Matinal News

Polícia indicia agredido e agressor no Rio Branco por lesão corporal; policiais são afastados

Change Size Text
Polícia indicia agredido e agressor no Rio Branco por lesão corporal; policiais são afastados No Rio Branco, policiais detém homem negro que se feriu | Imagem: Reprodução @nietzsche4speed

Dois dias após o episódio no bairro Rio Branco, a Polícia Civil indiciou o motoboy negro – preso após chamar a Brigada Militar – e o agressor branco por lesão corporal. A corporação informou que ainda irá apurar a acusação de racismo na situação. Em paralelo, a Secretaria de Segurança Pública informou que a sindicância que apura os fatos deve ser concluída nesta semana. Os policiais envolvidos na abordagem foram afastados. Nesta segunda, a Defensoria Pública solicitou informações sobre o caso, e o Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) encaminhou ofício ao governador Eduardo Leite (PSDB) solicitando informações sobre as medidas adotadas pelos agentes de segurança envolvidos na abordagem. O órgão também questionou o estado a respeito da implementação das recomendações feitas pelo Grupo de Trabalho de Combate à Violência contra a População Negra, criado pelo próprio governador Leite em 2020, após a morte do engenheiro Gustavo Amaral – que era negro e foi morto em uma abordagem policial.

TCE aguarda MPC para avaliar processo do Cais Mauá – O Tribunal de Contas do Estado (TCE) informou que aguarda o retorno do processo que está com o Ministério Público de Contas (MPC) sobre o leilão do Cais Mauá para retomar a análise da auditoria do caso. O documento deve voltar ao TCE nesta semana. Ao MPC, deputados e entidades manifestaram preocupação com o certame, vencido pelo consórcio Pulsa RS sem a participação de concorrentes. O grupo acionou o MPC apontando possíveis fragilidades do edital, assim como insegurança jurídica. O processo agora está na fase de homologação dos documentos antes da assinatura do contrato. No ato, será formada uma Sociedade de Propósito Específica para a administração do cais, e outras empresas devem se juntar ao Pulsa RS. O período de concessão é de 30 anos.

Prefeitura quer novo Presidente Vargas, agora como PPP

A prefeitura apresentou um projeto para construir um novo Hospital Presidente Vargas, ampliando o número de leitos e praticamente dobrando a área do atual edifício, localizado na Independência. A proposta mantém o atendimento totalmente via SUS e visa tornar o hospital “referência municipal e estadual”, segundo o secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter. Para o projeto, o executivo pretende contar com a iniciativa privada, que ficaria responsável por administrar insumos e pela gestão no geral do hospital, além de ter de aportar 148 milhões de reais, por meio de uma parceria público-privada. A licitação está prevista para ocorrer no segundo semestre. A partir desta terça, o projeto – cuja apresentação está neste link – fica aberto para consulta pública durante 30 dias.


Ainda destelhada, escola no Morro da Cruz terá que acomodar nove turmas em cinco salas

Ao contrário de milhares de escolas no Brasil e no Rio Grande do Sul, as aulas não foram retomadas ontem na Escola Estadual Doutor Martins Costa Júnior. Uma sucessão de problemas estruturais já havia obrigado a instituição, localizada no bairro São José, zona leste de Porto Alegre, a atender somente metade do público que costumava receber. Para piorar, a tempestade de janeiro danificou o telhado do prédio que ainda tinha condições de abrigar estudantes.

As aulas devem começar na semana que vem na escola, mas ainda com séria limitação. Com o destelhamento, a escola dispõe de apenas cinco salas de aula, que deverão acomodar as nove séries de alunos matriculados. A saída será juntar turmas nos cômodos do térreo da instituição enquanto o problema do telhado não se resolve – uma sugestão da própria Secretaria de Educação (Seduc), de acordo com a diretora da escola, Jane Matos. A expectativa, conta Jane, é que o conserto – da licitação até a execução do serviço – leve cerca de três semanas.

Problemas estruturais vêm de anos – Desde 2020, por conta de uma interdição, a Doutor Martins Costa Jr. atende 350 alunos, metade do público habitual. Os estudantes da escola vêm sobretudo de regiões periféricas de Porto Alegre, como o Morro da Cruz e o Campo da Tuca. Com o prédio interditado, parte dos equipamentos e serviços, como a biblioteca e o setor administrativo, tornaram-se inacessíveis ou foram desativados. Problemas de saúde decorrentes do ambiente comprometido têm afetado a equipe administrativa, enquanto a demanda por matrículas continua alta, evidenciando a importância da escola na região.

Secretarias colocam escola como “prioridade” – As secretarias de Obras Públicas e da Educação informam que a recuperação da escola é “prioridade” das pastas. O governo afirma que a empresa que realizaria o conserto do telhado do prédio interditado em 2020 desistiu, o que levou a uma atualização de projeto e a um novo processo de contratação de serviços.

Leia a reportagem completa


Outras notícias

  • A meses da próxima eleição municipal, o Correio do Povo fez uma radiografia dos vereadores eleitos em Porto Alegre nos últimos 20 anos. Enquanto sobram homens brancos, há uma minoria de mulheres e negros no legislativo da capital.
  • Hospital mais antigo de Porto Alegre, o Beneficência Portuguesa teve sua insolvência declarada após anos de crise financeira. O administrador judicial do caso diz que não há dinheiro para pagar cerca de 700 ações trabalhistas.
  • O IFRS está oferecendo 198 cursos online, sem custo e com certificado. As aulas podem ser iniciadas logo após a inscrição. As cargas horárias, que variam entre 4h e 200h, podem ser cumpridas de acordo com os horários disponíveis pelo aluno.
  • Já em Imbé, veranistas aproveitaram o cenário de um barco pesqueiro naufragado desde quarta-feira passada para tirar fotos na faixa de areia da praia.

Cultura

O reggae luta pela paz em “Bob Marley: One Love”

Paramount/Divulgação

Bob Marley: One Love (2024) relembra a vida e a obra de um dos maiores nomes da música popular do século 20 a partir de um episódio decisivo na trajetória do artista jamaicano: o atentado que quase matou o ídolo e alguns de seus colaboradores em dezembro de 1976 em Kingston. A partir desse ponto de partida, o filme biográfico dirigido por Reinaldo Marcus Green busca provar como o maior ícone da história do reggae também lutou ativamente em nome do apaziguamento político e social de seu país. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda

Das 9h às 12h, a Secretaria de Estado da Cultura oferece curso sobre o mais recente edital da Lei de Incentivo à Cultura.

O MARGS promove o encontro Christina Balbão e AAMARGS: Memórias de Convívio, às 14h30.

Às 20h, o Memorial Luiz Carlos Prestes – único projeto arquitetônico assinado por Oscar Niemeyer em Porto Alegre – inaugura a exposição coletiva Quando os Sonhos Florescem.

O longa Homem com H, com roteiro e direção de Esmir Filho, começa a ser rodado nesta semana, contando a história de Ney Matogrosso, que será interpretado pelo ator Jesuíta Barbosa.


Clique nos links para informações sobre ingressos, endereços e detalhes dos eventos.

Veja a agenda completa


Você viu?

O artigo “A estrada para o inferno é feita de asfalto”, sobre o uso massivo do asfalto em cidades, levanta sete pontos sobre o uso do material em cidades, de questões climáticas a estéticas. Sem necessariamente fazer uma defesa do banimento total da prática, o texto, publicado no site Caos Planejado, visa provocar uma reflexão sobre o uso do asfalto e sua relação com os centros urbanos. Vale a leitura!

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.