Matinal News

Operação recupera fios furtados e drones passam a monitorar parques

Change Size Text
Operação recupera fios furtados e drones passam a monitorar parques Foto: SMSEG/Divulgação PMPA

Ação integrada entre Guarda Municipal e Polícia Civil recuperou cerca de 3,5 quilos de fios furtados de sinaleiras da Capital. A ofensiva resultou ainda na interdição de um ferro-velho, no bairro Floresta, onde foi localizado o material. Desde ontem, a Guarda Municipal também reforçou o monitoramento noturno de parques com drones térmicos. Em um primeiro momento, dois equipamentos serão utilizados para sobrevoar a Redenção e o Marinha do Brasil, locais também afetados por furtos de cabos. A avaliação das autoridades é que o uso dos equipamentos facilitará abordagens de agentes de segurança, pois são menos visíveis que as viaturas e retardam a fuga de suspeitos. Segundo a prefeitura, entre janeiro e março deste ano foram furtados cerca de 8 mil metros de cabos de energia e outros itens de sinaleiras, o que já representa todo o volume furtado em 2022 na cidade.

Oposição inicia conversas de olho em chapa para 2024 – Formada por integrantes de PSOL, PT e PCdoB, a bancada de oposição na Câmara Municipal fez ontem a primeira do que deve ser uma série de reuniões sistemáticas do grupo. O objetivo é definir uma “resistência” aos projetos do governo Melo e construir unidade para uma chapa viável para as eleições de 2024, aproveitando os resultados obtidos por candidaturas progressistas em Porto Alegre na eleição de 2022. “Melo é um articulador da direita na cidade e deixa correr a extrema direita”, criticou o líder da oposição, Roberto Robaina (PSOL). Ele defende o diálogo no campo da esquerda para encontrar nomes de consenso para compor a chapa. Caso não haja acordo, Robaina sugere a realização de prévias. Presidente do PT na Capital, Maria Celeste de Souza exaltou as conversas, mas pontuou que é cedo para tratar de nomes. 

Município fará novo leilão de imóveis – A prefeitura de Porto Alegre deve lançar hoje o edital para o segundo leilão de imóveis considerados sem utilidade pela administração. Conforme GZH, vão ser ofertados 16 terrenos situados no complexo do Porto Seco. O certame deve ocorrer no dia 27 de abril e a expectativa é arrecadar 41,2 milhões de reais. Este será o segundo leilão do tipo. O primeiro ocorreu no mês passado e terminou com a venda de apenas três das 12 propriedades listadas. Foram 7,2 milhões arrecadados, a maioria referente a um terreno próximo ao aeroporto.


Número de pessoas em áreas de risco em Porto Alegre quase dobra em uma década

O total estimado de pessoas em áreas de risco aumentou 90% nos últimos 10 anos em Porto Alegre. Um levantamento feito em parceria com Serviço Geológico do Brasil (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – CPRM) mostra que cerca de 84,4 mil moradores estão em setores com chance de deslizamento e enxurrada. Em 2013, esse número não chegava a 45 mil. 

A Prefeitura da Capital recebeu do CPRM um Plano Municipal de Redução de Riscos, que busca, a curto prazo, identificar as moradias com risco iminente. Mas, a longo prazo, a administração municipal precisará de um projeto para remoção dessas famílias e ações de urbanismo que evitem a reocupação. Atualmente, são 142 setores de risco, distribuídos em 42 bairros da cidade. 

Em coletiva nesta segunda-feira, o prefeito Sebastião Melo (MDB) não descartou acionar o Ministério Público e entrar na Justiça para remover aqueles que se negarem a deixar os locais. “A mão que afaga é a que te apedreja. Na primeira morte que tiver em uma área dessas vão dizer que a culpa é do prefeito. Não é uma decisão fácil, mas em alguns casos vamos ter que levar ao Judiciário”, afirmou.

Saiba quais são os locais de risco


Outros links:

  • A partir de hoje, a oferta da vacina bivalente contra a covid passa a abranger também pessoas entre 50 e 59 anos com comorbidades em Porto Alegre. A vacinação ocorre em 33 locais.
  • Em mais um episódio de embates acalorados na Câmara, a homenagem aos 101 anos do PCdoB gerou discussões entre os vereadores de Porto Alegre.
  • A reportagem de GZH destacou alguns dos mais dos 4,4 mil decretos revogados pelo prefeito Melo. Dentre eles, estava um que “proíbe a venda de carne contaminada por radioatividade proveniente de Chernobyl”. Relembre a história em reportagem publicada na Parêntese.
  • Em outra ponta, a prefeitura não consegue resolver o problema do transporte público coletivo. GZH mostrou que a semana começou com ônibus lotados e frequência irregular.
  • O Fantástico, da TV Globo, noticiou a prisão de dois homens, no Rio Grande do Sul, suspeitos de fazer parte de um grupo supremacista. Um deles era operador de áudio da Rádio Gaúcha Serra.
  • O TRF4 manteve a condenação por crime ambiental de um agricultor de 47 anos, morador de Sertão Santana, que foi preso em flagrante por importação e transporte ilegal de agrotóxicos provenientes do Uruguai.
  • Juremir Machado exalta os reconhecimentos recebidos por Gilberto Schwartsmann e Kathrin Rosenfield na abertura de sua coluna especial de hoje, que tem na cultura o assunto principal.

Cartografia de um outono porteño 1: Encarnações

Professora de História da Unipampa, Renata Dal Sasso vai passar dois meses como pesquisadora visitante na Universidad de Buenos Aires. De lá, vai dividir com a gente a experiência na capital argentina. Sua primeira colaboração foi publicada na última edição da Parêntese, em que ela conta da sua relação com a cidade e destaca a visita ao Espacio Memoria y Derechos Humanos (Ex-Esma), memorial situado no lugar onde ficava a Escuela Superior de Mecánica de la Armada. 

A primeira vez que visitei o lugar foi em 2017 e saí de lá destroçada não apenas pelo passado, mas também pelo presente, em especial o brasileiro, onde o 31 de março é esse dia estranho em que tememos que haja quem saia a festejar. Assistindo por meses pessoas se aglomerarem em um parque de Porto Alegre pedindo o retorno da ditadura militar, não conseguia deixar de pensar que o que foi feito naquele espaço, incluindo o sequestro de bebês ali paridos e sua adoção por pessoas ligadas à repressão como forma de aniquilar a memória de seus pais, era justificável para muita gente, inclusive algumas que conhecia. 

Leia o texto completo aqui.


Cultura

“A Garota Radiante” celebra a vida em tempos de morte

Pandora/Divulgação

A atriz francesa Sandrine Kiberlain estreia no roteiro e direção com A Garota Radiante (2021), que teve a sua première na Semana da Crítica do Festival de Cannes de 2021. A personagem do título é Irène (Rebecca Marder), uma jovem judia de 19 anos que sonha em se tornar atriz em um cenário delicado: o verão de 1942, quando a França está ocupada por nazistas. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Cia. Incomode-te apresenta o espetáculo Espera, hoje e amanhã, às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel – Multipalco Eva Sopher – leia a entrevista com Nelson DinizLiane Venturella e Sandra Possani.

Orquestra Jovem do RS inicia a temporada 2023 de concertos, às 19h, no Centro Histórico-Cultural Santa Casa, com repertório alusivo aos 136 anos de nascimento de Heitor Villa-Lobos.

O guitarrista norte-americano Mack McDonald faz show, às 20h, no Instituto Ling.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

Lembra que há alguns dias falamos da missão Artemis 2, que fará uma nova viagem ao redor da Lua em 2024? Ontem, a Nasa anunciou os nomes dos quatro astronautas que vão tripular a nave e, pela primeira vez, a tripulação conta com uma mulher e um homem negro. Christina Hammock Koch trabalha na Nasa desde 2013, foi engenheira de vôo na Estação Espacial Internacional em três expedições e estabeleceu um recorde para o voo espacial mais longo de uma mulher: 328 dias no espaço. Já Victor Glover será o piloto da missão. Ele foi selecionado como astronauta em 2013 enquanto atuava como membro legislativo no Senado dos Estados Unidos. Ele também serviu como piloto e segundo em comando na missão SpaceX, que pousou em 2 de maio de 2021. 

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.