Matinal News

MPF sugere perda de controle do governo com novo modelo de distanciamento

Change Size Text
MPF sugere perda de controle do governo com novo modelo de distanciamento

O novo modelo de distanciamento teve apenas o seu resumo apresentado pelo governo do RS e já é visto com reservas pelo Ministério Público Federal (MPF-RS). Na análise do órgão, que esteve presente na reunião virtual em que o Executivo estadual introduziu as linhas gerais do método, a falta de garantia de um controle caso a situação volte a se agravar incomodou a chefe do MPF-RS, Claudia Paim. Outro ponto mencionado é que caberia aos prefeitos a decisão final sobre horários de funcionamento de atividades. Para ela, a decisão poderá dificultar a fiscalização dos protocolos sanitários. O novo formato de gestão da pandemia será implantado no próximo sábado, mesclando protocolos gerais e específicos por atividades. 

Levantamento mostra adesão de escolas superior a 72% na primeira semana de aulas presenciais da rede estadual – Mesmo com algumas escolas da rede estadual não abrindo para receber os alunos porque precisaram finalizar a organização de protocolos sanitários, a adesão de alunos durante a primeira semana de aulas presenciais foi considerada boa. Segundo o levantamento da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) 72,5% dos colégios receberam estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. O calendário municipal de ensino teve continuidade com o retorno de alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A volta, porém, ficou aquém da expectativa. No total, há 12.715 crianças matriculadas em instituições de Porto Alegre. No começo da próxima semana, será a vez dos estudantes do 6º ao 9º ano que voltarão a estudar presencialmente. Ontem, em face à greve da categoria, o prefeito Sebastião Melo (MDB) assinou decreto requisitando professores da rede privada para escolas do Município, pelo prazo de 60 dias. 

Auditoria indica tanque principal sem oxigênio e falha no sistema reserva de hospital de Campo Bom –  A auditoria da Secretaria Estadual de Saúde (SES) indicou que o tanque principal do Hospital Lauro Reus, de Campo Bom, ficou sem oxigênio durante a manhã em que os seis pacientes entubados morreram. Conforme GZH, mais de um problema contribuiu para a falha no equipamento e para que o sistema reserva não fosse acionado. A série de erros ainda inclui ruídos na comunicação interna e desacerto no uso do Plano de Operação Padrão, criado justamente para os casos de emergência. A análise da SES ainda citou que o nível de ar no tanque principal ficou abaixo de 30% um dia antes das mortes. Os protocolos de segurança determinam que em um caso como este é preciso fazer o reabastecimento, mas isso não foi realizado.

Vacina, sim!

Pessoas de 40 anos ou mais com comorbidades podem se vacinar contra a Covid-19 hoje em 33 unidades de saúde da Capital. A primeira dose também será aplicada em grávidas, puérperas até 45 dias depois do parto – ambas acima dos 18 anos –,  profissionais de saúde, trabalhadores de apoio aos serviços de saúde acima de 18 anos que ainda não iniciaram a imunização e pessoas com HIV/Aids. 

Quanto à segunda dose: as da AstraZeneca serão aplicadas no estacionamento externo do Bourbon Country, drive-thru da PUCRS e nas unidades de saúde Santa Cecília, Santa Marta, Modelo e IAPI. Já quem precisa de CoronaVac, a Prefeitura irá disponibilizar doses para idosos de 75 anos ou mais em 12 unidades de saúde e na tenda do Bourbon Country. 

Outros links:


Garota from Rio, de Anitta: para gringo ver (e que veja!)

A professora Kétina Timboni escreve hoje sobre o vídeo do novo single de Anitta, Girl from Rio.

“Quando retrata o Brasil, vemos em seus vídeos uma estética dos corpos como eles são: a malandra da favela, a milionária que ascendeu socialmente em cena na piscina; neste último vídeo, apresenta como é a garota do Rio, segundo o seu olhar. Sabendo o quanto Anitta tem se envolvido com questões políticas atualmente, podemos ver que a sua escolha dessas discussões não é por acaso.” 

Leia a crônica completa aqui.


Cultura

Olhando para os invisíveis

Giros Filmes/Divulgação

A partir das trajetórias de quatro detentos de Belém do Pará, o filme Nazinha, Olhai por Nós, de Belisario Franca, conta as histórias desses personagens – dois homens e duas mulheres – com foco nas consequências de suas escolhas e as expectativas em relação à liberdade, mesmo que temporária. O pano de fundo do longa é o indulto do feriado de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da capital paraense, quando acontece um dos maiores eventos religiosos do país: o Círio de Nazaré. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

MARGSreabre ao público, mediante agendamento, com as exposições Lia Menna Barreto: A Boneca Sou Eu — Trabalhos 1985-2021, maior mostra já realizada da artista, e 5 Casas, de Bruno Gularte Barreto.

A artista Lilian Maus inaugura em live a exposição Linhas Cruzadas, ao meio-dia, dando início à programação de 2021 da Fundação Força e Luz, antigo Centro Cultural CEEE Erico Verissimo.

O hub criativo CEIA – Cultura, Empreendedorismo, Inovação e Arte e o Farol Santander debatem o papel da arte na retomada do setor cultural, às 19h30, reunindo o coordenador do Farol, André Severo, o artista Bruno Novelli e o fotógrafo Vicente de Mello, com mediação de Roger Lerina.

E mais.

Receba a agenda completa


Você viu?

Envolvida com ONGs que resgatam animais de rua à mais de cinco anos, a gaúcha Marcia Messa juntou sua paixão por projetos sociais e a urgência de se encontrar um lar aos animais abandonados em meio à pandemia. Enquanto as feiras de adoção permanecem impedidas de acontecer, ela teve uma ideia inovadora: o aplicativo Na Mosca. Semelhante aos apps de relacionamento, ele conecta pessoas interessadas em adotar aos animais resgatados, descrevendo seus perfis, e indicando-os aos adotantes que mais têm a ver com eles, com base em um perfil montado a partir de respostas dentro do aplicativo. “O aplicativo é focado no perfil do adotante e do adotado. Não importa a cor, raça, tamanho. O que importa é o perfil da pessoa em relação ao cachorro”, explica Márcia. 

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.