Matinal News

Piratini mantém leilão da Corsan e tenta derrubar liminar

Change Size Text
Piratini mantém leilão da Corsan e tenta derrubar liminar

 O Governo do Estado ingressou com uma ação no Supremo Tribunal Federal para derrubar a liminar que suspendeu o leilão da Corsan, marcado para a próxima segunda-feira. Em outra frente, o Palácio Piratini também entrou com pedido de reconsideração na própria ação do Tribunal de Justiça que paralisou o processo de privatização da companhia. Na última sexta, uma decisão do desembargador Alexandre Mussoi Moreira, do Tribunal de Justiça Estadual, determinou que o processo fosse paralisado, ao atender a um pedido do Sindiágua. Em entrevista à Rádio Gaúcha, o secretário da Casa Civil, Artur Lemos, mostrou confiança na “atratividade do negócio” para o leilão da Corsan, apesar de admitir certo pessimismo no cenário macroeconômico – razão pela qual, na avaliação dele, o leilão do Cais Mauá restou deserto semana passada.

Assembleia autoriza Piratini a colocar até 108 milhões de reais no transporte metropolitano 

A Assembleia Legislativa aprovou a proposta do Piratini que cria um programa emergencial que poderá injetar até 108 milhões de reais, oriundos do Tesouro, no transporte público metropolitano. A matéria teve 42 votos a favor e seis contrários. A meta é que os recursos garantam a manutenção do serviço, numa medida que deve “atenuar ou mesmo eliminar o aumento da tarifa”. A Metroplan e o Daer farão a gestão dos recursos. O projeto afirma que o auxílio deve ser usado para “pagamento dos custos com pessoal visando a manutenção dos serviços em níveis operacionais satisfatórios e enquanto perdurar a situação de emergência nacional”. Cita ainda que o sistema transporta 9,2 milhões de passageiros em 260 mil viagens mensais. Hoje, o volume de usuários dos ônibus se estabilizou em 64% da quantidade de 2019, antes da pandemia. O texto, contudo, recebeu críticas mesmo de quem votou a favor, como a deputada Luciana Genro (PSOL). Ela manifestou preocupação pois a proposta visa minimizar prejuízos das empresas sem dar segurança de como a verba será utilizada. Em 2021, os deputados também aprovaram uma proposta de auxílio emergencial ao transporte público, de 88 milhões de reais.

Prefeitura estuda devolver orquídeas à Redenção, mas desconhece número total de espécies 

Demolido em 2018, o Orquidário Gastão de Almeida Santos deu lugar ao Refúgio do Lago, complexo gastronômico inaugurado neste ano na Redenção. Com o debate sobre a concessão do parque à iniciativa privada, o assunto voltou à pauta. Em entrevista ao Matinal, Paulo Pizá Teixeira, um dos fundadores da antiga Secretaria Municipal do Meio Ambiente, afirmou que a estrutura que abrigava as orquídeas faria parte do patrimônio do parque e, portanto, não poderia ter sido destruída. De acordo com Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), o “Orquidário não constou dentre os bens tombados do Parque Farroupilha”, e sua demolição baseou-se em um parecer técnico de 2018. Hoje as orquídeas estão no Viveiro Municipal da cidade. Segundo afirmou ao Matinal, a Smamus estuda a possibilidade de retorná-las à Redenção. Entretanto, questionada sobre o total de exemplares que o Município tem, a pasta informou que “não há registro do número de orquídeas que existiam no Orquidário”. 

Frequentadores do Marinha se mobilizam contra concessão 

Frequentadores do parque Marinha do Brasil organizaram um abaixo-assinado contra o projeto de concessão do parque, que seria viabilizado numa proposta semelhante à da Redenção. A manifestação ressalta, em especial, os investimentos realizados pelo Poder Público no local como argumento de defesa à manutenção do caráter público do espaço. Lançado no início da semana, o abaixo-assinado contava com cerca de 2 mil assinaturas até a noite de ontem. O projeto da Prefeitura contempla, além do Marinha, o trecho 3 da Orla do Guaíba, entre o Arroio Dilúvio e o Parque Gigante. A ideia é que a iniciativa privada faça a gestão, a operação e a manutenção dos locais pelo prazo de 30 anos.

Incêndio já consome 500 hectares do Taim 

Um incêndio na estação ecológica do Taim já atingiu pelo menos 500 hectares da reserva ambiental. O fogo teria iniciado na segunda-feira a partir da queda de um raio, numa área de banhado – o que impedia o trabalho de equipes brigadistas no solo. Na tarde de ontem, dois helicópteros atuavam para combater as chamas. Com parte de sua área protegida por lei desde 1986, o Taim abriga 30 espécies de mamíferos e mais de 200 espécies de aves. Em 2013, outro incêndio de grandes proporções consumiu 5,6 mil dos 33 mil hectares da região ao longo de oito dias. Na ocasião, as chamas também haviam começado por causa de um raio. Cinco anos antes, outro incêndio tinha consumido uma área de 4 mil hectares.

Outros links:

  • Uma comissão especial está sendo montada na Câmara Municipal de Porto Alegre para tratar da revisão do Plano Diretor. O colegiado deve iniciar os trabalhos em fevereiro do ano que vem.
  • pagamento do IPVA começa hoje e aqueles que quitarem o tributo até 29 de dezembro terão 10% de desconto e também não pegam a variação da UPF, que deve ficar em 5,88%.
  • A Assembleia define em reunião hoje a ordem de votação dos projetos neste fim de ano, incluindo a reestruturação do governo. A princípio, as análises no plenário devem ser concluídas antes do recesso.
  • Uma pesquisa mostrou que seis em cada dez gaúchos cortaram gastos em 2022. Entre os 700 entrevistados, 55% afirmaram estar inadimplentes.
  • Agentes da Fase são denunciados por agressões físicas e psicológicas a jovens em Porto Alegre. A Defensoria Pública pede o afastamento imediato dos servidores, a interdição do local e multa por danos morais coletivos.
  • Os voos diretos de Vacaria para Porto Alegre estão suspensos. A Azul informou que aqueles que já haviam comprado as passagens foram avisados com antecedência e reembolsados.
  • Para lembrar as vítimas Kiss, um coletivo de Santa Maria colou 242 estrelas na fachada da antiga boate. A tragédia completa dez anos em janeiro do ano que vem.
  • Lula foi diplomado pelo TSE, mas os bolsonaristas ainda sonham com o golpe. “Uma tirada golpista de Carlos Lacerda contra Getúlio Vargas foi adotada, adaptada e ampliada para os tempos atuais: Lula não deve sair de prisão; se sair, não pode ser candidato; se for, não pode ser eleito…”. Leia a coluna completa de Juremir.

Cultura

Agenda (🔒)

O Instituto Ling exibe a mostraTomie Ohtake: Seis Décadas de Pintura, a partir das 10h30 – a exposição segue em cartaz até 25 de fevereiro.

Orquestra Villa-Lobos encerra a temporada de 2022 com apresentação no Theatro São Pedro, às 20h.

Wander Wildner sobe ao palco do Gravador Pub, às 20h, para o lançamento de seu segundo livro, Canções Iluminadas de Amor

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

Uma nova lei da Nova Zelândia, que entra em vigor em 2023, vai proibir a venda de cigarros para pessoas nascidas a partir de 2009. O governo acredita que, com a decisão, as pessoas vão viver por mais tempo e com mais qualidade de vida, e estima ainda uma economia no sistema de saúde de 5 bilhões de dólares que iriam para o tratamento de doenças relacionadas ao fumo. Com isso, a Nova Zelândia quer se tornar um país “livre de fumo” em 2025, encurtando a meta antes prevista para 2027. No Brasil, uma pesquisa mostrou que o número de fumantes caiu 40% em 2019 na comparação com 2006. Porto Alegre é a capital com o maior índice de pessoas que fumam, com 14,4%, ficando na frente de São Paulo (12,5%) e Curitiba (11,4%).

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.