Matinal News

Portaria pode agilizar revitalização no Cais Mauá

Change Size Text
Portaria pode agilizar revitalização no Cais Mauá

O que você precisa saber hoje

Cais Mauá vai para Estado – O futuro do Cais Mauá, em Porto Alegre, está agora nas mãos do Governo do Estado. Em visita ao Piratini, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, oficializou a retirada da poligonal portuária de Porto Alegre. A poligonal portuária é a área onde o porto está organizado e delimita até onde ele pode crescer. A medida, na prática, pode agilizar o processo de revitalização da área e ocorre quase um ano e meio depois da rescisão do contrato de concessão da área, assinado na gestão Yeda Crusius (PSDB). O Estado, na época, apontou irregularidades da concessionária. Segundo o governador Eduardo Leite (PSDB), a portaria vai permitir a estruturação de um novo modelo de negócio para o local. A ideia é preservar os armazéns e vender pequenos lotes em troca da garantia de manutenção e operação dos demais trechos (🔒). Nos próximos meses, um trecho da orla deve ser entregue à população – o Cais Embarcadero, próximo à Usina do Gasômetro. 

Mais de 10 milhões de reais aos candidatos à Prefeitura – O volume arrecadado pelas campanhas dos 13 candidatos à Prefeitura de Porto Alegre ultrapassa os 10 milhões de reais. Mais de 95% do que os candidatos declararam vêm através de recursos dos fundos especial de campanha e partidário. O restante chega por doações de pessoas físicas. Dos 13 candidatos, três arrecadaram mais de 1 milhão de reais: Manuela D’Ávila (PCdoB), com 2,7 milhões é a que mais angariou recursos, seguida de Juliana Brizola (PDT), com 1,6 milhão e do atual prefeito e candidato à reeleição, Nelson Marchezan Jr. (PSDB), com 1,395 milhão. Os candidatos podem continuar a arrecadar fundos durante todo o primeiro turno. O teto de gastos definido pela Justiça Eleitoral para Porto Alegre é de 6,6 milhões de reais para cada postulante ao Executivo da Capital.

No Twitter, porto-alegrenses elegem saúde como prioridade – Para os moradores de Porto Alegre, a área da saúde é a que mais acumula problemas na cidade e deveria receber maior atenção da nova prefeitura, revela levantamento exclusivo do UOL, feito em parceria com o Twitter. Foram coletadas mensagens de 43 mil usuários, que tratavam de reclamações sobre o fechamento de postos e a falta de profissionais da atenção básica. Dados de 2019 do IBGE ajudam a entender a posição dos eleitores. Porto Alegre é a pior capital do país na cobertura de agentes comunitários que trabalham no controle de doenças infecciosas: apenas 20,8% dos domicílios receberam a visita de um desses agentes em um ano. Além disso, o percentual de domicílios cadastrados em unidades de saúde da família é o mais baixo entre as capitais do Sul e Sudeste (40,5%). Em meio à pandemia, a situação agravou-se com a crise no Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf), que fechou unidades de atendimento e pode levar à demissão de 1,8 mil profissionais da saúde. Dentre os candidatos à Prefeitura, a maioria promete ampliar o horário de atendimento dos postos de saúde.

Campanha de vacinação tem números preocupantes – Em um momento de polarização sobre a vacinação, o Rio Grande do Sul e Porto Alegre se deparam diante de uma situação delicada. A cinco dias do encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, a cobertura vacinal chegou ontem a 48,2% no Estado. A situação ainda é pior em Porto Alegre, onde até a última sexta-feira, apenas 30% do público-alvo foi imunizado – foram 19.526 doses contra a pólio aplicadas na Capital ante a um público-alvo projetado de 61.784 crianças, que correspondem a 95% do total de crianças de 12 meses a menores de 5 anos na cidade. Em paralelo à imunização contra a pólio, há a Campanha de Multivacinação, que busca atualizar a situação vacinal da população até 15 anos de idade, que não tem uma meta definida, por se tratar de uma atualização da caderneta.

Outros links:


ANÚNCIO:

Tem interesse nos espaços de mídia do Matinal? Escreva para [email protected].


Os mais mais do século 21

Estamos quase comemorando um ano da revista Parêntese. Grande alegria nossa.

Pensamos em celebrar a efeméride com uma pesquisa sobre grandes romances, livros de contos e graphic novels brasileiros do século 21. Vamos consultar personalidades de Porto Alegre, do RS e pelo Brasil afora. E queremos saber também a opinião de vocês, nossos assinantes. É um formulário breve e direto ao ponto. Topam? Acessem aqui. O resultado dessa sondagem fará parte de uma edição especial da revista. Esperamos as respostas até dia 30, sexta-feira.


Cultura

Soul experimental para ressignificar sentimentos

Tagua Tagua. Foto: Guillermo Calvin

Viabilizado pelo projeto Natura Musical por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul (Pró-Cultura), o álbum Inteiro Metade é o mais recente trabalho de Tagua Tagua, nome com o qual o músico e produtor Felipe Puperi assina seus trabalhos solo. Vocalista da banda Wannabe Jalva por sete anos, Puperi já havia lançado dois EPs e agora consolida sua trajetória com a sonoridade soul do disco. Confira a entrevista.


Agenda ()

Estas são algumas das recomendações enviadas aos assinantes premium do Matinal. Se você quer ter acesso à agenda cultural completa, assine aqui.

 Às 18h30, o romance Fahrenheit 451, de Ray Bradbury, e o filme homônimo dirigido por François Truffaut são o tema da quinta edição do projeto Adaptação, do Instituto Ling. O escritor Pedro Gonzaga e Roger Lerina debatem as diferenças e semelhanças entre as duas obras.

Sofrência é o tema do Sarau Elétrico, às 21h. O legado de Lupicínio Rodrigues estará no centro da conversa com o convidado Arthur de Faria, e tem mais Lupi na canja de Nani Medeiros.

E mais.

Confira a agenda completa


Você viu?

Se parafrasearmos o poeta, daria até pra dizer: tinha um ninho no meio do caminho – que, no caso, era um poste. E não era qualquer ninho. Ali era o lar de uma família de tucanos. Só que o poste, na rua Rio Branco, em Santa Cruz do Sul, estava condenado e precisava ser substituído. O que fazer, então? Sensibilizado com a situação, o eletrotécnico Joilson Brites Antunes, funcionário da RGE, comunicou a empresa, que autorizou a equipe a manter o ninho. As partes comprometidas do poste foram cortadas e a casa dos tucanos, presa com estruturas de ferro, ficou junto da nova e segura instalação.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.