Matinal News

Obras em quase todas as escolas municipais devem começar até o início de junho

Change Size Text
Obras em quase todas as escolas municipais devem começar até o início de junho EMEF Migrantes, na zona norte. Foto enviada pela equipe da escola.

A Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre espera começar reformas em 93 das 99 escolas da rede, no máximo, até o início de junho. As obras beneficiarão locais onde estudam 95% dos alunos matriculados ao município, conforme estimou a Smed à Matinal, e custarão pouco mais de 85,2 milhões, oriundos dos cofres públicos.

Na segunda-feira, a prefeitura recebeu propostas de sete empresas interessadas em tocar as obras, segundo o jornalista Jocimar Farina. Neste momento, a documentação está sendo analisada e a expectativa é de que a ordem de serviço seja assinada dentro de 15 dias, e os trabalhos, em até um mês da assinatura.

As instituições beneficiadas estão divididas em cinco lotes: Centro, Ilhas, Norte, Sul e Oeste. Enquanto as obras no Centro e nas Ilhas devem ser concluídas dentro de um ano, as reformas nas outras áreas devem se estender por até três anos.

No final de março, reportagem da Matinal reuniu relatos de docentes de 10 escolas da rede municipal que denunciavam a precária infraestrutura, responsável por uma rotina insalubre, especialmente em dias de muito calor.

Novo modelo – Contudo, um outro modelo de gestão da manutenção das escolas pode levar ao rompimento do contrato. A prefeitura avança em um plano de parceria público-privada para a área desde o ano passado. O objetivo desta PPP é conceder, por 20 anos, serviços como segurança, limpeza, poda de árvores, reposições de equipamentos e mobiliários, lavanderia e gestão de gás, energia, água e esgoto.

Veja outras notícias desta quarta-feira, 17 de abril.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.