Matinal News

Pregão define nova empresa para coleta automatizada de lixo em Porto Alegre

Change Size Text
Pregão define nova empresa para coleta automatizada de lixo em Porto Alegre Novos contêineres serão do tipo “boca de carga” – isso significa que só é possível depositar recicláveis, e não retirá-los | Foto: Cristine Rochol/PMPA

A empresa Plural Serviços Técnicos foi declarada vencedora da disputa eletrônica de licitação para contratação emergencial para a coleta de resíduos dos contêineres. O pregão eletrônico ocorreu ontem de manhã com a participação de quatro concorrentes. Depois de apresentar o menor valor (13,7 milhões de reais), a empresa agora irá entregar a documentação para ser analisada pela Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio e o DMLU. A operação começa assim que os documentos forem avalizados pela gestão municipal. O edital prevê alterações no serviço, como aumento da frequência da coleta automatizada – que passa a ser diária – e ampliação do número de contêineres de 2,5 mil para 6 mil, pois será adotado um modelo menor do que o atual. A mudança ocorre depois de semanas de problemas na coleta de lixo em Porto Alegre. 

Governo tenta evitar CPIs simultâneas na Câmara – Mesmo com aval da Procuradoria da Câmara para a instalação de duas CPIs sobre o mesmo caso – as irregularidades na Smed –, o líder do governo e autor de um dos pedidos, Idenir Cecchim (MDB), articula para que ambas sejam mescladas numa só. Enquanto ele acredita que a comissão deva ser instalada apenas após o recesso, entre os dias 17 a 31, a vereadora Mari Pimentel (Novo), que protocolou o outro pedido, vê tempo hábil para que os trabalhos tenham início antes. “Nossa CPI já está acolhendo todos os vereadores porque tem a proporcionalidade, e eu tenho interesse de continuar com a nossa CPI e que o governo venha integrar e trazer a seriedade necessária”, afirmou ela. Cada CPI pode contar com 12 membros, indicados pelo presidente da Câmara, Hamilton Sossmeier (PTB).

Novo atraso: leilão do Cais Mauá deve ficar para novembro – O novo leilão de concessão do Cais Mauá deverá acontecer em novembro, quase um ano depois da primeira tentativa não ter atraído interessados em dezembro do ano passado. Recentemente o Piratini enviou para o Tribunal de Contas do Estado (TCE) a proposta do edital para o certame. O secretário de Parcerias e Concessões do estado, Pedro Capeluppi, prevê que em até três semanas terá um retorno do tribunal. A perspectiva é que até o começo de agosto o edital seja lançado. Nesta sexta-feira, Capeluppi deve receber o Coletivo Cais Cultural. O grupo diz que vem buscando informações com o governo a respeito das mudanças previstas para o novo processo, mas não foi atendido até então. A preocupação é com prejuízos ao caráter público e ao uso cultural do Cais Mauá, para se adequar a demandas do mercado.


Reportagem Matinal

Com Lula à frente do Mercosul, RS pode ganhar papel estratégico

Três décadas após sua fundação, o Mercosul enfrenta o princípio de uma crise. A instabilidade é causada por tentativas do Uruguai, o menor país em território do bloco, de estabelecer negociações com a China sem a participação dos outros membros – o que não é permitido. Como único estado brasileiro que faz divisa com o Uruguai, o Rio Grande do Sul tem papel central na missão de “amarrar” o país vizinho no grupo. 

Em janeiro, o presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, confirmou que estava avançando em um Tratado de Livre Comércio com os chineses. Esse acordo poderia simbolizar tarifas aduaneiras menores do que aquelas encontradas pela China nos outros membros do Mercosul, convertendo os uruguaios, na prática, em concorrentes do próprio bloco. “Se o Uruguai fizer um acordo com a China, ele automaticamente está fora do Mercosul porque isso é vedado pelo tratado do bloco”, afirma o professor de Economia Política e Economia Internacional da UFRGS Luiz Augusto Estrella Faria.

Ele explica que a grande interdependência comercial entre o RS e o país vizinho coloca o estado gaúcho numa posição estratégica para tentar reintegrar os uruguaios ao bloco. Hoje, a principal conexão do RS com o Uruguai é o setor agropecuário. “Muitos empresários daqui plantam também no Uruguai”, observa Faria. 

Além disso, o Mercosul deve se fortalecer com a presidência nas mãos de Lula, historicamente simpático à união do grupo. O presidente brasileiro assume o comando do bloco hoje, e tem ainda o desafio de destravar negociações com a União Europeia.

Leia a reportagem completa


Outros links:

  • O contêiner que está instalado próximo ao Monumento ao Expedicionário será uma base da Guarda Municipal. O local entra em operação nas próximas semanas.
  • Entregues há duas semanas, as bancas de flores na Otávio Rocha são criticadas por comerciantes, que reclamam de falta de funcionalidade a riscos causados por degraus.
  • A segunda etapa do leilão de lotes do Distrito Industrial da Restinga não teve novidades: dos 20 restantes, 12 foram frustados e oito desertos. Ao fim do certame, o Executivo arrecadou 8,7 milhões de reais.
  • Após reunião com empregadores, trabalhadores rodoviários do transporte metropolitano terminaram a greve que vinha desde a semana passada. Um acordo definiu reajuste em 6%.
  • Um parecer do Ministério Público de Contas recomenda manutenção da cautelar relativa à privatização da Corsan. O processo é o último que impede a consolidação da venda da companhia.
  • Em diferentes frentes, Eduardo Leite e Sebastião Melo estarão em Brasília nesta semana para pressionar contra pontos da reforma tributária, que está para ser votada na Câmara.
  • RS perdeu 8,2% em receitas na comparação com o ano passado – o pior desempenho nacional considerando receitas de caráter permanente. A baixa foi agravada pelas alterações de alíquotas do ICMS.
  • “Não quero nem ouvir falar no Rio Grande do Sul”, contou à Folha de S.Paulo um dos trabalhadores resgatados na Serra, em fevereiro. O jornal visitou um grupo, que hoje mora em Monte Santo, na Bahia.
  • A Assembleia analisa hoje a PEC que visa “proteger” os símbolos do Estado, como hino, cujo verso “povo que não tem virtude acaba por ser escravo” é criticado por movimentos negros. O g1 explicou o que está em questão.
  • Juremir Machado passeou pela cena literária de Porto Alegre nos últimos dias – e traz um pouco desses eventos em sua coluna especial de hoje, que, de quebra, tem uma canja da cantora Glau Barros.

A torre, a Amazônia e o aquecimento global

No meio da floresta, uma torre de 325 metros de altura busca entender a relação da mata com a atmosfera e ajuda cientistas a calcular os impactos das mudanças climáticas. Essa história está contada em reportagem de Valentina Bressan publicada na edição de julho da Parêntese. O número inaugura uma nova fase da revista, que passa a contar com uma edição temática por mês. Nesta primeira, a questão que norteia todos os conteúdos é: você vai sentir falta do frio?  

“A partir de experimentos feitos na torre, cientistas já sabiam que parte significativa dos aerossóis – partículas minúsculas que ficam em suspensão no ar – da Amazônia eram provenientes do deserto do Saara. Neste ano, foi possível quantificar a dimensão desse fluxo intercontinental: durante o período seco, a fumaça africana é responsável por trazer até 60% de um tipo de aerossol originário de queimadas para a floresta, e até 90% na época chuvosa. A ‘poeira’ africana não afeta apenas a qualidade do ar, mas também a formação de chuvas, que depende da quantidade de aerossóis disponíveis na atmosfera.”

Leia a reportagem completa aqui, acessível também para não assinantes.


Cultura

“Seus Ossos e Seus Olhos” coreografa a dança dos encontros

Após concorrer ao Urso de Ouro no Festival de Berlim em 2020 com o longa Todos os Mortos, o diretor Caetano Gotardo lança nos cinemas brasileiros seu novo filme. Seus Ossos e Seus Olhos acompanha o cotidiano de um jovem cineasta – interpretado pelo próprio Gotardo – cujos encontros afetivos e pessoais misturam vida e processo de criação, presente e memória. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda

A partir das 17h, o Parque Harmonia recebe mais de 30 artistas, incluindo nomes como Anelise SeveroDaniel TorresElton SaldanhaLuiz MarencoRenato Borghetti e ThedyCorrêa em show beneficente em prol dos milhões de atingidos pelo ciclone extratropical que atingiu o RS em junho.

Às 18h, o Espaço Força e Luz inaugura a exposição @ktrinafuracona, da artista Catarina Dias, com curadoria de Marina Feldens.

Orquestra Jovem do RS realiza concerto com harpa celta e vibrafone somados aos naipes de cordas e sopros, às 19h, no Centro Histórico-Cultural da Santa Casa.

O maestro e pianista Gilson Peranzzetta e o violonista Marcel Powell tocam, às 20h, no Farol Santander.

Às 20h30, o Sarau Elétrico promove encontro com o tema “Literatura Engajada”, recebendo os escritores Fernanda Bastos – relembre a entrevista – e Luiz Maurício Azevedo, no Bar Ocidente, com canja de Jorge Foques.

Veja a agenda completa


Você viu?

A congolesa Gaelfie Gouaka chegou ao Brasil em 2017, aos 18 anos. Em junho, ela se formou em Saúde Coletiva na UFRGS, tornando-se a primeira formada a cursar toda a graduação a partir do ingresso para pessoas em situação de refúgio – e com direito à láurea pelo seu desempenho acadêmico. Gaelfie relata ter sofrido perseguição política por sua atuação no movimento estudantil do Congo. Já no Brasil, foi alvo de racismo, experiência inédita na sua vida no país africano. A UFRGS já recebeu 35 estudantes pelo mesmo processo de Gaelfie, que planeja seguir no Brasil e dar sequência à carreira acadêmica. Atualmente, ela participa de uma pesquisa sobre o sofrimento psíquico e estratégias de produção de saúde e bem-viver por mulheres imigrantes em tempos pandêmicos.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.