Matinal News

Piratini adianta metade do 13º para o dia seguinte à eleição

Change Size Text
Piratini adianta metade do 13º para o dia seguinte à eleição

O governo do Rio Grande do Sul irá antecipar o pagamento do 13º salário aos seus servidores. A primeira parcela cairá no próximo dia 31, segunda-feira seguinte às eleições que definirão o futuro governador do Estado. O benefício será quitado em 30 de novembro, 20 dias antes do prazo legal.

A antecipação foi anunciada pelo governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), que está no cargo desde março, após a renúncia de Eduardo Leite (PSDB) –que, por sua vez disputa o segundo turno das eleições com Onyx Lorenzoni (PL). Ranolfo admitiu que a medida poderia ser vista como relacionada ao período eleitoral, mas descartou que isso seja um fato: “Nosso histórico com as contas demonstra exatamente o contrário. Ano passado não era época eleitoral e conseguimos colocar os salários em dia e adiantamos o 13º salário”, afirmou. “Temos condições plenas de fazer isso neste ano.”

Em 2021, metade do 13º foi pago antecipadamente, em 29 de novembro. O restante foi pago na data limite. Durante os seis anos anteriores, entre a gestão Sartori e metade da de Leite, o benefício foi pago ou com atraso ou por meio de empréstimos contraídos pelos servidores, com garantia do governo do Estado.

O secretário da Fazenda, Leonardo Busatto, atribuiu o pagamento antecipado ao ajuste fiscal que o Piratini implementou nos últimos meses. A previsão é que as duas parcelas injetem 1,5 bilhão de reais na economia do Estado.

Denúncias de assédio eleitoral crescem – O número de denúncias de assédio eleitoral no Rio Grande do Sul saltou de 30 na semana passada para 51 até ontem, de acordo com o Ministério Público do Trabalho no Estado. A maioria dos registros, 18, ocorreu em Porto Alegre. No RS, a situação ocorreu em empresas de diferentes portes, de pequeno a grande. O crescimento desta prática, pelos dados do Ministério Público do Trabalho, foi uma tendência em nível nacional também nas últimas duas semanas. O assédio eleitoral ocorre quando o empregador promete benefícios ao funcionário ou o ameaça com piora das condições de trabalho ou perda do emprego em troca de voto em determinado candidato. A prática constitui crime.

Outros links:

  • Em entrevista ao Jornal do Comércio, o presidente do PDT no RS, deputado Pompeo de Mattos, fez uma avaliação do resultado das eleições para a sigla. Para ele, a legenda “sai machucada, mas viva”.
  • Os números da pesquisa Atlas no RS de ontem indicaram empate técnico duplo na disputa para governador e para presidente, com Onyx e Bolsonaro numericamente à frente.

O que mais você precisa saber

Mobilização contra concessão da Redenção soma milhares de apoios – Em uma semana, um abaixo-assinado contra a concessão da Redenção à iniciativa privada já alcançou 14 mil adesões virtuais. A proposta da prefeitura foi apresentada na última terça-feira e prevê a instalação de variadas estruturas, que vão de quadras de beach tennis a mais de 500 vagas de estacionamento, em troca de uma concessão de 30 anos. No mês que vem, a Câmara deverá realizar uma audiência pública para debater o tema.

Seu Jorge conclama para luta antirracista ao comentar sobre ataques sofridos em Porto Alegre – O músico Seu Jorge se manifestou ontem pela primeira vez sobre os ataques racistas que sofreu durante show no Grêmio Náutico União na semana passada. Em vídeo publicado em seu Instagram, ele exaltou o Rio Grande do Sul, mas disse que não reconheceu a cidade que aprendeu a amar durante a apresentação para o público, que, conforme ele, era composto majoritariamente por brancos. “Presenciei muito ódio e grosseria racista”, relatou o músico que, na sequência, conclamou à luta antirracista por meio dos movimentos sociais. Sobre o episódio, a Polícia Civil vai abrir inquérito para investigar os ataques racistas sofridos pelo cantor. Em nota, o presidente do União, Paulo José Kolberg Bing, disse que uma apuração interna está sendo realizada e prometeu responsabilização dos envolvidos, em caso de comprovação dos atos racistas. 

Outros links:

  • O projeto de lei que retoma o passe livre em dia de eleição em Porto Alegre, aprovado no último dia 13, vai ser sancionado hoje na Câmara de Vereadores. 
  • A Prefeitura da Capital adicionou 25 linhas de ônibus nos dias úteis. Para atender a solicitação do Sindicato da Hospedagem e Alimentação, o maior reforço ficou nos horários noturnos.
  • A campanha contra a poliomielite atingiu 72% do público alvo no Estado. A campanha segue até o dia 22 de outubro, e a meta é de chegar a 95%.
  • Ao menos seis escolas do RS estão tendo que operar com reformas. As escolas têm utilizado ensino remoto, horários alternativos e até outros endereços para atender os alunos.
  • O Governo do Estado adiou de hoje para 1º de novembro a audiência pública sobre a privatização da Corsan.
  • Hoje é dia da newsletter 32 de Juremir Machado da Silva, que analisa a troca de socos sem nocaute do debate na Band no último domingo e conta sobre Michel Maffesoli em Porto Alegre

Os The Darma Lóvers 25 anos depois ou: a arte de não continuar sendo

Uma baita entrevista com Os The Darma Lóvers, essa banda tão singular, que completa 25 anos com festas. Música pop com alma zen, uma coisa leve e profunda, que merece ser mais conhecida. A conversa foi conduzida por Cláudia e Theo Tajes, parceiros da Parêntese.

Quando tudo começou, Irínia Taborda e Luís Nenung eram buscadores, na definição dele. Já tinham andado por mundos e histórias diferentes, como é comum entre os inquietos, até que se encontraram no Gonpa, o templo budista de Três Coroas, ali onde a serra gaúcha começa a subir para se transformar na opulência turística de Gramado. Já na configuração de casal, os dois começaram a espalhar as inspirações do budismo em forma de música e viraram Os The Darma Lóvers – que desde então ocupa um lugar no lado esquerdo do peito tanto de quem acompanhou a trajetória da banda

Leia o texto completo aqui.


Cultura

“Homens à Beira de um Ataque de Nervos” ri da insegurança masculina

Foto: Synapse

Estrelada por nomes de destaque do cinema francês contemporâneo como Thierry Lhermitte, Laurent Stocker e Ramzy Bedia, a comédia Homens à Beira de um Ataque de Nervos (2022) acompanha um grupo de homens, de idades que variam de 17 a 70 anos, que se inscrevem em um retiro terapêutico liderado pela coach Ômega (Marina Hands). O que une esse grupo heterogêneo é que todos estão prestes a sofrer um colapso nervoso. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Gabriel Romano (acordeon) e Miriã Moreira Farias (violino) apresentam recital, às 16h30, no Paço Municipal.

Integrando a primeira temporada do projeto Farol.live, o Cine Farol Santander recebe, às 20h, a performance Mesa Reverb, do trompetista Guizado e da artista Manuela Eichner.

O psicanalista Edson Sousa é o convidado do Sarau Elétrico, às 21h, no Bar Ocidente, com canja de Juliano Guerra e Thays Prado.
Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

O CineSolar – primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar – vai fazer sessões de graça na Ilha da Pintada, em Porto Alegre. O projeto é uma parceria com a prefeitura da Capital. Serão exibidos hoje, a partir das 19h, curtas brasileiros, e às 20h exibe o filme Rio 2. Também será apresentado um curta especial produzido por crianças e adolescentes da Associação dos Amigos, Artesãos e Pescadores da Ilha da Pintada. O evento acontece na Praça Salomão Pires Abrahão e, em caso de chuva, será transferido para a Escola Estadual de Ensino Médio Almirante Barroso.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.