Matinal News

Pior mês da pandemia teve mais mortes que nascimentos no RS

Change Size Text
Pior mês da pandemia teve mais mortes que nascimentos no RS

Os reflexos do terrível mês de março começam a ser aferidos por números mais consolidados. Coube ao Rio Grande do Sul a trágica marca de ser o primeiro estado do Brasil a registrar mais mortes do que nascimentos no período de um mês, que foi o mais trágico da pandemia até aqui.

De acordo com dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/Brasil), a população retraiu em 3.831 vidas. Ao todo, foram registrados 15.802 óbitos, contra 11.971 nascimentos em março. O excesso de mortes é ligado diretamente com a Covid-19, que esteve relacionada a 7.651 mortes no mesmo período. Preste atenção aqui: o coronavírus esteve presente em quase metade dos falecimentos no RS no mês passado.

Apesar de ter se tornado epicentro da pandemia no mês passado, a situação gaúcha não é isolada. Em 12 das 50 cidades com mais de 500 mil habitantes no Brasil houve mais mortes do que nascimentos no mês passado. Porto Alegre é uma delas, e foi proporcionalmente a que teve a pior situação. A capital gaúcha teve o dobro de óbitos na comparação com nascimentos: foram 3.221 óbitos ante 1.509 bebês registrados.

O efeito demográfico tende a ser temporário, com o esperado recuo nas mortes por Covid-19. No entanto, caso a situação perdure, haverá efeitos no longo prazo, conforme explicou o pesquisador Miguel Nicolelis ao El País. “Uma queda na juventude leva a uma queda na população economicamente ativa”, alertou. “O custo do lockdown é infinitamente menor.”

O que mais você precisa saber

Leite envia ao STF pedido de explicação a Bolsonaro por gastos na Saúde – Após as manifestações do presidente Jair Bolsonaro sobre a pandemia no RS, Eduardo Leite enviou ao STF um pedido de explicação por parte do chefe de Estado (🔒) após a insinuação de que o governador gaúcho teria usado o dinheiro destinado à área da saúde para colocar as contas em dia. Bolsonaro chegou a dizer que Leite regularizou a folha de pagamento, mas se esqueceu da saúde. No entendimento da administração estadual, o presidente usou um “discurso ambíguo” para propagar o suposto uso irregular de verbas. A ação ainda cita o crime de difamação por parte do presidente. Em entrevista à Rádio Gaúcha, o chefe do Executivo estadual afirmou que tenta criar as condições para a retomada das aulas presenciais. Leite mencionou que a falta de socialização entre as crianças pode afetar o desenvolvimento delas. 

Ministro da Saúde visita Porto Alegre e rechaça intrigas sobre retenção de vacinas – Em sua primeira vinda ao RS como ministro da Saúde, Marcelo Queiroga visitou hospitais de Porto Alegre. Além de autorizar a abertura de 30 novos leitos de UTI em solo gaúcho, ele se pronunciou sobre a compra de vacinas por empresas e a suposta retenção de imunizantes, boato perpetuado pelo ministro Onyx Lorenzoni (DEM) e que envolveu o governador Eduardo Leite. Queiroga defendeu, sobretudo, o cumprimento da lei, ou seja, da fila organizada pelo Plano Nacional de Imunização. E ao falar sobre as manifestações do controle de vacinas pelos estados, o ministro da Saúde disse estar vacinado duplamente: da Covid-19 e das intrigas. A informação de que o RS estaria guardando vacinas foi desmentida pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde. Antes de deixar o Estado, o ministro ouviu demandas de Leite e do prefeito Sebastião Melo (MDB)

Biblioteca da Smed será fechada em Porto Alegre – Com um acervo de mais de 8 mil volumes, a Biblioteca da Secretaria Municipal de Educação (Smed) será fechada. A pasta explicou que o motivo da decisão é o baixo aproveitamento do local. Os livros serão repassados às escolas de Porto Alegre, além de pinacotecas e arquivos espalhados pela Capital. Ao Jornal do Comércio, a presidente da Associação Rio-Grandense dos Bibliotecários, Neli Mioto, disse que a memória da cidade não pode ser perdida porque não houve procura nos últimos anos. Ela sustenta que o fechamento é mais um capítulo do processo de desmonte do local, que em 2018 passou a ser coordenado por uma professora e não uma bibliotecária. O auxílio técnico que antes era feito por cinco pessoas do ramo, agora está reduzido a uma. E o site da biblioteca não é atualizado há quase três anos. Em fevereiro, a Prefeitura reviu a decisão de transferir a biblioteca da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade. A mobilização popular que contribuiu para o novo posicionamento se deu após a revelação feita em reportagem do Matinal Jornalismo sobre a intenção do Município.

Vacina, sim!

A campanha de vacinação contra a Covid-19 abrange o público com idade igual ou superior a 64 anos hoje, em 30 unidades de saúde e três postos de drive-thru – no BIG Sertório, no BarraShoppingSul e na PUCRS. Nesta sexta, a imunização também é aberta a agentes funerários que atuem na Capital, exclusivamente no Centro de Saúde do IAPI.

Outros links:

  • A reabilitação após a Covid-19 não termina com a alta hospitalar. Por vezes, o caminho é longo e com sequelas variadas
  • Os médicos de São Lourenço do Sul estão proibidos de usar receituários com prescrição de medicamentos do chamado “kit covid”. A determinação da prefeitura foi dada após um posto de saúde entregar receitas a pacientes.
  • O prazo para aderir ao parcelamento do IPTU foi prorrogado em Porto Alegre até 30 de abril. A prefeitura busca com a medida a regularização espontânea, a fim de evitar novas entradas no cadastro de devedores e protesto.
  • O Dmae iniciou uma obra que pode resolver os problemas de abastecimento de água na Zona Sul e na Lomba do Pinheiro. O sistema de Água Ponta do Arado, no Belém Novo, irá setorizar a distribuição e deve ser concluído em 2024.
  • O Ministério Público do Estado denunciou o presidente do PTB, Roberto Jefferson, por crime de homofobia e injúria, nas esferas cível e criminal. A ação é embasada em ofensas proferidas pelo ex-deputado ao governador Eduardo Leite.
  • O número de feminicídios caiu 77% no RS em março deste ano. Com três casos registrados no período, o índice é o menor em toda a série histórica, de acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública.
  • Um erro que feriu a lei trabalhista poderá fazer com que o Inter tenha que pagar uma indenização aos 63 funcionários que foram demitidos nesta semana. Os desligamentos ocorreram por restrição orçamentária.
  • A colheita de arroz no RS atingiu produtividade recorde (🔒). O levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz apontou que 70% da área já foi colhida, com produção de 8.946 quilos por hectare, número que supera aquele verificado na semana anterior.
  • A indústria gaúcha recuou 1,1% em fevereiro na comparação com janeiro, conforme dados do IBGE. O desempenho do RS acompanhou a trajetória negativa de outros 14 locais pesquisados.
  • O turismo do RS perdeu mais de 2,4 mil estabelecimentos por conta da pandemia. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o Estado é o quinto território que mais registrou fechamentos no País.

Cultura

Cine Esquema Novo explora o streaming

O artista convidado Welket Bungue. Foto: Kirsten Bethge

Neste sábado, começa o 14º Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira (CEN) com uma ampla programação totalmente online e gratuita. O repórter Ricardo Romanoff conversou com Jaqueline Beltrame, diretora e curadora do festival, e Ramiro Azevedo, um dos organizadores do CEN 2021, sobre as iniciativas do evento, que contorna as restrições da pandemia com mostras, oficinas, seminário e debates no ambiente digital até 15 de abril. Leia a entrevista.

Agenda do Cine Esquema Novo 2021

Sábado (10/4)
A abertura do Cine Esquema Novo (CEN) reúne, às 11h, os curadores e o coordenador de programação da 14ª edição, em transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook do festival. 

Às 13h, a live Abrindo os Cadernos, no Instagram do CEN, traz realizadores da Mostra Outros Esquemas em bate-papo com a jornalista Bruna Paulin. Às 15h e às 17h, no YouTube e no Facebook, o CEN debate filmes da Mostra Competitiva Brasil

Às 20h, o festival transmite no YouTube e no Facebook projeções realizadas nas ruas de Porto Alegre.

Às 21h, todos os dias do festival, a live Shot Esquema Novo, no Instagram, reúne realizadores, artistas e equipe do CEN para falar sobre arte audiovisual brasileira.

Domingo (11/4)
Às 11h e às 19h, tem mais debates ao vivo sobre filmes da Mostra Competitiva Brasil. E às 13h, a live Abrindo os Cadernos reúne novamente realizadores da Outros Esquemas.

Artista convidado desta edição, Welket Bungué conversa com os curadores Alisson Avila e Ana Camila Esteves, ao vivo no YouTube e no Facebook, às 17h.

Todos os filmes do festival estão disponíveis de forma online e gratuita até 15 de abril. Para mais informações, acesse o site do Cine Esquema Novo.

Mais agenda (🔒)

Abaixo, enviamos algumas das sugestões de agenda que enviamos aos nossos assinantes premium. Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina, assine aqui.

Hoje
De hoje a domingo, sempre às 20h, o festival Povos do RS apresenta grupos de danças populares de diferentes tradições.

Sábado (9/4)
A literatura negra, periférica e feminista pauta o sarau online do Circuito Cultural nas Bibliotecas Comunitárias, às 15h, com a escritora Conceição Hyppolito.

Domingo (10/4)
Às 19h, a série Teatro do projeto #EmCasaComSesc apresenta o espetáculo Meus Cabelos de Baobá, da diretora Vilma Melo, ao vivo do Rio de Janeiro.

Receba a agenda completa


Você viu?

Um dos desafios para quem está cumprindo religiosamente as medidas de distanciamento é manter a rotina de exercícios físicos. Com as academias atendendo clientes de maneira reduzida, a alternativa para aqueles que não querem perder a boa forma tem sido os treinamentos online. Uma das iniciativas nesta área está em Porto Alegre e trata-se do Treino na Caixa. O projeto, coordenado por Alexandra Pereira, Cristian Pedrazzini, Daniel Fraga e Iury Pereira, foi concebido como uma ação solidária, que buscava arrecadar cestas básicas e outras doações. Em três meses, os educadores físicos reuniram quase duas toneladas de alimentos e a próxima etapa foi profissionalizar a ideia. Atualmente, existem 21 tipos de aulas, com duração de 15 a 20 minutos, e que podem ser vistas pelo YouTube. O sucesso da empreitada foi tanto que os professores hoje contam com alunos fiéis de fora do Rio Grande do Sul.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.