Matinal News

Programa devolve ICMS a famílias de baixa renda no RS

Change Size Text
Programa devolve ICMS a famílias de baixa renda no RS

Mais de 432,1 mil famílias de baixa renda do RS poderão ser beneficiadas a partir de dezembro pelo programa Devolve ICMS, apresentado ontem pelo governo gaúcho. Entre as medidas que compõem a iniciativa constam a distribuição de um cartão, abastecido periodicamente pelo Piratini e que poderá ser usado em 140 mil estabelecimentos. Conforme dados da administração estadual, em Porto Alegre, mais de 53,2 mil pessoas estão inscritas no Devolve ICMS. O programa da gestão de Eduardo Leite (PSDB) visa dar poder de consumo aos mais pobres, que precisam lidar com a falta de alimento em uma realidade em que invariavelmente a cesta básica da capital gaúcha é uma das mais caras do País, como mostrou o Matinal no início do mês. Por sinal: um levantamento do Departamento de Economia e Estatística alertou para o aumento da pobreza e da fome no RS e no Brasil. A pesquisa indica que este crescimento é anterior à pandemia. Em 2015, 1,4% dos gaúchos estavam abaixo da linha da pobreza extrema. Quatro anos depois, a porcentagem subiu para 2,2%.

Secretária defende alteração da base curricular na Câmara – A secretária municipal de Educação, Janaína Audino, foi à Câmara de Vereadores apresentar a proposta de alteração curricular na rede pública de Porto Alegre – que exclui Filosofia da grade e aumenta a carga horária de Português e Matemática. Alvo de parlamentares e de pais e professores presentes na galeria, a iniciativa tem o objetivo de criar uma referência curricular única, defendeu Audino: “Cada escola se organiza de um jeito e não dá a mesma oportunidade a todos os alunos. Queremos resgatar a identidade em rede”, afirmou a secretária. Na tribuna, ela foi bastante cobrada especificamente pela retirada de Filosofia da grade – debate que ela considerou “reducionista ao tema da filosofia” por não se atentar a todos pontos da proposta. Outras mudanças também estão propostas, como a forma de avaliação dos alunos, ampliando o uso de “conceito” ao invés de “parecer”, além de readequar a carga horária nas escolas. Hoje, Audino e mais três servidores viajam a Sobral, no Ceará. O município lidera os índices de avaliação da educação no Ensino Fundamental.

Uma das cientistas mais influentes do mundo, professora da UFRGS critica cortes do governo federal – “Um País que não investe em ciência e tecnologia está fadado ao retrocesso, à subserviência.” Dessa forma, a professora Claudia Alcaraz Zini, do Instituto de Química da UFRGS, criticou o corte de investimentos na ciência do Brasil, sancionado pelo governo federal – mesmo sob críticas do próprio ministro Marcos Pontes. Zini integra pelo segundo ano seguido a lista dos 100 cientistas analíticos mais influentes do mundo, conforme o The Analytical Scientist. “É necessário rever nossas políticas no que tange à ciência e tecnologia em todas as áreas do conhecimento”, cobrou ela, sugerindo também um maior estímulo de financiamento à ciência por parte do empresariado. Até o momento, o governo federal não sinalizou com a recomposição dos recursos. 

Outros links:


Reitor da UFRGS criou vaga em Medicina para aluna PCD por fora do vestibular

Em dezembro de 2019, o nome de Carol*, uma jovem com deficiência, saiu no listão de aprovados para Medicina na UFRGS, um dos vestibulares mais concorridos do País, com mais de 6.200 inscritos disputando apenas 98 vagas.

Só que a situação escolar da vestibulanda era incompatível com a Lei de Cotas, já que Carol era egressa de uma escola particular, onde foi bolsista. Assim, não teve a matrícula homologada. A família sabia da restrição, mas acreditou que a universidade poderia reconsiderar a decisão. Então foi feito um pedido à reitoria, na época comandada pelo professor Rui Oppermann, que preferiu não intervir e deixou o assunto à cargo das comissões competentes.

Até janeiro de 2021, a matrícula da estudante havia passado por três departamentos internos da Universidade: a Comissão de Ingresso, a Procuradoria-Geral da UFRGS e a Comissão de Recursos. Todos negaram o argumento da jovem com base na legislação federal. 

Mas a atitude da reitoria mudou após a troca do comando na Universidade. Depois das negativas, mais um pedido de reconsideração foi feito diretamente ao novo reitor, o engenheiro Carlos Bulhões, que revisou pessoalmente o caso da vestibulanda com deficiência. Bulhões criou uma matrícula para Carol por fora do vestibular por meio de um ato administrativo e sem a revisão dos conselhos universitários – a criação de uma vaga na graduação deve ser apreciada e autorizada por mais de uma instância.

Leia a reportagem completa


Vacina, sim!

Mais de 50 pontos estarão disponibilizando a vacina contra a Covid-19 hoje em Porto Alegre. A dose de reforço está liberada a partir desta terça a idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde com a segunda dose até 19 de abril, além de imunossuprimidos com esquema vacinal completo até 21 de setembro. 


OFERECIMENTO


Balcão de farmácia

A crônica de hoje da Nathallia Protazio nos conta sobre um vínculo forte que pode ocorrer em um balcão de farmácia entre uma jovem profissional e uma senhora que carrega consigo os pesos da vida.

“Assim como a maioria das pessoas que conheço, me tornei uma profissional trabalhando, errando e quebrando a cara muitas vezes. O balcão de uma farmácia é uma vida, por ele passa todo tipo de humor. Você pode odiar, pode não amar, você pode até ter medo, mas é impossível passar indiferente pelo balcão. E se por acaso se apaixonar pelo nível de contato humano possível de ser experimentado, cuidado! Pode ser um caminho sem volta.”

Para ler a crônica na íntegra, assine aqui.


Cultura

Atom Egoyan exorciza o passado em “Convidado de Honra”

California Filmes/Divulgação

Exibido no Festival de Veneza em 2019, o drama gira em torno do inspetor de vigilância sanitária Jim (David Thewlis) e sua filha Veronica (Laysla De Oliveira), uma jovem professora de música de ensino médio, que precisam resolver suas complicadas relações e segredos em comum. Alternando lembranças e episódios no tempo presente, o drama explora questões como culpa, memória e perdão. Confira a resenha de Roger Lerina.

Agenda ()
 

As Horas é o tema do encontro deste mês do projeto Adaptação do Instituto Ling. Às 19h, Pedro Gonzaga e Roger Lerina discutem o romance de Michael Cunningham e o longa-metragem homônimo dirigido por Stephen Daldry.

Às 19h, a Editora Libretos realiza live de lançamento de Zeca, o Fotógrafo, livro que apresenta 60 fotografias, coloridas e preto e branco, de José Gerbase Filho. O evento será transmitido pelo Facebook da editora.

Com o tema Sarau da Contracultura: Hippie, Punk e Brega, o tradicional Sarau Elétrico recebe o cantor e compositor Wander Wildner. A transmissão acontece pelo YouTube e pela Rádio Elétrica, às 21h.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você ouviu?

No dia 31 de outubro acontece, em Glasgow, na Escócia, a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, a COP 26. Em referência ao evento, o podcast O Assunto preparou a série Clima. No terceiro episódio “O maior desafio das cidades”, a jornalista Renata Lo Prete conversou com o geógrafo Henrique Evers, gerente de desenvolvimento do Instituto WRI Brasil, e com o arquiteto e urbanista Roberto Montezuma, professor da Universidade Federal de Pernambuco, sobre o impacto que a crise climática terá sobre os grandes centros urbanos. Para Henrique, a natureza é uma fonte de solução para a crise climática iminente. “Precisamos reverter a lógica de que passamos décadas urbanizando as áreas no Brasil e enxergando a natureza como um empecilho”, afirmou. Você pode ouvir no Spotify neste link.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.