Matinal News

Prefeitura lança força-tarefa para remover fios soltos

Change Size Text
Prefeitura lança força-tarefa para remover fios soltos Foto: Ederson Nunes/CMPA

Começa hoje uma ação da prefeitura de Porto Alegre para retirar fios soltos de postes, problema registrado facilmente por quem caminha pelas ruas da cidade. Duas equipes do município atuarão inicialmente nas segundas, quartas e sextas. Outras duas equipes da CEEE Equatorial farão o serviço nas sextas e nos sábados. O trabalho será coordenado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SmSurb). Segundo o titular da pasta, Marcos Felipi Garcia, será encaminhado à Câmara de Vereadores um pedido para contratação temporária de mais seis ou oito eletricistas, informa a coluna de Giane Guerra. O corte começará na Rua Lima e Silva, na Cidade Baixa. Durante o treinamento realizado na quarta-feira, 10 sacos de cabos já foram recolhidos. Em paralelo, ocorrerá, no dia 19, um mutirão para regularização e organização de fios de telefonia, iniciando pela rua Ramiro Barcelos. A atividade, também supervisionada pela SmSurb, será realizada pela CEEE Equatorial, que irá convocar empresas de telecomunicações.

PT aposta na influência de Lula para conquistar prefeituras no RS – O PT, que em 2012 – última eleição antes do impeachment de Dilma Rousseff – chegou a levar 72 prefeituras gaúchas, viu encolher seus domínios nos últimos anos e hoje tem uma presença tímida nos executivos locais, com apenas 23 cidades. Mas a sigla aposta na influência do presidente Lula para conquistar mais municípios. O partido quer explorar programas sociais como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida para convencer eleitores. À coluna de Rosane de Oliveira, a presidente estadual do PT, Juçara Dutra, disse acreditar que não há como fugir da polarização. “Não alimentamos a polarização, mas não fugimos dela.” Com esse tom, o PT já definiu candidatura em quatro das cinco maiores cidades do RS: Porto Alegre (Maria do Rosário), Caxias do Sul (Denise Pessôa), Pelotas (Fernando Marroni) e Santa Maria (Valdeci Oliveira).


Reportagem Matinal

Porto Alegre prevê contêineres de lixo reciclável para março

Quase seis anos depois, Porto Alegre volta a se empenhar na implantação de outro modelo de recolhimento de resíduos recicláveis – pelo menos para os cerca de 90 mil moradores dos bairros Centro Histórico, Cidade Baixa, Praia de Belas e Menino Deus. A população dessas regiões não precisará depositar materiais como metal, papel, vidro, caixas e plásticos ao lado dos contêineres para lixo orgânico, nos dias específicos da coleta: a estimativa é que, a partir de março, contêineres específicos para esses materiais comecem a ser instalados em um projeto-piloto.

Serão 500 unidades para recicláveis no edital que também prevê a troca dos atuais contêineres de cor cinza, para orgânicos e rejeitos, em toda a área da cidade onde essa coleta mecanizada é feita, cerca de 20% do território porto-alegrense, sobretudo nos bairros mais densos e centrais. Essa licitação foi lançada no dia 20 de dezembro, temporariamente suspensa para ajustes na terça-feira (9), mas, segundo a prefeitura, será logo reaberta, embora essa data não tenha sido divulgada.

Essa nova concorrência é mais uma tentativa de resolver um problema que vem opondo a prefeitura e as empresas contratadas para o recolhimento desde o começo de 2023, com rompimento de contrato por má prestação de serviço e posterior contratação emergencial de um novo consórcio. Esse gargalo da zeladoria urbana vem provocando denúncias da população por acúmulo de lixo, contêineres avariados e lixeiras lotadas na capital. Leia a reportagem completa.

Em mais uma eleição movimentada, eleitores escolhem conselheira para região do 4º Distrito

Votação na RGP 2 teve participação recorde para a área | Foto: Tiago Medina

Eleitores da Região de Gestão e Planejamento 2 de Porto Alegre (RGP 2), que engloba 20 bairros da zona norte, incluindo a maior parte da região do 4º Distrito, escolheram Vanessa Gomes como sua representante no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), o Conselho do Plano Diretor. Ela venceu a disputa regional nesta quinta-feira, superando duas chapas – outras duas foram impugnadas. O pleito, que também elegeu 49 delegados da RGP 2, transcorreu de maneira tranquila, com mais urnas e horário estendido. Filiada ao PDT, Vanessa é graduada em processos gerenciais, exerce voluntariado para o desenvolvimento de crianças e atuou como funcionária na Escola de Educação Infantil da Amorpam, segundo informações da prefeitura. Recém-eleita, ela manifestou apoio ao Programa +4D, que prevê regras específicas ao 4º Distrito, e disse querer trabalhar em prol de mais infra-esrutura para a RGP 2, em especial para melhorar os problemas dos alagamentos. Após duas regiões, a eleição do CMDUA será retomada na próxima terça-feira. Leia mais neste link.


Outras notícias:

  • A Prefeitura confirmou que vai iniciar as obras para reforma do Terminal Triângulo na zona norte da capital, com previsão para o primeiro trimestre deste ano. Passarão por melhorias o banheiro, áreas internas, piso e iluminação
     
  • Fechado desde 2019, Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFRGS vai receber verba de emendas da bancada gaúcha no Congresso para reforma.
     
  • Ao todo, a educação no estado será destino de cerca de 30 milhões de reais encaminhados por deputados federais. Para a saúde, serão destinados 172,8 milhões.
     
  • A emissão da nova carteira de identidade, iniciada no ano passado, teve grande procura nos últimos dias por conta de uma notícia falsa sobre o fim do prazo. A emissão pode ser feita a qualquer momento, e o modelo antigo é válido até 2032. Veja aqui como fazer.
     
  • 2023 terminou com o menor número de crimes contra a vida desde 2010 no Rio Grande do Sul. Porto Alegre teve redução de 33,3% nos casos de homicídio em dezembro.
     
  • Enquanto isso, as exonerações na Polícia Civil seguem crescendo desde 2020. Ano passado, 64 profissionais deixaram a instituição, número 300% maior que quatro anos atrás. O déficit salarial é o principal motivo.
     
  • Após reclamações de veranistas da praia do Remanso, em Xangri-La, a Prefeitura deve limitar a quantidade de tendas que poderão ser pré-montadas por condomínios na areia.
     
  • Juremir divide com os leitores as belezas das praias alagoanas. “Nas férias, quero manguezais, praias de águas mornas azuladas, canaviais, morros, falésias, finas areias brancas e um sol generoso.”
     
  • Erramos: Diferentemente do que afirmamos na edição de quarta, a nova resolução sobre o aumento da vida útil dos ônibus na capital vale para todas as empresas que operam na cidade, mas no momento apenas a Carris fará uso da medida, que vale até abril.

Carta da Editora

Um apelo a editores e editoras de polícia

Estamos em 2024 e jornais ainda tratam feminicídios como “crime passional”. Seguem detalhando nos títulos os métodos cruéis com os quais homens tiram a vida de mulheres pela sua condição de gênero – detalhes que ilustram o que um feminicídio é: um crime de ódio.

A motivação para esse tipo de assassinato vem de um único lugar: a misoginia. Não é ciúme, não é loucura e, definitivamente, não é amor. 

Leia a coluna completa da editora-chefe Marcela Donini.


Cultura

Devota da palavra, Letrux canta seu “Alfabeto Sonoro” no Porto Verão Alegre

Foto: Ana Alexandrino

Porto Verão Alegre começou nesta semana e segue até 8 de fevereirocom mais de 140 atrações de artes cênicas e música. A edição que comemora os 25 anos do festival reafirma sua proposta multicultural, reunindo atrações locais e nacionais, como o espetáculo Alfabeto Sonoro, da cantora e compositora Letrux, que será apresentado hoje, às 20h, no Átrio do Farol Santander. O repórter Ricardo Romanoff entrevistou a artista e conta mais detalhes. Leia a matéria.

Agenda

Hoje
Carlinhos Presidente comanda o samba do Food Hall Dado Bier, às 19h30.

Wander Wildner apresenta o show Barra Lúcifer, às 20h, no Bar Ocidente.

Às 20h, na Cia de Arte La Negra Ana MedeirosAdriana DeffenticantaCanções para Suportar o Caos

A atriz Fera Carvalho Leite encena Velha D+, com direção de Bob Bahlis, às 21h, na SABA, em Atlântida.

Às 21h, o Grezz recebe show do Novo Trio, formado por Zé Montenegro (bateria), Luís Henrique New (piano) e Everson Vargas (contrabaixo).

Sábado (13/1)
No MARGS, às 10h30, o artista Wilson Cavalcanti conversaFelipe Caldas Francisco Dalcol, curadores da exposição Os Jardins que Me Habitam.

A atriz Deborah Finocchiaro apresenta o Baila das Letrinhas, sábado e domingo, às 17h, na Casa de Cultura Mario Quintana, integrando a programação do Porto Verão Alegre (PVA).

Os músicos Carlinhos Carneiro e Flu lançam o álbumFlulinhoneiro, às 20h, em pocket show no Espaço Nave.

A banda Inner Caligula é a atração do Rock N’ Bira, no Opinião, às 23h.

Domingo (14/1)
Madalena Rasslan Simone Rasslan apresentam o show Casa, na Zona Cultural, às 20h. (PVA)

Clique nos links para informações sobre ingressos, endereços e detalhes dos eventos.

Veja a agenda completa


Você viu?

Hoje, ciclistas em todo o Brasil irão homenagear Julieta Hernández, artista venezuelana vítima de estupro e assassinato no Amazonas. Também conhecida como Miss Jujuba, ela tinha 38 anos e era integrante de um grupo de artistas e ciclo-viajantes chamado “Pé Vermei”, e ainda, atuava no Brasil desde 2015 como palhaça no Circo di SóLadies. O casal Thiago Silva e Deliomara Santos confessou os crimes, ocorridos em uma pousada localizada a 125 quilômetros ao norte de Manaus, capital amazonense.  A artista passava pela região durante uma viagem de bicicleta que havia começado dois anos atrás no Rio de Janeiro e tinha como destino Puerto Ordaz, onde ela encontraria sua família. Aqui em Porto Alegre, a homenagem vai acontecer com uma pedalada hoje às 18h30 no Largo Zumbi dos Palmares, seguida de outras atividades, como uma batucada a partir das 21h30.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.