Esportivo da PUCRS.

Conforme o Dmae, atualmente há nove trechos com registro de desmoronamento ao longo da ciclovia da Ipiranga. A situação, de origem ainda não totalmente determinada, levou o prefeito Melo a cogitar o fechamento definitivo da ciclovia – em dezembro ele prometeu para breve ter uma posição a respeito.

Leia a reportagem completa


Outras notícias:

  • Para além dos transtornos provocados pela chuva nos últimos dias, na Ponta Grossa, zona sul da capital, moradores sofrem com falta de água e luz com frequência. Há relatos de pouca pressão nas torneiras e, mais uma vez, demora no atendimento da CEEE Equatorial.
     
  • Apenas duas das 25 toneladas de lixo recolhidas após a festa de Réveillon na Orla poderão ser recicladas. A maior parte do material estava misturado com rejeitos e espalhados no chão. 
     
  • Reajuste de 5,6% no valor das passagens dos ônibus intermunicipais de categoria comum, na região metropolitana, começou a valer ontem. 
     
  • As obras para a reforma do café da Praça Otávio Rocha, no Centro Histórico, aguardam autorização da prefeitura. Fechado desde 2019, o local foi adotado pela mesma empresa que revitalizou o hotel Plazinha. 
     
  • RS tem 81 agressores de mulheres monitorados por tornozeleiras. Estratégia lançada em maio será ampliada para novas regiões no estado.
     
  • A partir desse ano, o Receita da Sorte começa a sortear prêmios de 5 a 500 reais diariamente, distribuindo 2.603 pagamentos por dia. A mudança contrasta com o primeiro trimestre de 2023, que apresentou queda nos ganhos do programa da Nota Fiscal Gaúcha.
     
  • ponte temporária que irá ligar novamente Farroupilha e Nova Roma do Sul será inaugurada no dia 20. A original foi destruída pelas tempestades em setembro. O projeto de uma ponte definitiva ainda está em análise. 
     
  • Inscrições para processos seletivos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre podem ser feitas até o dia 15. Os três editais incluem 43 cargos de diferentes áreas de níveis médio e superior.
     
  • Às vésperas de completar um ano do atentado golpista ocorrido em Brasília em 8 de janeiro de 2022, Juremir relembra o histórico de ataques à frágil democracia brasileira.

Cultura

Agenda

Às 21h, o New York Connection – Marcio Philomena (guitarra), Gili Lopes (baixo), Duduka da Fonseca (bateria) e Hélio Alves (piano) – abre a temporada 2024 do Espaço 373.

A atriz Deborah Finocchiaro apresenta três espetáculos na edição 2024 do Porto Verão AlegreBaile das LetrinhasCaio em Construção Diário Secreto de uma Secretária Bilíngue.

Secretaria de Estado da Cultura lançou sua programação do Janeiro Lilás, que este ano terá como tema “Visibilidade e Dignidade Trans”. 

De 8 de janeiro a 1º de fevereiro, a Morada da Dança promove uma série de atividades para crianças entre 3 e 13 anos.

Clique nos links para informações sobre ingressos, endereços e detalhes dos eventos.

Veja a agenda completa


Você viu?

O Censo de 2022 mostrou que o Rio Grande do Sul é o estado brasileiro com maior proporção de brancos (78,4%). Contudo, este percentual caiu 4,1% em relação ao recenseamento anterior, em 2010, e houve um aumento da população que se declarou preta e parda em 19,3% e 41,3%, respectivamente. O resultado acompanha o crescimento nacional, que registrou o aumento em 11,9% da população parda e 42,3%, da preta. De acordo com o analista do IBGE Leonardo Athias, as mudanças na distribuição por raça ou cor da população são percebidas desde 1991, com aumento da declaração de raça ou cor parda, negra e indígena e decréscimo da população branca.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.