Matinal News

Mercado imobiliário financiou campanha de mais da metade da Comissão do Plano Diretor

Change Size Text
Mercado imobiliário financiou campanha de mais da metade da Comissão do Plano Diretor Foto: Sérgio Louruz/SMAMUS PMPA

Oito dos 14 vereadores que participarão da Comissão do Plano Diretor de Porto Alegre tiveram empresas do mercado imobiliário entre os principais doadores da campanha 2020. O economista André Augustin, pesquisador do Observatório das Metrópoles, levantou os dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral, onde descobriu ainda que três dos parlamentares têm ligações diretas com construtoras e empresas do setor imobiliário. Engenheiro Comassetto (PT) é proprietário da construtora Espaço Ambiental; Idenir Cecchim (MDB), da BNP Construções e Pavimentações Ltda. Já Mari Pimentel (Novo) é dona da holding Fenix, que atua em aluguel, compra, venda e corretagem de imóveis. Cláudia Araújo (PSD), João Bosco Vaz (PDT), Mônica Leal (PP), Jessé Sangalil (Cidadania) e Fernanda Barth (Podemos) tiveram entre seus cinco maiores doadores pessoas físicas ligadas ao setor. Completam a comissão os vereadores Roberto Robaina (PSOL), Airto Ferronato (PSB), Giovani Culau (PCdoB), Conselheiro Marcelo (PSDB) e Claudio Janta (Solidariedade). É importante pontuar, diz Augustin, que doações de campanha não indicam compra de apoio para pautas de interesse do setor no que tange o Plano Diretor, mas demonstram as preferências e a participação política das empresas do ramo. A construção civil também foi responsável pela maior parte das doações à campanha de Sebastião Melo (MDB) em 2020.

Maioria dos apartamentos do Cais Rooftop foi comprada por grupo de investidores – Uma empresa de São Paulo fará a gestão de pelo menos 40 dos 48 apartamentos do prédio localizado na esquina da rua Caldas Júnior com a Mauá, o “Cais Rooftop”. Primeiro projeto imobiliário aprovado sob as novas regras de construção do Centro Histórico, o prédio funcionará no estilo condo-hotel, quando a operação se dá como em um hotel e as unidades são alugadas por temporada, informa a jornalista Giane Guerra. No alto do prédio, no qual estão sendo construídos mais dois andares, haverá um restaurante. Com áreas entre 25 e 51 metros quadrados, os apartamentos à venda custam a partir de 400 mil reais. Vale lembrar que o edifício foi construído para abrigar moradia popular e chegou a ser palco de ocupações. Durante o governo Tarso Genro (PT), um decreto estabeleceu esse destino, mas a situação foi revertida na gestão de José Ivo Sartori (MDB), após pedido de reintegração de posse. Recentemente questionado pelo Matinal sobre projetos de habitação social no Centro Histórico, Sebastião Melo sugeriu que o “mercado” seria o responsável por oferecer alternativas acessíveis à população mais pobre. Relembre a entrevista com o prefeito.

Dmae pesquisa razão de gosto desagradável na água da Capital – O Dmae coletou amostras para entender o que provoca o gosto e cheiro ruins que têm dominado a água tratada da Capital. Desde o fim de semana, moradores têm reclamado de alterações na água, que também foram percebidas pelo Painel Sensorial da Qualidade do próprio Dmae. Há duas hipóteses possíveis para o fenômeno, de acordo com a diretora de tratamento e meio ambiente da autarquia, Joicineli Becker: uma é a floração de algas, que provoca alterações no gosto, e a outra é consequência da seca. A estiagem concentra contaminantes no fundo dos mananciais, e chuvas volumosas – como as que castigaram a cidade nos últimos dias –podem carregar poluentes para a água. A grande Porto Alegre foi atingida por mais de 165mm de chuva apenas na primeira semana de maio. O Dmae informou ainda que vai alterar os parâmetros de tratamento, adicionando carvão ativado e dióxido de cloro, e esclareceu que os aguapés vistos em abundância pelo Guaíba não influenciam no gosto da água.

“Governo quer tornar a Agergs uma agência regulatória de mentirinha” – Presidente da Associação dos Servidores Efetivos da Agergs, Sérgio González, fez críticas ao Palácio Piratini após saída de Luiz Afonso Senna da agência reguladora, efetivada há três semanas. Na ocasião, Senna acusou o Piratini de tentar subordinar a agência à Procuradoria-Geral do Estado. “A regulação dissociada de autonomia significa o rompimento do princípio do equilíbrio de interesses entre as três partes envolvidas no processo regulatório (governo, concessionárias e usuários) e a equidistância da agência. Com a superposição do governo neste tripé, perde-se a garantia de segurança jurídica nos contratos de concessão e a autonomia técnica e administrativa”, afirmou González ao MatinalLeia a entrevista completa.

Deputados devem aprovar 18% de reajuste ao “andar de cima” – A Assembleia Legislativa deve aprovar hoje projetos que reajustam em 18% os subsídios de juízes e desembargadores, promotores e procuradores do Ministério Público, defensores públicos e conselheiros do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul. Uma questão, no entanto, ainda causa divergência. O texto vincula o reajuste dos subsídios desses cargos aos dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Há na Assembleia um temor de os deputados perderem a prerrogativa no caso da aprovação deste termo. Uma emenda deverá suprimir este trecho da proposta original. Percentual semelhante de reajuste de 18% terão servidores do judiciário. Em sessão administrativa do Órgão Especial do TJ, ficou acordado reajuste de 12%, dividido em duas parcelas. Eles se somarão aos 6% da revisão geral, feita em maio do ano passado.


Outros links:

  • As emergências do SUS em hospitais de Porto Alegre voltaram a registrar superlotação, algumas superiores a 200%, nesta segunda-feira.
  • Por 20 votos a 11, a Câmara manteve o veto do prefeito Sebastião Melo à proposta que criava o Projeto de Promoção e Incentivo a Pesquisas sobre o Desenvolvimento e os Usos de Cannabis.
  • Ao longo de domingo, ação da Prefeitura recolheu 18 toneladas de lixo descartado de forma irregular na Lomba do Pinheiro, Zona Leste da Capital.
  • Seguindo as obras de duplicação da Avenida Tronco, o trecho da Avenida Gastão Mazeron, entre o Beco do Pezzi e a Avenida Moab Caldas, estará bloqueado. Informe-se sobre os desvios.
  • A direção do Teresópolis Tênis Clube está em tratativas avançadas para vender o terreno do clube. A expectativa é de que o dinheiro arrecadado pague as dívidas e seja suficiente para a construção de uma nova sede.
  • Desafiado pela estação mais fria do ano, o Asilo Padre Cacique pede doações de alimentos para seus residentes. Saiba como doar no site da instituição.
  • A ONG de cicloativismo Bike Anjo está em campanha para a doação de bicicletas usadas em bom estado.
  • As 25 empresas gaúchas com ações na bolsa de valores acumularam receita líquida de 167 bilhões de reais no ano passado –15% a mais que em 2021. Seu lucro, no entanto, não cresceu na mesma proporção.
  • “Toda monarquia é uma excrescência. Um monumento ao kitsch mesmo que as etiquetas da realeza encarnem o bom gosto do luxo”, sentencia Juremir Machado da Silva, em sua coluna especial de hoje, enviada para assinantes via newsletter.

Becos da cidade

A revista Parêntese 173 publicou o Mapa dos Becos de Porto Alegre, produzido pela pesquisadora Ana Luiza Koehler. O trabalho é um convite a olhar o passado da capital e perceber ali, entre “a pujança da rua da Praia e a solenidade da rua Duque de Caxias”, outras histórias marginalizadas.

Seus nomes remetem ao tempo de uma cidade muito pequena, em que todos se conheciam, e em que marcos singelos da paisagem davam nome ao espaço. Assim surgiram nomes de becos como o do Pedro Mandinga, o do Freitas, o do Poço, o do Jogo da Bola, o da Fonte e o da Garapa, para citar os mais conhecidos. 

Veja o Mapa dos Becos aqui.


Cultura

O corpo feminino é resistência em “Dançando no Silêncio”

Pandora Filmes/Divulgação

Dirigido pela franco-argelina Mounia MeddourDançando no Silêncio (2022) mostra a dança para além de manifestação artística. No filme, em cartaz nos cinemas, bailar é também uma maneira pela qual as personagens exercem a sororidade e lidam com traumas. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Aquece Noite dos Museus promove bate-papos com a jornalista Fernanda Bastos, às 19h, e o compositor Arthur Nestrovski, às 20h, no Espaço Força e Luz.

Com direção de Jacqueline Pinzon, a Operita Violoncello reestreia, às 20h, no Theatro São Pedro.

O cantor Fernando Catatau e a artista visual Isadora Stevani apresentam a performance Outra Dimensão, às 20h, no projeto Farol.live, no Farol Santander.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

Com uma forma mais lúdica de transmitir conhecimento, o programador americano Neal Agarwal lançou o site Space Elevator no fim de abril. E olha que legal: a plataforma é mesmo como se fosse um elevador rumo ao espaço, que vai do nível do mar até a Linha de Kárman, limite que separa a Terra do espaço sideral. Na subida, é possível descobrir a altitude em que certos animais são encontrados e a que altura ocorreram determinados eventos históricos da aeronáutica ou fenômenos, como a aurora boreal.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.